Navegando por Autor "ROCHA, Erica Teodoro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Intersecções de raça e gênero: a HQ e a Webquest como estratégias de letramento crítico(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/18) ROCHA, Erica Teodoro; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7831185454845764; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; LEITE, Lucimar da Luz; SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira de; SILVA, Mirian Cardoso daO objetivo desta pesquisa foi promover, por meio da problematização de Histórias em quadrinhos (HQs) de autoria da pesquisadora e obras de literatura infantil, a conscientização sobre respeito, equidade e a desconstrução de preconceitos raciais, utilizando propostas de atividades pedagógicas disponibilizadas em meio digital, através de uma Webquest denominada Letramento Literário e Cultural. Com o uso da ludicidade característica da HQ, é viável iniciar a problematização da temática da opressão racial e de gênero nesse período educacional, contribuindo, assim, para o letramento literário e para a construção de sociedade pautada em direitos humanos. A metodologia da pesquisa, além de estudos teóricos interdisciplinares de áreas como Educação, Literatura, Estudos Culturais e Feminismo Interseccional, consiste na organização de um site destinado a professores(as), por meio do recurso tecnológico da WebQuest (WQ) – ferramenta de ensino relevante e profícua no contexto educacional atual – capaz de proporcionar a alunos(as) e professores(as) a oportunidade de explorar ativamente a internet, pesquisar, selecionar e analisar informações e textos acerca de conteúdos específicos. Nesse sentido, a leitura das histórias em quadrinhos, relacionadas a outras informações e materialidades artísticas sobre o mesmo tema, por meio da WQ, possibilita a ampliação do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma abordagem ativa, interativa e motivadora de um conteúdo tão essencial na sociedade contemporânea que é a opressão racial e de gênero contra a mulher. Espera-se, portanto, que a pesquisa proporcione um suporte significativo a docentes e demais interessados(as) para a conscientização sobre as intersecções entre raça e gênero no contexto do Ensino Fundamental I, favorecendo um letramento literário que tenha como foco a diversidade e os direitos humanos.