Navegando por Autor "SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI"
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Item A Cor do Erro: Reconhecimento de padrões cromáticos na Glitch Art.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/14) FRANCISCO DA SILVA, RAPHAEL; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/7303505397950165; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; NORONHA, FABIO JABUR; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526O caráter randômico e ruidoso das obras da glitch art transmite a impressão de desordem ou impossibilidade de estabelecer um padrão formal de apresentação disponível para todas as obras deste gênero. Autores como Iman Moradi, Rebecca Jackson, Rosa Menkman, entre outros, encarregaram-se de listar os atributos mais comuns dessas imagens e suas relações com obras de arte do passado. Entretanto, a partir dessas investigações e metodologias notou-se uma lacuna a ser preenchida nessas abordagens uma vez que elas foram insuficientemente descritivas acerca das características e (possíveis) padrões cromáticos dessas obras. Esta pesquisa intenta, sob a luz desses autores e artistas, observar, analisar e listar, padrões cromáticos nas obras de arte digital inseridas no gênero glitch art a partir da apreciação de composições existentes e documentadas, contribuindo para a melhor compreensão e desenvolvimento do gênero. Mediante análise e apreciação pormenorizadas dessas composições visuais em conjunto com a descrição e relato dos artistas através de suas perspectivas colhidas através de um formulário bilíngue (apêndices A e B) aliadas ao uso de algoritmos de reconhecimento de padrões em imagem, pretendese estabelecer uma paleta de cores a fim de utilizá-la em composições pictóricas autorais (apêndice C). Ainda que o foco da pesquisa seja o aspecto cromático, a distribuição visual na superfície bidimensional pictórica também pretendeu incorporar outros atributos visuais relevantes deste gênero de arte já documentados a fim de estabelecer relações entre composições digitais e analógicas.Item A PERCEPÇÃO DIGITAL NA POÉTICA DE SERGIUS ERDELYI: SINESTESIA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/28) Wozniack, Bruno Henrique; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1940146888777859; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; BASBAUM, Sergio; http://lattes.cnpq.br/0777127477216804; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526WOZNIACK, Bruno H. A Percepção Digital na poética de Sergius Erdelyi: sinestesia em processo de criação. Dissertação - UNESPAR, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, 2023. A seguinte dissertação propõe analisar o processo criativo do artista Sergius Erdelyi (1919-2015), criando um método de análise que busca as similaridades entre suas obras que apresentam cunho sensorial sinestésico com as características do conceito de Percepção Digital de Basbaum (2005), intrinsecamente relacionado a arte, a sinestesia, a tecnologia digital emergente na cultura contemporânea e a percepção, para assim responder a seguinte pergunta: Como o conceito de Percepção Digital de Basbaum pode contribuir para uma investigação do processo criativo sinestésico e dos diversos experimentos interativos e multissensoriais que estão presentes na obra de Sergius Erdelyi? A pesquisa tem caráter exploratório e faz uma análise qualitativa com método bibliográfico e estudo de caso, que investiga e expõem o trabalho do artista como representação desta forma perceptiva apresentada pelo conceito, buscando ampliar a capacidade reflexiva sobre as produções artísticas, as perspectivas do estudo científico a respeito do tema, assim como o reconhecimento do artista.Item IN + FORMA + AÇÃO DANÇA COMO PROCESSAMENTO DE DADOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) ALMEIDA, Pedro P C; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526; http://lattes.cnpq.br/6383217840507053; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166Pesquisa baseada na prototipagem de uma Ontologia Sistêmica que parte da conceituação, análise e avaliação, num processo cíclico e retroalimentativo, entre as Teorias Gerais dos Sistemas, em principal a de Jorge Albuquerque Vieira, com conceitos do Design e da Dança, para pensar em como a disciplina de Arte no ensino regular pode ambientar relações que corroborem para processos de desenvolvimento de sujeitos mais aptos ao convívio com as diferenças. Uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica que se organiza através de um ciclo de vida artística e docente onde se tem buscado uma pesquisa teórica acerca das abordagens sistêmicas através do corpo em movimento. Adota como pressuposto que a Dança também possa ser entendida como o processo de relação dos sujeitos com as informações do meio, esse processo de captação do mundo é uma dança, e todo sujeito dança o mundo na medida que o experimenta. A hipótese é de que por uma abordagem sistêmica o Design da Dança na escola possa se configurar como um dispositivo que operacionalize o processo de desenvolvimento subjetivo, e ao considerarmos como uma dança os processamentos de dados na configuração do sujeito e que eles se dão na relação entre outros sistemas e informações, teremos uma possibilidade de utilizar essa forma de conhecimento, e teremos uma tecnologia educacional funcional para que os sujeitos se desenvolvam por meio da alteridade, funcionando para reconhecer formatos de ensino mais coerentes as diferenças subjetivas na disciplina de Arte. Convida ao (re)entendimento de conceitos como o de parâmetro sistêmico e a complexidade do sujeito na medida que entendemos este modelo de abordagem.