Navegando por Autor "ROMANI, Michele"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item . Mulheres no Ensino Superior: acadêmicas indígenas dos cursos da Universidade Estadual do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2024/02/08) ROMANI, Michele; MELLO, Cleverson Molinari; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/4682327942611764; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; GONÇALVES, Rita de Cássia; COQUEIRO, Wilma dos SantosEsta dissertação aborda a crescente presença de estudantes indígenas mulheres, no ensino superior público, impulsionada por políticas de inclusão implementadas a partir de 1990, como o Vestibular dos Povos Indígenas no Estado do Paraná. Por meio de uma análise teórica embasada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, o estudo investiga a história das políticas educacionais voltadas para as populações indígenas no Brasil. Explora-se como os modelos tradicionais e modernos influenciaram o desenvolvimento dessas políticas ao longo do tempo, com destaque para as mudanças ocorridas após a promulgação da Constituição de 1988. O foco da dissertação está nas trajetórias e demandas das mulheres indígenas durante o ingresso e permanência no ensino superior. Com base na análise dos dados coletados, constatou-se que, apesar dos desafios enfrentados em razão de sua etnia, cultura e histórico social, essas mulheres têm se mantido nas universidades e alcançado resultados positivos para seu crescimento pessoal, profissional e para suas comunidades indígenas. O estudo visa a proporcionar um melhor entendimento sobre essas mulheres no contexto universitário, suas motivações e objetivos, contribuindo assim para uma reflexão mais ampla sobre a inclusão e a diversidade no ensino superior.