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Navegando por Autor "RAMOS, Luciana Rodrigues"

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    PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO TRABALHO DO PROFESSOR DO ESTADO DO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/02) RAMOS, Luciana Rodrigues; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/0120368177626953; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Renan Bandeirante De Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Carolina Batista Israel; http://lattes.cnpq.br/6475608295644477
    A rápida expansão das tecnologias digitais e a emergência das plataformas educacionais têm reconfigurado significativamente as práticas pedagógicas e a gestão educacional. As plataformas, impulsionadas pela lógica neoliberal, transformam a educação em um serviço mercantilizado, prioriza eficiência na lógica capitalista e extirpa a autonomia pedagógica. Dada a extensão das interferências, podemos dizer que estamos vivendo um processo de “plataformização” da educação. Discutir este processo, implica em discutir, entre outras questões, abordagens gerenciais, onde a supervisão e o controle são amplificados e, por isso, não podem ser ignorados. Assim, esta pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e analítica, traz um levantamento bibliográfico, que subsidiou a elaboração de um questionário para professores do Estado do Paraná, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os 76 questionários respondidos pelos professores indicam que a plataformização compromete a qualidade do ensino e do trabalho docente. Os professores apontam a necessidade de revisar políticas educacionais para garantir equidade, autonomia pedagógica e o bem-estar dos educadores. Além disso, a falta de preparo dos alunos para lidar com essas tecnologias específicas e a pressão sobre os professores para cumprir metas de desempenho também são preocupações importantes. Somado a isto, a precária infraestrutura da internet das escolas estaduais, a necessidade de criar condições adequadas para que todos os alunos possam se beneficiar das oportunidades digitais e a precária ou ausente formação docente, também são preocupações de destaque entre os professores participantes. Diante deste contexto, é essencial repensar o sistema educacional paranaense no sentido de priorizar o desenvolvimento integral dos alunos e garantir acesso igualitário a uma educação de qualidade por meio da capacitação docente, sem a cobrança do uso das plataformas. Podemos destacar, como resultado final, que o tema em tela é recente e deve receber mais atenção dos pesquisadores, levando em consideração todos personagens envolvidos: governo, comunidade escolar, resultados de pesquisas e pesquisadores.

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