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Navegando por Autor "POLIDO, Aline Maestre"

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    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA DO CAPITAL: UM DESAFIO PARA A EFETIVAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/13) POLIDO, Aline Maestre; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7110704575876200; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; COSTA, Maria Luiza Furlan ; http://lattes.cnpq.br/6836134905831335
    Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a formação continuada de professores como um desafio para a efetivação da pedagogia histórico-crítica e as suas contribuições como ferramenta de formação humana e transformação social. Sob o aporte teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético e da teoria histórico-crítica, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental em que foram selecionadas fontes relevantes para contemplarmos o objetivo proposto. O estudo foi organizado em três seções: na primeira seção apresentamos os conceitos marxistas, fundamentais para a compreensão da estrutura social da modernidade capitalista, e a importância de uma educação crítica como ferramenta do desenvolvimento consciente do indivíduo, por meio da apropriação das objetivações para si. Na segunda seção, apresentamos a pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do marxismo no campo da educação, a fim de cunhar esta teoria pedagógica como a teoria educacional que visa ao desenvolvimento dos indivíduos buscando a superação da alienação e o pleno desenvolvimento do homem enquanto gênero humano. Ainda nesta seção discutimos a questão da formação continuada em âmbito nacional, apontando-a como um possível obstáculo que pode impossibilitar a efetivação da pedagogia histórico-crítica no espaço escolar. Na terceira seção, sob um olhar crítico, analisamos a capacitação de professores, oferecida pela rede de ensino do Estado do Paraná. Para essa análise, apresentamos os roteiros disponibilizados para os cursos de formação que ocorrem anualmente nas escolas. Os resultados indicam que estamos diante de um desafio a ser enfrentado, qual seja, a formação continuada, amparada na prática reflexiva, no pragmatismo, no cotidiano escolar, fomentando os profissionais da educação a se adaptarem à realidade em busca de soluções imediatistas. Amparada na perspectiva neoliberal, a formação continuada está desvinculada da práxis. Consideramos que, diante desse contexto, a formação que almejamos está centrada no desenvolvimento do gênero humano, em indivíduos que possam transformar a sociedade na luta permanente das contradições. Nos limites das análises, nosso esforço foi no sentido de assegurar que, na perspectiva da teoria histórico-crítica, a formação continuada seja repensada e reorganizada de maneira que o professor não reproduza apenas o conhecimento, mas faça de seu próprio trabalho um espaço de transformação.

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