Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ROBERTO, Gisele Rodrigues Durigan"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A METODOLOGIA STEAM COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/11/30) ROBERTO, Gisele Rodrigues Durigan; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/8674079723638932; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Hercília Pereira Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; Renan Bandeirante de Araujo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263
    Nessa dissertação, é apresentada uma proposta didático-metodológica para o ensino da Matemática e suas Tecnologias, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A execução da referida proposta, baseada na pesquisa qualitativa, levou-nos a perceber que a Modelagem Matemática e os princípios da Educação STEAM, podem satisfazer a Aprendizagem Significativa como requerida por Ausubel. Nosso principal objetivo foi estabelecer uma metodologia de ensino apropriada aos desafios do século XXI, equilibrando adequadamente as funções do professor e do aluno durante o processo ensino e aprendizagem. A Educação STEAM, acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, foi divulgada pelos Estados Unidos na década de 90 como a solução do processo educacional para o século XXI. Isto porque a Educação STEAM favorece a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos, visando o desenvolvimento criativo e a autonomia do aluno na solução de problemas sociais. Como resultado, nossa proposta reconhece e afirma que o professor é o agente transmissor do conhecimento acumulado pela humanidade, mesmo diante de metodologias que priorizam a dinamicidade do aluno e abordam conteúdos específicos voltados aos problemas contemporâneos. Assim, a proposta didático metodológica aqui apresentada é desenvolvida na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), totalizando oito momentos didáticos, os quais incluem a preparação de canteiros; plantio de hortaliças e leguminosas; colheita e elaboração de pratos saudáveis.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão