Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Ana Paula Checoni"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO: ANÁLISE DAS IDEIAS DE VICENTE DE BEAUVAIS A PARTIR DE ESTUDOS DE JAVIER VERGARA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/29) RODRIGUES, Ana Paula Checoni; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/8520251492275383; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; OLIVEIRA, Terezinha ; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758
    Este trabalho traz a discussão sobre a formação de mestres e alunos de acordo com as ideias de Vicente de Beauvais (1190-1264) apresentadas em sua obra “Tratado sobre la formación de los hijos de los nobles”, sendo esta traduzida pelo historiador e pesquisador Javier Vergara. A análise da pesquisa está pautada na primeira parte desta obra, “Formação literária dos filhos” e a problemática desta reside nas mudanças que o fenômeno urbano do século XIII exerceu sobre o ensino dessa época. Inferimos que os princípios apresentados por Vicente de Beauvais sobre a educação de seu tempo residem na prática da disciplina, pois a proposta de ensino deste dominicano contemplava a formação moral dos filhos do rei Luís IX. Para isso, foi preciso identificar alguns acontecimentos deste período, especialmente entre os séculos XII e XIII; demonstrar as influências de alguns autores sobre os escritos de Beauvais; e verificar suas ideias sobre a formação humana, considerando o papel do mestre e do discípulo no processo de ensino. Justificamos que revisitar os clássicos é uma tarefa que nos proporciona um melhor entendimento sobre as questões de nosso tempo, ou seja, sobre a formação do homem. Para dissertar sobre as ideias apresentadas, fundamentamos o presente estudo em autores como Le Goff (1992, 1999, 2006, 2007a, 2007b), Duby (1994), Bloch (1982), Vergara (2011), Oliveira (2013) e Franco Jr. (1989).

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão