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Navegando por Autor "RAZENTE, Crislene Costa Santos"

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    O ENSINO DE LEONOR DE AQUITÂNIA (1124-1204) RELACIONADO COM OS PODERES POLÍTICOS, RELIGIOSOS E CULTURAIS NO FINAL DO SÉCULO XII
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/25) RAZENTE, Crislene Costa Santos; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3469629933887450; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Josie Agatha Parrilha da Silva; http://lattes.cnpq.br/7528954595127003; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Meire Aparecida Lode Nunes; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641
    A influência da mulher na história nem sempre é reconhecida, especialmente, quando se trata do período medieval. Portanto, no intuito de avançar no conhecimento sobre este tema, elegeu-se a rainha Leonor de Aquitânia (1124-1204), como objeto para esta pesquisa, devido à sua importância no século XII. No que se refere à questão que motivou este trabalho delimitamos a seguinte: “Quais ensinamentos são passíveis de se extrair da biografia de Leonor de Aquitânia e das cartas analisadas, no que tange às suas contribuições para a sociedade, buscando a manutenção de seu poder e sua influência, no contexto histórico do século XII? O objetivo desta investigação consiste em analisar os ensinamentos de Leonor de Aquitânia, no que se refere à sua participação no cenário político, religioso e cultural do século XII, considerando sua biografia e as cartas escritas por ela e para ela. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória, baseada na pesquisa bibliográfica e documental, a partir das quais foi traçada uma linha histórica da vida de Leonor de Aquitânia, utilizando como referências os estudos empreendidos por Turner (2009,2010), Vincent (2020) e Ferrante (2014?), que compartilharam seus conhecimentos e pesquisas sobre Leonor de Aquitânia, e ainda as 40 cartas que foram publicadas no site Medieval Women’s Latin letters, da Universidade de Columbia. Outrossim, outras importantes fontes fundamentaram esta tese. Esta investigação está amparada no conceito de longa duração, tendo em vista que a memória histórica, a liderança e as virtudes são necessárias na sociedade de qualquer período. Nesse sentido, autores como Le Goff (2007) e Braudel (1958), que tratam sobre a compreensão histórica na perspectiva da História Social, são norteadores deste trabalho. Estudar o período medieval do século XII, a partir da vida de Leonor de Aquitânia e suas relações políticas, religiosas e culturais propiciou-nos entender que embora a sociedade fosse patriarcal, Leonor de Aquitânia, mulher nobre e com exímia educação, participou da política e influenciou decisões significativas durante os seus reinados. Ela foi rainha da Inglaterra e da França; promoveu a expansão da cultura e das artes por intermédio de seu mecenato; participou na Segunda Cruzada, levando outras mulheres consigo; além de escrever cartas endereçadas ao Papa, deixando explícita por meio delas a sua influência, também no setor religioso. Na escrita, ela articula as palavras e mostra o seu poder para pedir a interferência do Papa na libertação do seu filho. Em uma das cartas, endereçadas a ela, o rei Ricardo I, seu filho, agradece os seus ensinamentos, demonstrando sua admiração por Leonor, que cuidou de seu reinado em sua ausência. Seu filho João também escreveu à mãe, revelando seu respeito e admiração por ela, e pedindo que ela cuidasse da região de Aquitânia. Infere-se que a educação que Leonor de Aquitânia recebeu do pai e do avô perdurou por várias gerações futuras e os documentos investigados nos permitiram destacar que ela foi uma Rainha que influenciou, significativamente, na educação social, religiosa, cultural e política, do século XII, deixando registrada uma memória significativa ao longo da história.

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