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Navegando por Autor "Pedro, Sihilusongamo Kicani"

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    Partilha de Narrativas de jovens kuduristas nas ruas de Luanda-Angola
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-03) Pedro, Sihilusongamo Kicani; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/3488267464178712; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Paim, Elison Antonio; http://lattes.cnpq.br/8695520812750828; Luís, Solange Maria Evangelista Mendes; https://www.africanos.eu/index.php/pt/ceaup-i-d/investigadores/872-solange-luis; Zanardi, Reinaldo César; http://lattes.cnpq.br/1420878359641727
    A pesquisa tem como objetivo geral produzir conhecimentos históricos pela via da autoridade compartilhada com os jovens kuduristas das ruas de Luanda-Angola. Buscou-se compreender, por meio da prática de rememoração, os sentidos e significados que estes jovens atribuem ao kuduro. Além disso, a pesquisa propôs produzir um vídeo documentário para publicizar os enfrentamentos dos jovens kuduristas das ruas de Luanda, face à gestão moderna do patrimônio cultural. Tais vozes dos jovens kuduristas foram estimuladas em práticas de rememoração, expressas em narrativas orais fundamentadas na acepção teórico-metodológica de Benjamin (1985). A dissertação parte da seguinte problemática: como estes cantores se relacionam com Kuduro e os sentidos que atribuem a esse ritmo popular, que muitas vezes é marginalizado; quais as suas práticas socioculturais e suas lutas diárias nas ruas de Luanda-Angola; quais os seus modos de resistências frente às políticas públicas de gestão “moderna” do patrimônio cultural, que, muitas vezes, buscam esfacelar as “tradições” do ritmo popular (Kuduro). As memórias são entendidas como meio de produção de conhecimento histórico, possibilitando trazer diferentes vozes dos jovens kuduristas que se entrelaçam para construir leituras possíveis das experiências sociais no tempo e no espaço. Apostamos que as narrativas em uma perspectiva benjaminiana trazem elementos sólidos para aprofundarmos as reflexões sobre memórias, experiências e narrativas. Esse estudo insere-se na interface com a História Pública à medida que pretendo fazer a pesquisa “com” os jovens Kuduristas e “para” o público (amplas audiências) (Frisch, 2016), por meio da construção coletiva de um vídeo documentário.

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