Navegando por Autor "Perciliano, Michele"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item No ritmo e na rima: ensinando História e Sociologia a partir da música do rapper Emicida(Universidade Estadual do Paraná, 2018-12-18) Perciliano, Michele; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/1693879279489530; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Gonçalves, José Henrique Rollo; http://lattes.cnpq.br/3295232368887413Este trabalho discute e apresenta as possibilidades didático-pedagógicas do uso da música como recurso didático no ensino de História tomando como referência a obra do rapper brasileiro Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida. A escolha do referido artista deveuse ao fato de suas músicas e demais atividades artísticas possuírem grande aceitação por parte da juventude brasileira, independentemente da classe social a que estes pertencem. Além disso, suas composições mencionam e problematizam aspectos da história da diáspora africana e da história do negro no Brasil em diferentes períodos e contextos, tais como as revoltas escravas, o cotidiano da escravidão, a desigualdade social, a discriminação, etc. A análise das canções foi feita a partir da leitura da historiografia sobre a História da diáspora negra no Brasil bem como a partir dos autores ligados à denominada Nova História Cultural. A partir da seleção de um conjunto de canções produzimos uma sequência de atividades didáticas para ser utilizada pelos professores das disciplinas de Humanas, sobretudo História e Sociologia, em harmonia com a aplicabilidade da Lei 10.639/03 - que instituiu o ensino de História da África e cultura afrobrasileira na educação básica.