Navegando por Autor "Rodrigues, Divania Luiza"
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Item A suspensão do espaço escolar como kairós/scholé: o Ensino da História como metodologia na Educação Infantil(Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-20) Silva, Greiciane Farias da; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/4045473989322196; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Picoli, Bruno Antonio; http://lattes.cnpq.br/0720220622377411O presente estudo buscou apresentar possibilidades de inserção do Ensino de História na Educação Infantil, partindo da temática “Tempo”. Conceito que foi abordado a partir de análises de como a criança abstrai a passagem do tempo. Deste modo, foram estabelecidas relações entre a disciplina de História e os Campos de Experiências que compilam os conteúdos próprios do ensino infantil. Além disso, aportes à História da Educação Infantil foram realizados e documentos norteadores e curriculares foram analisados. Deste processo originou-se um recurso com diferentes intervenções em um formato de sequência didática problematizadora, as quais foram protagonizadas por dezoito crianças que cursavam o Infantil III do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, do município de Campo Mourão, Paraná, tendo entre três e quatro anos. Esta pesquisa procura refletir sobre a prática realizada por meio de conceitos como scholé, kairós, tempo-do-agora, experiência e infância, em um apelo a necessidade de entender as crianças como seres humanos plenos que se encontram em processo de formação.Item Ensino de História: Histórias de vidas, cinema e processos de criação em vídeos documentários com educandos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-29) Santos, Maria José; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; http://lattes.cnpq.br/9544668288034630; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Baggio, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433Em nossa pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) tomou-se como temática central o Ensino de História e o cinema com educandos(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município de Campo Mourão, PR. Quanto ao Ensino de História em sala de aula, observamos que os(as) educandos(as), a princípio, demonstraram não compreender a importância da História em suas vidas e não se reconheciam como sujeitos da história. De nossa parte, nos desafiou a pensar como ensinar História aos educandos(as) da EJA, tendo em vista as especificidades dessa modalidade e, em especial, o histórico de exclusão social e escolar que esses sujeitos passaram em suas histórias de vidas. Eles(as) próprios sujeitos de uma história, muitas vezes, negligenciada e invisibilizada. Entendemos que o cinema, como forma de Arte (Bergala, 2008; Fresquet, 2020), tem um potencial educativo fundamental. Assim, as produções fílmicas, em um primeiro momento, sensibilizaram para a discussão de temas e conteúdos de ensino de História. Em um segundo momento, para além da discussão de obras fílmicas, realizamos a produção de vídeos documentários com os(as) educandos(as) da EJA. Nessa perspectiva, descortinou-se a problematização principal: como o cinema, como forma de Arte, pode contribuir na aprendizagem e no ensino de História de educandos (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Urupês, de Campo Mourão – PR? No sentido exposto, vislumbramos com o cinema a aprendizagem significativa de conteúdos de História. E, com o desenvolvimento desses conteúdos, sensibilizamos o público da EJA para a criação de vídeos documentários. Nesse rico processo de criação, notamos que os(as) educandos(as) da EJA assumiram o protagonismo dessas produções e puderam compreender o sentido da importância de suas próprias histórias, como sujeitos no processo de construção da História. Acreditamos que essas experiências, embora desafiadoras, contribuíram de maneira significativa para a mudança na compreensão da História como disciplina escolar pelos estudantes da EJA. Além disso, tiveram um impacto profundo na transformação da professora pesquisadora, ao aprender e reconhecer a riqueza e a beleza presentes nos gestos criativos dos estudantes com o cinema e o ensino de História.Item História pública e Memória: Lembranças acerca do cinema de Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-13) Maccagnan, Rafael Tonet; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/8075388917818391; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591A presente dissertação faz parte do trabalho que tem como título “História pública e Memória: Lembranças acerca do cinema de Campo Mourão” ligado ao Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Campo Mourão, visando apresentar uma proposta de estudo acerca da memória dos indivíduos a respeito dos cinemas no município de Campo Mourão. O objetivo foi coletar informações sobre o cinema na cidade, principalmente o Cine Plaza, através de fontes escritas e de relatos de pessoas que frequentavam o ambiente do cinema no município de Campo Mourão, Estado do Paraná. O cinema se constituiu como espaço social e cultural na vida dessas pessoas. Interessa à memória de pessoas comuns, a saber: quais foram as relações que estabeleceram com esse ambiente, o modo de assistir filmes, as interações com outros sujeitos e de que maneira o cinema colaborou em sua visão de mundo e para seu processo histórico. Durante o processo de pesquisa, as fontes orais, através de entrevistas, auxiliaram a encontrar informações que não foram possíveis encontrar em fontes escritas, como, por exemplo, o jornal Tribuna do Interior e livros dos memorialistas da cidade. Durante a análise do jornal Tribuna do Interior foi possível identificar que havia principalmente chamadas para o Cine Plaza, localizado onde hoje em Campo Mourão há uma igreja universal, além de, também, um imaginário de industrialização do espaço urbano, havendo algumas reportagens em anexo ao presente trabalho, onde é descrito o imaginário com que o jornal tratava esse assunto, sendo o cinema ainda importante para a socialização das pessoas que viviam no período na cidade entre os anos de 1950 até os anos 1990, período no qual havia algumas salas de cinema na cidade. A ideia de divulgação para o público mais amplo é a de realizar, através de mídias sociais (Facebook e Instagram), através de imagens, possibilitando a participação de pessoas, além de plataformas de áudio como Spotify, para fora do ambiente acadêmico.Item Memórias do acolhimento institucional de crianças e adolescentes e o processo de adoção em Campo Mourão: um caleidoscópio de experiências(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-04) Moyano, Tatiana Larisa; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/9522940285004822; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230A presente pesquisa, vinculada à linha de estudo “Memórias e Espaços de Formação”, procura um caleidoscópio de memórias que englobam a relação do processo de adoção com os abrigos institucionais de crianças e adolescentes como espaços de experiência, dialogando com história pública e produzindo conhecimento histórico silenciado socialmente e anulado nas bibliografias existentes. Em decorrência das transformações históricas e sociais os abrigos institucionais e casa lar para crianças e adolescentes e o instituto da adoção foram moldando-se a cultura e local de cada país para sanar as lacunas históricas com reflexões acerca de sua eficácia diante os anseios atuais. Tendo em vista o processo histórico dos abrigos institucionais e da adoção, assim como as realidades e mitigações que o acompanham, é fundamental propiciar aqueles que vivenciaram esse processo a oportunidade de acolher/relatar suas experiências, utilizando os recursos da conversação como maneira de produção de conhecimento histórico, ao mesmo tempo é importante difundir na sociedade o trabalho realizado nos abrigos institucionais e todo o processo adotivo. A partir desta reflexão foram criados momentos de conversação com os públicos dos abrigos institucionais de Campo Mourão, participantes do processo adotivo, equipe de apoio da Vara da família de Campo Mourão e o público que viveu em abrigos institucionais, os quais contribuíram em relatar suas experiências promovendo diálogos com as amplas audiências através dos acolhimentos de suas histórias frente às riquezas que podem ser apresentadas, corroborando ou confrontando com os fatos até então tido como únicos conhecimentos.Item Memórias e narrativas dos professores na relação com espaços públicos da cidade de Promissão/SP: uma formação pela via estética(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-09) Monteiro, Emily Vitória Neves; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/3821050901208551; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Cunha, Nara Rúbia de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4787129577624171Este trabalho tem como objetivo produzir conhecimentos históricos educacionais em diálogo com as memórias de professores do Ensino Básico da cidade de Promissão – SP. Partindo da compreensão de que a modernidade capitalista atrelada à aceleração dos acontecimentos, propõe-se um movimento a contrapelo desse fluxo, refletindo sobre as experiências passadas e presentes da cidade em que os professores estão inseridos. A cidade será abordada como um campo de experiências e, por meio de uma formação docente, investigaremos como os docentes estabelecem suas relações com o espaço em que vivem. Para compreender essa ideia, iremos dialogar com o filósofo Walter Benjamin (1985) que, entre seus diversos trabalhos, analisa o avanço da modernidade capitalista como um dos fatores para a perda da narrativa e da experiência, ao mesmo tempo em que estimula reinventar outras formas de narrar e viver nesse tempo com mais qualidade e experiências coletivas. Para isso, desenvolvi um projeto de formação docente que foi fundamentado em práticas de rememoração, expressas em narrativas orais, escritas e iconográficas, que revelam as imagens de como os professores se relacionam com a cidade em que vivem. As narrativas foram elaboradas em mônadas, aporte teórico-metodológico benjaminiano que, por meio de fragmentos de memórias, apresenta imagens do mundo em miniatura (cidade de Promissão-SP) articulado com as experiências mais amplas da cultura. Além disso, o trabalho envereda pela área de História Pública ao propor um conhecimento produzido com o público (Professores) a partir do princípio da autoridade compartilhada (Frisch, 2016) e ao construir caminhos para uma formação docente dialógica, colaborativa, inventiva e criativa (Galzerani, 2008, França, 2015, Cunha, 2016).Item POR DENTRO DA HISTÓRIA. Livro Didático e Tecnologia: Os opostos se atraem?(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-30) Miranda, Patricia de Souza; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6632410399601767; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Caimi, Flávia Eloisa; http://lattes.cnpq.br/1558926679940968Com enfoque no uso da tecnologia para o ensino de História e sem abrir mão de recursos ditos tradicionais, como o livro didático, essa pesquisa se dedicou a analisar a maneira como os estudantes podem desenvolver o gosto pelo aprendizado histórico com o uso de recursos tecnológicos para a gravação de um vídeo – nomeado Por Dentro da História - https://www.youtube.com/watch?v=PZfC-icMcPI (link de acesso ao vídeo) como uma ferra-menta pedagógica na construção do conhecimento histórico elaborado por alunos do 7° ano do ensino fundamental. As discussões teóricas se pautam em alguns pontos cruciais para se pensar o ensino de história dentro dessa pesquisa, como as dificuldades dos estudantes em assimilar o conteúdo histórico, a importância do livro didático e a forma como ele é utilizado por professores e alunos a busca por novas metodologias de ensino envolvendo o uso da tecnologia e o potencial do YouTube, não como fonte de pesquisa, mas como uma atividade prática que envolva os estudantes na aprendizagem histórica. O referencial teórico foi embasado em pesquisas realizadas pela Professora Dr, Flavia Eloisa Caimi, a Professora Dr. Circe Maria Fernandes Bittencourt em diálogos com outros autores da área. A base metodológica se dividiu da seguinte forma: Pesquisa no livro didático com complemento da plataforma LRCO – Livro de Registro de Classe Online, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná - elaboração do roteiro, gravação, edição e hospedagem do produto final no YouTube e demais redes sociais. A conclusão é que o Por Dentro da História se mostrou uma metodologia exequível e os resultados alcançaram as expectativas esperadas. Contudo, o produto como uma atividade interdisciplinar abre espaço para que estudos futuros dediquem esforços quanto a sua efetividade. Como resultado final dessa pesquisa, a produção do Por Dentro da História ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.Item Proposta de Inserção da História Local no Colégio Estadual Euclides da Cunha, Matelândia, Paraná: um olhar para os sextos anos do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-30) Remor, Adriana; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/8321841602271452; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Pereira, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória - linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares” tem o objetivo de analisar memórias sobre espaços de vivência no município de Matelândia e estudá-los a partir da realidade do sistema educacional estadual, propondo dentro desta descrição uma forma de relacionar os conteúdos de história relativos ao sexto ano com uma proposta de inserção da história local como metodologia do Ensino de História no Colégio Estadual Euclides da Cunha, no município de Matelândia, Paraná. Busca-se com isso a atenção ao contexto da vivência dos estudantes a fim de tornar palpáveis e significativos os conceitos de presente, passado, simultaneidade e permanência a partir da história local e familiar dos estudantes. Especificamente, a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa divide-se por um lado em estudo de dissertações do ProfHistória voltadas para o estudo da História Local nos anos finais do Ensino Fundamental; estudo de documentos norteadores do ensino Local; bem como da revisão de bibliografia sobre História Local na relação ensino e aprendizagem; e por outro, na produção e análise de atividades. As atividades, por sua vez, dividem-se entre as atividades em forma de tarefa de pesquisa para casa e atividades desenvolvidas em sala de aula, e todas elas oportunizam uma caracterização da comunidade escolar pela ótica dos próprios moradores, sendo a sua sistematização e análise apresentada em forma de material didático voltado para o ensino de história local. Entre os resultados da pesquisa destaca-se o fato de os alunos poderem expressar e sistematizar elementos da história do seu bairro e do colégio, atividade significativa para a fase do ensino que passam a experimentar no sexo ano.Item “Um sonho para se viver”: exercício da memória na reconstituição da História da Escola Municipal Monteiro Lobato no Município de Campo Mourão (PR) sob o olhar dos(as) alunos(as) da Sala de Recursos Multifuncional.(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-14) Oliveira, Ana Claudia Maiolli de; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; http://lattes.cnpq.br/1247874477170339; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Nogueira, Juslaine de Fátima Abreu; http://lattes.cnpq.br/5283169846765859A pesquisa teve como tema “Um sonho para se viver”: exercício da memória na reconstituição da História da Escola Municipal Monteiro Lobato no Município de Campo Mourão (PR) sob o olhar dos(as) alunos(s) da Sala de Recursos Multifuncional, localizada no bairro Jardim Lar Paraná, no município de Campo Mourão (PR). Esse trabalho teve como proposta pedagógica, que os(as) educandos(as) da Sala de Recursos Multifuncional sejam os sujeitos ativos e protagonistas na reconstituição da história, por meio de uma sequência didática, que resultou na produção de um vídeo documentário. A história da instituição é marcada pela luta da própria comunidade escolar para a construção da Escola, tendo como diferencial uma arquitetura específica e a participação efetiva da comunidade. Para além da história oficial, ela foi reconstituída pelo olhar dos(as) estudantes, por intermédio de narrativas da própria comunidade escolar e de objetos geradores (Ramos, 2004; Cainelli, 2008), como fontes históricas, contribuindo para um ensino de História reflexivo, instigante, singular e de transformação social. Observa-se que o ensino desse componente curricular no Brasil foi realizado a partir de grandes feitos e grandes heróis, silenciando as histórias e os sujeitos locais. As vozes desses, que muitas vezes não constam nos documentos oficiais, foram o ponto de partida na perspectiva de uma nova abordagem de pensar, fazer e ensinar. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino fundamental (Fonseca, 2009), a experienciação do cinema (Bergala, 2008; Fresquet, 2020) e o protagonismo do(a) estudante na realização da sequência didática possibilitou uma nova abordagem, tendo como referência a própria vivência dos sujeitos, na qual todos(as) se tornam ensinantes/aprendentes.