Navegando por Autor "POLETTO, Fabio Guilherme"
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Item A música em Joinville na década de 1930: um retrato do cenário cultural a partir do jornal 'A Notícia' e do Arquivo Histórico de Joinville(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-13) BORTH, João Gabriel de Miranda; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/2855787388338562; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; HOLLER, Marcos Tadeu; http://lattes.cnpq.br/5455895659432446; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992Esta dissertação propõe um estudo a respeito das práticas musicais realizadas na região central da cidade de Joinville-SC durante a década de 30 do século XX. Para isso, foram investigados os espaços onde tais atividades ocorriam, quais eram os grupos e, que tipos de repertórios eram executados nestes locais. Para coletar tais informações, foram buscadas fontes no Arquivo Histórico de Joinville, como programas de concerto e partituras, e também foi realizada uma busca por fontes na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, onde foram encontradas edições do jornal A Notícia que continham anúncios de eventos culturais e musicais. As obras musicais localizadas, tinham como principal autor o compositor austríaco Josef “Pepi” Prantl (1895-1951), que atuou como regente da Orquestra da Sociedade Harmonia-Lyra durante os anos de 1930-1937 e tais peças foram analisadas em seus aspectos morfológicos, a partir dos conceitos e métodos de análise musical, a fim de entender a estética musical adotada por este músico. Como conclusão desta pesquisa, foi observado que haviam ao menos seis agremiações culturais na cidade de Joinville, onde eram realizados eventos musicais, no entanto, a Sociedade Harmonia-Lyra era o espaço cultural onde ocorreram o maior número de eventos deste caráter na cidade de Joinville durante o recorte temporal estudado. Haviam grupos musicais de basicamente dois tipos, sendo orquestras e jazz bands os mais comuns entre eles. No que diz respeito aos eventos, haviam concertos, destinados à execução de música orquestral, costumeiramente nos estilos clássico e romântico, bailes, que eram eventos noturnos, onde o público era convidado a dançar e, domingueiras, que eram eventos diurnos, onde havia música, mas a comida e os jogos eram o principal atrativo. Estes três tipos de evento poderiam ser abertos ao público, mediante pagamento, ou serem destinados apenas aos sócios de determinado clube.Item A tribo toda reunida: modalismo e hibridismo no disco Clube da Esquina 2 (1978)(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-15) RIBEIRO, Lucas Franco de Souza; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/7551807483871336; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; SANTOS, Antônio Rafael Carvalho dos; http://lattes.cnpq.br/2672083648565020; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Esta dissertação apresenta uma proposta de análise dos procedimentos modais e do hibridismo presentes na música encontrada no álbum Clube da Esquina 2 (1978), buscando desenvolver um entendimento maior sobre uma possível sonoridade do grupo de artistas referido como Clube da Esquina e sua relação com esses fatores. Para isso, faço um levantamento da produção acadêmica sobre o Clube da Esquina e Milton Nascimento, a fim de contextualizar o disco estudado e apreender pontos de discussão presentes nessa literatura. Em seguida apresento uma fundamentação teórica, na qual ambiento o Clube da Esquina no devido contexto teórico modal, explico em detalhe os procedimentos modais a serem analisados, e faço um breve levantamento de abordagens do conceito de hibridismo entre teóricos dos Estudos Culturais. Depois disso, apresento uma análise que desenvolvi sobre o material sonoro do álbum estudado, buscando observar diversos parâmetros, divididos entre aspectos primários, aspectos secundários e aspectos temáticos. Por fim, apresento algumas considerações e reflexões a respeito dos processos híbridos e modais no Clube da Esquina, identificando, a partir do aporte oferecido por Piedade (2011), uma tendência a um hibridismo homeostático, além de formas como essa característica se manifesta nos elementos modais percebidos nessa obra.Item Chico Buarque, a canção de quem venceu: a construção de um artista pelo olhar do Jornal do Brasil em tempos de repressão 1965-1968(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-16) DEREVECKI, Daniel Dal Ponte; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/5639298969204817; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; GUÉRIOS, Paulo Renato; http://lattes.cnpq.br/1564546099577691; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992O presente trabalho procura estudar a fortuna crítica que se constituiu em torno da figura e da obra do compositor brasileiro Chico Buarque em seus primeiros anos de atuação, entre 1965 e 1968, conforme a visão construída a respeito dele através da cobertura jornalística praticada pelo Jornal do Brasil. Foram adotadas três estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, análise musicológica e pesquisa documental. A primeira consistiu no levantamento do estado da arte a respeito da produção acadêmica sobre o compositor, o veículo noticioso e o período histórico em foco, que corresponde ao início do Regime Militar no Brasil. Por meio da segunda estratégia foram estudados aspectos de arranjo e composição existentes em algumas das obras do artista, que foram discutidas pela crítica do jornal. A terceira metodologia resultou na criação de dois catálogos de fontes primárias, um deles voltado exclusivamente a citações ao nome de Chico Buarque feitas pelo veículo e outro destinado a mapear a capilaridade de sua obra no mercado fonográfico. A hipótese principal discutida nesta pesquisa é a de que pudesse haver um direcionamento prioritariamente favorável a Chico Buarque na pauta do jornal, porque o artista consistiria num valor-notícia importante para o veículo, tendo em vista as posições defendidas pela crítica do jornal quanto ao debate estilístico vigente na música popular dos anos 1960.Item Desafinar o Coro dos Contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-15) D’ÁVILA, Renan Alfredo de Medeiros; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7403753535734507; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DINIZ, Sheyla Castro; http://lattes.cnpq.br/2264998924057944; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a carreira de Jards Macalé, violonista, cantor e compositor, durante a década de 1970. Usando uma metodologia que uniu a análise, em torno do conceito de “sonoridade”, dos três discos do cantor lançados durante esse período - Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977) - e a análise, a partir dos conceitos de “mundo artístico” e “campo”, das referências à obra e à pessoa de Jards Macalé no Jornal do Brasil de 1969 a 1979, tentou-se compreender o processo de construção da ideia de “maldito” atrelado ao artista, devido as suas escolhas estéticas e seu comportamento, sempre em comparação com outros artistas próximos a ele. O foco foi entender a importância de Jards Macalé para o campo que atuava, a MPB, e sua posição em relação a outros artistas do citado campo.Item Moacir Santos e as sonoridades dos LPs Coisas e Maestro(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-07) GOMES, Fábio Lima Marinho; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0467054601986899; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; TINÉ, Paulo José de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/3115574393562084; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Este trabalho analisa as sonoridades dos LPs Coisas (1965) e Maestro (1972) de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais dos LPs, em conjunto com depoimentos do compositor. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os discursos verbais com os aspectos aurais e visuais dos discos. Por meio dessas análises, a investigação busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos. O trabalho explora a noção de dupla dimensão que envolve os LPs, articulada nos âmbitos aurais e visuais, tornando possível a formulação hipotética geral de que a obra de Santos remete a uma estética musical afro diaspórica.Item O virtuosismo na performance musical instrumental: análise de correlações entre o herói romântico e o guitar hero shredder da década de 1980(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-23) ZUBA, Paulo Vinícius de Freitas; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/9463840993437357; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; MACHADO NETO, Diósnio; http://lattes.cnpq.br/0602062190347329; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162Partindo da hipótese de que o fenômeno do herói na performance é cíclico na história da música, esta pesquisa propôs confirmá-la por meio da investigação das possíveis correlações existentes entre o herói romântico e o guitar hero shredder da década de 1980, tendo como objeto de análise preponderante o virtuosismo na performance musical instrumental. Empreendemos, então, a busca por elementos de permanência a serem identificados nos heróis das seis cordas e que já estavam presentes nos insignes intérpretes românticos. Ainda, pretendemos ilustrar o impacto cultural e social que esses performers exerceram em seu tempo. O procedimento metodológico deu-se através da fundamentação teórica, da contextualização histórica e da análise com fulcro na performance musical, esta segmentada em quatro instâncias primordiais: 1. Teórica-musical; 2. Comportamental; 3. Tecnológica; 4. Representativa. Para tanto, as fontes utilizadas consistiram no material histórico bibliográfico e teórico, nas partituras e transcrições de fonogramas, no material visual (fotos) dos guitar heroes shredders e seus equipamentos, além de representações gráficas das capas de discos. Concluímos confirmando a hipótese de que o fenômeno do heroísmo na performance é intermitente, apenas transmutado ao longo do tempo, e que o guitar hero shredder possui uma imensa capacidade representacional e simbólica, emanadas e percebidas a partir do seu virtuosismo, sobretudo enquanto mediador entre a indústria fonográfica e o público consumidor. Não obstante, sua figura contribui de forma decisiva para a alienação social, na medida em que não apresenta, por exemplo, a criticidade necessária, a qual seria esperada de um autêntico “herói”.