Navegando por Autor "ROSALIN, Mariliz Cristiane"
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Item Desenho Universal para a Aprendizagem: contribuições à prática pedagógica do professor da Sala de Recursos Multifuncionais(Universidade Estadual do Paraná, 28/10/2022) ROSALIN, Mariliz Cristiane; CIRINO, Roseneide Maria Batista; FARIAS, Elizabeth Regina StreisKy de; http://lattes.cnpq.br/8009305295212594; http://lattes.cnpq.br/4251118936692913; http://lattes.cnpq.br/4266931228965890; CIRINO, Roseneide Maria Batista; http://lattes.cnpq.br/4251118936692913; VESTENA, Carla Luciane Blum; http://lattes.cnpq.br/0863582713179217; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460Esta pesquisa teve como problemática o fato de que as práticas da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) são repetições do que se desenvolve em sala de aula regular, sendo aplicadas as mesmas metodologias, os mesmos recursos e conteúdos. Assim, este estudo teve por objetivo compreender como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode constituir-se em uma abordagem para a promoção de práticas que desenvolvem a autonomia e a aprendizagem dos estudantes. A educação, no modo convencional, conservador, incumbiu aos estudantes o papel de espectadores passivos, de modo que o processo de construção de conhecimento, por parte desses sujeitos, ficasse comprometido. Assim, alterar essa lógica é um imperativo pedagógico. Nesse contexto, os princípios do DUA, tendo como recursos as metodologias ativas, podem viabilizar práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento das competências dos estudantes. Esta pesquisa fundou-se nas contribuições teóricas que discorrem acerca da formação continuada, do DUA, das metodologias ativas e das práticas pedagógicas inclusivas no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, esta investigação foi delineada com base em pesquisa bibliográfica e de campo, percorrendo o estudo descritivo e exploratório. As análises de dados pautaram-se na abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 11 professores atuantes em SRM da Rede de Ensino Estadual e Municipal de uma cidade do Estado do Paraná. Para a coleta de dados, foi aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado, contendo questões referentes ao perfil profissional e acadêmico dos professores, e a proposição de três situações problema do cotidiano de sala de aula. Ainda, foi questionado aos participantes sobre demandas de temas que compuseram o produto educacional e-book, de caráter autoformativo, disponibilizado aos participantes da pesquisa e aos demais interessados. Como resultado, aponta-se que o DUA é uma abordagem que pode impulsionar a problematização das práticas pedagógicas desenvolvidas na SRM e a articulação entre DUA e metodologias ativas, que se configura como possibilidade nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento de cada um dos estudantes. Destaca-se, ainda, o papel crucial do AEE, cujas práticas realizadas na SRM podem se configurar promissoras ao desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. Os participantes da pesquisa evidenciaram engajamento com o trabalho que desenvolvem e estão cientes da importância desse serviço para a Educação Inclusiva. No entanto, por vezes, eles entram em conflitos que envolvem atender às demandas e às especificidades de aprendizagem dos estudantes e, também, atender às demandas dos conteúdos da sala de aula regular, que acabam por repetir-se na SRM. O DUA representa uma abordagem que pode potencializar os processos de ensino e de aprendizagem, de forma a atender a todos os estudantes e a impulsionar habilidades para a apropriação dos conteúdos de sala de aula.