Navegando por Autor "ROSSETO, ROBSON"
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Item A FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS NA MEDIAÇÃO DE ESPECTADORES: O DITO E O QUE RESTA A DIZER(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) LUZ, Juliana. Correia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0643851715292605; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; NININ, ROBERTA; http://lattes.cnpq.br/1920667853739253; MEDEIROS, FÁBIO HENRIQUE NUNES; http://lattes.cnpq.br/9427658023758154O presente trabalho investigou potencialidades de fotografias de espetáculos teatrais como recurso pedagógico de mediação de espectadores de teatro, propondo a inserção de fotógrafo de espetáculos no setor das ações educativas e suas contribuições às atividades de mediação. Para tanto, adota-se como base teórica as contribuições de autores como Flávio Desgranges, Maria Lúcia Pupo, Roberta Ninin, Robson Rosseto, no que tange aos estudos que envolvem o espectador e a mediação teatral. Especialmente Susan Sontag, colabora na reflexão acerca das práticas fotográficas. Emidio Luisi, Filomena Chiaradia e entrevistas realizadas com fotógrafos da cena teatral curitibana, contribuem sobre as particularidades da fotografia de espetáculos. Com vistas à relativização das fronteiras entre obra e espectador, o fotógrafo de teatro e o espectador são analisados como partícipes da obra teatral no que se refere aos processos de mediação. A pesquisa de campo é baseada na metodologia de um estudo exploratório que tem como subsídio a fotografia de cena como disparador no desenvolvimento de procedimentos metodológicos de mediação teatral. As propostas de mediação foram desenvolvidas com os espectadores do espetáculo A casa que nunca habitei, realizado em Curitiba, em 2022. Como resultado desta investigação, uma proposta artístico/pedagógica de mediação teatral é apresentada com base nas fotografias, considerando como ocorrem os processos de fruição de espectadores, também partícipes da obra teatral, e o envolvimento do fotógrafo, localizando este profissional em uma perspectiva de espectador e mediador teatral.Item ASSOCIAÇÕES E A COMUNICAÇÃO DA ARTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL DA EXPOSIÇÃO “ENTREMUNDOS” PELA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE (ANT)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) CARLIN, Andrew Martins; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/7797146496029489; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VAZ, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2037918966512896Esta dissertação investiga a mediação cultural da exposição de arte “Entremundos” a partir da Teoria Ator-Rede (ANT), com base em autores como Bruno Latour (1994; 2000; 2001; 2012) e John Law (1992). A ANT é uma corrente de pesquisa em teoria social, cuja perspectiva teórica-metodológica pressupõe igualdade entre a agência de humanos e não humanos na formação de coletivos. Destacam-se entre os objetivos deste estudo: debater os conceitos de mediação e mediação cultural; apresentar a Teoria Ator-Rede enquanto ferramenta teórico-metodológica para estudos em mediação cultural e, por fim, aplicar suas orientações metodológicas em um estudo de caso. De acordo com o recorte escolhido, observou-se que o conceito de mediação cumpre o papel de destacar o efeito de articulação dos diversos elementos que formam os eventos comunicacionais (DAVALLON, 2007; DAVALLON; 2010; JEANNERET, 2009). Assim, a mediação cultural, de acordo com este recorte, designa um conjunto de ações comunicacionais que objetivam, por meio da ação de humanos, dispositivos e objetos, interferir no processo interpretativo dos destinatários de eventos culturais (DARRAS, 2009). Tendo em vista às orientações da ANT, neste trabalho optou-se por um estudo de caso cuja pesquisa de campo foi realizada na exposição “Entremundos”, apresentada no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), que integrou a programação da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea (2019). Por conseguinte, o aporte da Teoria Ator-Rede, somado aos modos de apropriação do conceito de mediação cultural, permitiu a configuração do circuito expositivo investigado como um ordenamento social habitado por muitos actantes não humanos, potencialmente ignorados por outras abordagens metodológicas. Contudo, observa-se que um estudo pela perspectiva teórica e metodológica da ANT implica em uma série de dificuldades, entre as quais colocar em prática uma empiria radical dedicada a seguir de muito perto os atores. Em relação à mediação cultural da exposição investigada, evidencia-se que muitos dos actantes se comportaram como intermediários dos discursos curatoriais ou das disposições arquitetônicas pré-estabelecidas, tanto pela própria Instituição Cultural quanto pela expografia e a organização dos seus ambientes.Item CURADORIA DO ESPAÇO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM CONTEXTO DRAMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/23) OBATA, Junior Ken Iti; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/4015411773069222; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VALE, FLÁVIA JANIASKI; http://lattes.cnpq.br/2394281053017478; PEREIRA, DIEGO DE MEDEIROS; http://lattes.cnpq.br/7952493975205748A presente pesquisa busca contribuir com a prática pedagógica de professores no âmbito da educação infantil, por meio da curadoria do espaço em contexto dramático. Entende-se por curadoria do espaço o cuidado na seleção de um espaço, integrando as materialidades e as linguagens que compõem esse espaço educativo, considerando-o como um educador. Ao criar este ambiente que busca convidar crianças a brincarem, se relacionarem, interagirem, socializarem e construírem conhecimento por meio da linguagem teatral, proporcionando aprendizagens derivadas da experiência. A ausência de materialidade ao compor um contexto dramático pode limitar as possibilidades lúdicas da criança durante a prática experimental. Além disso, a escolha intencional da prática educativa orienta a linguagem predominante na expressão e codificação das crianças, influenciando suas aprendizagens e desenvolvimento. Para abordar essas questões, foi estruturado um esquema metodológico denominado “Tríade da Experiência Dramática”, a estratégia de planejamento na criação do contexto dramático, considera três elementos fundamentais em sua concepção: a curadoria do espaço, a ação dramática do/a professor/a e os indutores dramáticos. A partir deste esquema metodológico, busca- se promover práticas educacionais influenciadas pelo conhecimento do Teatro e suas implicações no desenvolvimento infantil. A metodologia de pesquisa para a coleta de dados foi a pesquisa participante, realizada por meio da observação participante, registros de áudio e imagens. Esses registros documentaram as interações das crianças em contextos dramáticos propostos, sendo analisados qualitativamente. A pesquisa foi concentrada em quatro estratégias implementadas com crianças de quatro a seis anos na Educação Infantil durante o ano de 2023, em uma instituição de ensino particular em Curitiba-PR. A coleta de dados ocorreu in loco nas aulas da Oficina de Teatro ministrada pelo pesquisador, professor e autor desta pesquisa. O aporte teórico da pesquisa é fundamentado em diversos autores como António Damásio, Diego Pereira, Flávia Janiaski, Jorge Larrosa, Loris Malaguzzi, Manuel Jacinto Sarmento, Marcos Camargo, Peter Slade e William Corsaro. Os resultados indicam a possibilidade de experimentação em outros contextos do esquema metodológico da Tríade da Experiência Dramática como proposta educativa para crianças de quatro a seis anos de idade.Item MEDIAR UM ESPETÁCULO DE RUA? ABORDAGENS, EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES(Universidade Estadual do Paraná, 2021-03-23) CARLIM, VICTOR EMANUEL; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/4738050857651393; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; GONÇALVES, Jean Carlos; http://lattes.cnpq.br/8274122800491884Esta dissertação objetiva realizar um estudo sobre propostas de mediação pensadas para espetáculos de rua. Na primeira fase da investigação, ao longo da revisão bibliográfica, os conceitos de mediação teatral são aprofundados a partir dos estudos que abordam a mediação no campo artístico. No Brasil, nos últimos tempos, a recepção teatral é foco de investigação de distintos pesquisadores, no entanto, o espectador do teatro de rua, o transeunte, ainda permanece à margem nas produções científicas no universo das artes cênicas. Neste estudo, a mediação é compreendida como uma experiência potencial para mobilizar as capacidades perceptivas do espectador, com base na relação cena/cidade/transeuntes/ruídos, para a instauração de um espaço de compartilhamento das relações estabelecidas e com os sentidos travados com a produção cênica. Nesse sentido, para além do acesso à obra artística, após o espetáculo assistido, o espectador transeunte teve a possibilidade para expressar, de maneiras diversas, as questões suscitadas pelo espetáculo. O trabalho apresenta conceitos de mediação no âmbito artístico, o papel do mediador em propostas de mediação teatral, bem como uma análise reflexiva sobre o espectador do teatro contemporâneo e o espectador transeunte do teatro de rua. Na experimentação prática, propostas de mediação foram desenvolvidas para o teatro de rua, com base nos espetáculos “O terreno baldio” e “Hi, Breasil”, do grupo “Olho Rasteiro”, na cidade de Curitiba. O resultado permitiu discutir as interações dos espectadores a partir dos procedimentos metodológicos de mediação aplicados e o papel do mediador na efetivação de um espaço de acolhimento aos transeuntes, promovendo reflexões, partilhas, provocações e afetos.Item NARRATIVAS CORPÓREAS: O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS TEATRAIS ACESSÍVIS JUNTO A ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/28) LAURENTINO, Mariane de Cássia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0142806294050418; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; MENEGAZ, WELLINGTON; http://lattes.cnpq.br/4339892040710332; PINHEIRO, LUCAS; http://lattes.cnpq.br/9869389697175337A presente dissertação objetiva (re) visitar a metodologia do Estímulo Composto, desenvolvida por John Somers enquanto uma possibilitadora da construção de narrativas, abordando processos de achegamento para com as práticas teatrais, junto a pessoas cegas e com baixa visão. Para tal, tenciona-se analisar e conversar com diferentes perspectivas, passando pelas contribuições sobre o conceito de experiência de pesquisadores como John Dewey e Jorge Larrosa Bondía, assim como, a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral e do Jogo Dramático de Peter Slade, passando ainda pelos trabalhos em mediação teatral de Flávio Desgranges, Robson Rosseto, Juliana Partyka e Ney Wendell. E é inspirado em Larrosa e seu conceito de sujeito da experiência que surge o personagem Zulmiro, o pirata em Curitiba. Persona real, ponto de partida para a criação do pacote de estímulo das experiências expostas nesta pesquisa e que, ganha vida ao entrelaçar- se com as histórias de estudantes cegos e com baixa visão, em idade adulta, que frequentam o Centro de Atendimento de Educação Especializado, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos - IPC, na cidade de Curitiba. Por conseguinte, o presente estudo, pretende compreender, como mediar movimentos que propiciem um achegar do corpo cego e baixa visão para com as práticas teatrais, convergindo o processo Drama e o jogo teatral. Ampliando, dessa forma, as relações e os repertórios das pessoas com deficiência visual para os signos teatrais, por meio de processos aproximadores como atravessamentos, travessias e (re) construção de práticas que, assim como, o peiratês de Larrosa Bondía, se perpassam por inquietações e deslocamentos.Item O TEATRO NA ESCOLA E A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE ESTUDANTES INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/27) GONÇALVES, Edina Honorato; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/2548227212295959; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva; http://lattes.cnpq.br/9029294805841656; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370Esta pesquisa objetiva realizar um estudo sobre o ensino do teatro na Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como base uma pesquisa de campo, qualitativa exploratória. O objetivo central desta investigação é identificar as questões que implicam no abandono e retorno dos estudantes inseridos nesta modalidade específica de ensino, a partir de processos cênicos relacionados à história de vida dos participantes. Para tanto, adota-se como principal base teórica as contribuições de pesquisadores da Educação, especialmente Paulo Freire (1984, 2004), cabendo destacar da área teatral, Augusto Boal (2001, 2009, 2012), Carmela Soares (2006, 2010) e Viola Spolin (2006, 2008). Ao longo da pesquisa de campo, no segundo bimestre do ano de 2021, realizou-se jogos e improvisações cênicas com uma turma composta por estudantes matriculados no Ensino Médio ofertado pelo Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos - (CEEBJA), situado em um bairro periférico de Curitiba. Os participantes envolvidos desenvolveram diversas atividades teatrais, por meio do ensino remoto em ambiente virtual, com enfoque nas situações geradoras de abandono e de retorno na modalidade escolar EJA. Neste sentido, as práticas realizadas se basearam nos pressupostos do Teatro do Oprimido, especialmente o Teatro Fórum, o Teatro Imagem e o Teatro Jornal, assim como, às propostas teatrais desenvolvidas por Viola Spolin. No decurso da carreira acadêmica e profissional da autora deste estudo, observou-se a relevância do teatro no espaço educacional, na medida em que propicia a vivência de emoções, sentimentos e situações até então jamais experimentadas e que podem ser alvo de debate entre todos os envolvidos. Na análise das experiências teatrais, constatou-se o alto índice de abandono escolar entre os jovens que, em função de condições adversas, dentre a principal destaca-se a gravidez precoce e a necessidade de trabalhar, deixaram de frequentar os bancos escolares convencionais na idade apropriada. O trabalho realizado problematiza o contexto social brasileiro marcado pela marginalização, exclusão e opressão de sujeitos que buscam concluir os seus estudos movidos pela perspectiva de inserção produtiva no mercado do trabalho.Item OLHARES ITINERANTES – O TEATRO E O PÚBLICO À MARGEM DA METRÓPOLE(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) MORAES, SARA DOBGINSKI DE; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/3452612344094814; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; CAMPOS, Cecília Lauritzen Jácome; http://lattes.cnpq.br/1380951722577052; MEDEIROS, FÁBIO HENRIQUE NUNES; http://lattes.cnpq.br/9427658023758154Este trabalho tem como objetivo pesquisar a relação entre o teatro itinerante e a formação de espectadores, tendo como objeto as ações de formação de espectadores realizadas pelos grupos teatrais itinerantes frente a indivíduos que nunca foram ao teatro ou frequentam pouco esse espaço cultural. Dados, como os do Plano Nacional de Cultura (2015) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), indicam a inexistência de grupos teatrais atuantes em mais da metade das cidades nacionais e o desconhecimento da maior parte da população do Brasil frente ao teatro. Diante disso, esta pesquisa investiga as ações de formação de espectadores realizadas por artistas teatrais de grupos itinerantes, com a finalidade de avaliar de que forma eles criam a possibilidade de pessoas, que nunca ou poucas vezes foram ao teatro, terem acesso a essa arte, bem como as ações culturais possíveis de serem realizadas nessas situações. Da mesma forma, o intuito é identificar se há ações culturais empreendidas, por parte de artistas e grupos teatrais ambulantes, quanto à formação de espectadores, assim como conhecer de que forma essas ações se efetivam; sobretudo em cidades que não possuem grupos teatrais profissionais fixos. A fundamentação teórica está centrada em autores como Teixeira Coelho, Elaine dos Santos, Isaura Botelho, André Carreira e Denis Guénoun, com o intuito de tratar sobre a “crise do teatro”, a formação de público e espectadores, a recepção e mediação teatral, a democratização e democracia cultural, as definições de cultura e o teatro itinerante com suas variadas terminologias. Na pesquisa de campo, foram entrevistados artistas e grupos itinerantes da cena teatral, questionando-os sobre a formação de espectadores, sendo eles: o artista Jester Furtado, de Araucária/Paraná, o grupo teatral Realejo Encena, de Guaíba/Rio Grande do Sul e o grupo teatral BuZum!, da cidade de São Paulo. As respostas dos entrevistados foram relacionadas às teorias e textos estudados, havendo, por fim, uma reflexão e conclusão em torno de toda a investigação.Item TEATRO E ACESSIBILIDADE: MEDIAÇÕES E PRÁTICAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM ATORES E ESPECTADORES CEGOS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/12) PARTYKA, Juliana Terezinha; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/4376345381424310; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; LUCIANI, NADIA MOROZ; http://lattes.cnpq.br/8060129570802673; TEIXEIRA, Rosanny Morais; http://lattes.cnpq.br/3889613701782245; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885A presente dissertação propõe-se a investigar propostas metodológicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual – cegos ou baixa visão – e videntes na prática teatral, como artistas e espectadores. O estudo analisa metodologias de criação e montagem de espetáculos teatrais com estudantes do Instituto Paranaense de Cegos – IPC como parte dos resultados dos Projetos “Ilusão Ótica: Que falta nos faz a palavra” (2015) e “Teatralizando a Educação” (2016), inicialmente elaborado e desenvolvido como projeto de extensão em parceria entre a Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná – FAP e o Instituto Paranaense de Cegos, bem como o processo de mediação cultural para pessoas com deficiência visual no espetáculo “Cachorro” de Dea Loher, produção da Monstruosa Companhia de Teatro (2018). A partir de recursos narrativos e sensoriais utilizados em cena, artistas e espectadores com e sem deficiência visual têm o mesmo acesso aos estímulos perceptivos e aos elementos constitutivos de uma encenação, portanto este trabalho propõe-se a analisar práticas e recursos teatrais desenvolvidos a partir do encontro entre pessoas com deficiência visual e videntes no intuito de gerar reflexões e métodos para contribuir na inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito artístico teatral.Item @TRAVESSAMENTOS – MEDIAÇÃO TEATRAL ON-LINE COM CRIANÇAS: ESTRATÉGIAS PARA UMA (TELE)PRESENÇA EM RELAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/28) BÔAS, Ana Letícia Villas; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/2567464366187142; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; WENDELL, Ney; http://lattes.cnpq.br/3613293773224660; FERREIRA, TAÍS; http://lattes.cnpq.br/1053344699071170Esta pesquisa objetiva realizar um estudo sobre a mediação teatral e o papel do mediador com crianças espectadoras no seu encontro com a experiência cênica no espaço on-line. O contexto pandêmico dos anos de 2020 e 2021 provocado pelo novo coronavírus (COVID-19) implicou em abruptas e inesperadas mudanças na vida cotidiana, em especial, na arte, na educação e na tecnologia. Neste contexto, a estratégias de mediação teatral foram desenvolvidas com crianças espectadoras de uma peça teatral, com vistas a potencializar o encontro entre artista e espectador na realidade virtual, fomentando o seu imaginário e ampliando sua compreensão sobre aspectos da cena. Nessa perspectiva, a criança espectadora é compreendida como parceira da produção artística, como coautora da obra, num processo relacional entre a percepção e a reflexão. Na experimentação prática, propostas de mediação foram desenvolvidas para o espetáculo “A Travessia da Borboleta” (Curitiba, 2019), da Sangá Cia. de Teatro, no qual participo como atriz e dramaturga, adaptada para o formato digital. As estratégias de criação da peça para o ambiente on-line e de mediação teatral foram registradas por meio de fotografias, vídeos e anotações, analisadas a partir do referencial teórico estudado. O resultado permitiu discutir a mediação teatral on-line como um espaço poético de produção de (tele)presenças a partir da relação estabelecida entre espectador, artista e obra