Navegando por Autor "ROSSETO, ROBSON"
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Item A FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS NA MEDIAÇÃO DE ESPECTADORES: O DITO E O QUE RESTA A DIZER(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) LUZ, Juliana. Correia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0643851715292605; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; NININ, ROBERTA; http://lattes.cnpq.br/1920667853739253; MEDEIROS, FÁBIO HENRIQUE NUNES; http://lattes.cnpq.br/9427658023758154O presente trabalho investigou potencialidades de fotografias de espetáculos teatrais como recurso pedagógico de mediação de espectadores de teatro, propondo a inserção de fotógrafo de espetáculos no setor das ações educativas e suas contribuições às atividades de mediação. Para tanto, adota-se como base teórica as contribuições de autores como Flávio Desgranges, Maria Lúcia Pupo, Roberta Ninin, Robson Rosseto, no que tange aos estudos que envolvem o espectador e a mediação teatral. Especialmente Susan Sontag, colabora na reflexão acerca das práticas fotográficas. Emidio Luisi, Filomena Chiaradia e entrevistas realizadas com fotógrafos da cena teatral curitibana, contribuem sobre as particularidades da fotografia de espetáculos. Com vistas à relativização das fronteiras entre obra e espectador, o fotógrafo de teatro e o espectador são analisados como partícipes da obra teatral no que se refere aos processos de mediação. A pesquisa de campo é baseada na metodologia de um estudo exploratório que tem como subsídio a fotografia de cena como disparador no desenvolvimento de procedimentos metodológicos de mediação teatral. As propostas de mediação foram desenvolvidas com os espectadores do espetáculo A casa que nunca habitei, realizado em Curitiba, em 2022. Como resultado desta investigação, uma proposta artístico/pedagógica de mediação teatral é apresentada com base nas fotografias, considerando como ocorrem os processos de fruição de espectadores, também partícipes da obra teatral, e o envolvimento do fotógrafo, localizando este profissional em uma perspectiva de espectador e mediador teatral.Item CURADORIA DO ESPAÇO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM CONTEXTO DRAMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/23) OBATA, Junior Ken Iti; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/4015411773069222; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VALE, FLÁVIA JANIASKI; http://lattes.cnpq.br/2394281053017478; PEREIRA, DIEGO DE MEDEIROS; http://lattes.cnpq.br/7952493975205748A presente pesquisa busca contribuir com a prática pedagógica de professores no âmbito da educação infantil, por meio da curadoria do espaço em contexto dramático. Entende-se por curadoria do espaço o cuidado na seleção de um espaço, integrando as materialidades e as linguagens que compõem esse espaço educativo, considerando-o como um educador. Ao criar este ambiente que busca convidar crianças a brincarem, se relacionarem, interagirem, socializarem e construírem conhecimento por meio da linguagem teatral, proporcionando aprendizagens derivadas da experiência. A ausência de materialidade ao compor um contexto dramático pode limitar as possibilidades lúdicas da criança durante a prática experimental. Além disso, a escolha intencional da prática educativa orienta a linguagem predominante na expressão e codificação das crianças, influenciando suas aprendizagens e desenvolvimento. Para abordar essas questões, foi estruturado um esquema metodológico denominado “Tríade da Experiência Dramática”, a estratégia de planejamento na criação do contexto dramático, considera três elementos fundamentais em sua concepção: a curadoria do espaço, a ação dramática do/a professor/a e os indutores dramáticos. A partir deste esquema metodológico, busca- se promover práticas educacionais influenciadas pelo conhecimento do Teatro e suas implicações no desenvolvimento infantil. A metodologia de pesquisa para a coleta de dados foi a pesquisa participante, realizada por meio da observação participante, registros de áudio e imagens. Esses registros documentaram as interações das crianças em contextos dramáticos propostos, sendo analisados qualitativamente. A pesquisa foi concentrada em quatro estratégias implementadas com crianças de quatro a seis anos na Educação Infantil durante o ano de 2023, em uma instituição de ensino particular em Curitiba-PR. A coleta de dados ocorreu in loco nas aulas da Oficina de Teatro ministrada pelo pesquisador, professor e autor desta pesquisa. O aporte teórico da pesquisa é fundamentado em diversos autores como António Damásio, Diego Pereira, Flávia Janiaski, Jorge Larrosa, Loris Malaguzzi, Manuel Jacinto Sarmento, Marcos Camargo, Peter Slade e William Corsaro. Os resultados indicam a possibilidade de experimentação em outros contextos do esquema metodológico da Tríade da Experiência Dramática como proposta educativa para crianças de quatro a seis anos de idade.Item NARRATIVAS CORPÓREAS: O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS TEATRAIS ACESSÍVIS JUNTO A ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/28) LAURENTINO, Mariane de Cássia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0142806294050418; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; MENEGAZ, WELLINGTON; http://lattes.cnpq.br/4339892040710332; PINHEIRO, LUCAS; http://lattes.cnpq.br/9869389697175337A presente dissertação objetiva (re) visitar a metodologia do Estímulo Composto, desenvolvida por John Somers enquanto uma possibilitadora da construção de narrativas, abordando processos de achegamento para com as práticas teatrais, junto a pessoas cegas e com baixa visão. Para tal, tenciona-se analisar e conversar com diferentes perspectivas, passando pelas contribuições sobre o conceito de experiência de pesquisadores como John Dewey e Jorge Larrosa Bondía, assim como, a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral e do Jogo Dramático de Peter Slade, passando ainda pelos trabalhos em mediação teatral de Flávio Desgranges, Robson Rosseto, Juliana Partyka e Ney Wendell. E é inspirado em Larrosa e seu conceito de sujeito da experiência que surge o personagem Zulmiro, o pirata em Curitiba. Persona real, ponto de partida para a criação do pacote de estímulo das experiências expostas nesta pesquisa e que, ganha vida ao entrelaçar- se com as histórias de estudantes cegos e com baixa visão, em idade adulta, que frequentam o Centro de Atendimento de Educação Especializado, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos - IPC, na cidade de Curitiba. Por conseguinte, o presente estudo, pretende compreender, como mediar movimentos que propiciem um achegar do corpo cego e baixa visão para com as práticas teatrais, convergindo o processo Drama e o jogo teatral. Ampliando, dessa forma, as relações e os repertórios das pessoas com deficiência visual para os signos teatrais, por meio de processos aproximadores como atravessamentos, travessias e (re) construção de práticas que, assim como, o peiratês de Larrosa Bondía, se perpassam por inquietações e deslocamentos.