Navegando por Autor "SANTOS, Luciana Cristina dos"
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Item A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CINEMA DE TERROR: HEREDITÁRIO (2018), IT: A COISA (2017) E INVOCAÇÃO DO MAL (2013)(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/12) SANTOS, Luciana Cristina dos; MENDES ,Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; http://lattes.cnpq.br/4085135076264045; MENDES ,Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SALOMÉ, Josélia Schwanka; http://lattes.cnpq.br/8073499532259970A presente dissertação buscou demonstrar o papel desempenhado pelas personagens femininas no cinema de terror por meio da análise dos filmes Hereditário (2018), It: A Coisa (2017) e Invocação do Mal (2013). Realizou-se uma investigação sobre as representações das personagens femininas com o objetivo de evidenciar os arquétipos, os estereótipos e a linguagem cinematográfica utilizada para compor essas personagens. Neste sentido, também buscou-se identificar a influência do “olhar masculino”, conforme proposto pela teórica Laura Mulvey, nessas três produções. O primeiro capítulo deste estudo aborda a compreensão do terror como gênero cinematográfico de acordo com os escritos de Stephen King, Noël Carrol e Rick Worland; sua relação com o Expressionismo Alemão, conforme Siegfried Kracauer, Thomas Bohn, Richard Stromgren e Daniel Johnson; e a ascensão do gênero em Hollywood, segundo Edgar Morin e Elizabeth Ann Kaplan. O segundo capítulo observa questões acerca da identidade da mulher e sua presença no cinema, com base em Guacira Lopes Louro e Teresa de Lauretis; a utilização da psicanálise como ferramenta de investigação fílmica, segundo Elizabeth Ann Kaplan e Laura Mulvey, que também fundamenta, ao lado de Carol J. Clover, a seção sobre “olhar masculino”. O terceiro capítulo trata diretamente do objeto de estudo, observando a presença de arquétipos como a “Boa Mãe”, a “Mãe Castradora” e o conceito de “Má Mãe” nos filmes selecionados, conforme Erin Harrington, Sarah Arnold e Barbara Creed. O quarto capítulo retoma a teoria de Laura Mulvey e investiga a incidência do olhar masculino nas obras que compõem o objeto de estudo desta dissertação. A metodologia adotada, além da revisão bibliográfica, contou com uma análise crítica dos filmes. Dessa forma, foi possível atingir os objetivos estabelecidos por esta pesquisa.