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Navegando por Autor "PIRATELI, Marcos Roberto"

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    TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES 02/2019 E 04/2024
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/12/12) COUTO, Caline do Carmo; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7649566441808435; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; PIRATELI, Marcos Roberto; http://lattes.cnpq.br/3031442948722469; José Luis Derisso; http://lattes.cnpq.br/1138645518550648
    Esta pesquisa explora a concepção de formação de professores e sua relação com a lógica de acumulação e expansão do capital, considerando o contexto histórico, político e social do nosso tempo. A pesquisa tem como objetivo principal investigar as reformas educacionais e sua relação com a constituição do perfil docente delineado pela BNC-Formação, conforme a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, bem como a orientação para matizar a Resolução CNE/CP nº 4 de 2024. Para alcançar esse objetivo principal foram definidos três objetivos específicos: a) investigar a relação entre o mundo do trabalho e a formação docente; b) realizar uma análise crítica da Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, considerando o contexto das recentes reformas educacionais; c) examinar a Resolução CNE/CP nº 4 de 2024 e sua possível relação com os princípios político-pedagógicos emanados da Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 (BNC-Formação). A pesquisa é baseada em estudos bibliográficos e documentos relacionados ao tema formação de professores. Referenciada no método materialista histórico-dialético, no seu desenvolvimento, a análise procura desvelar a natureza das teses subsumidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como o perfil docente requerido. A estrutura da pesquisa discute, inicialmente, a reestruturação do mundo do trabalho, destacando as profundas transformações nas relações laborais e o impacto do neoliberalismo na educação. Em seguida, é realizada uma análise crítica da elaboração das diretrizes curriculares homologadas sob diferentes governos, com foco nas Resoluções CNE/CP nº 2 de 2019 e CNE/CP nº 4 de 2024 e suas implicações na formação de professores. Os resultados evidenciam que as duas resoluções, em essência, ao questionarem o ensino “tradicional”, buscam redefinir o papel do professor que, convertido em mediador/facilitador, deve desconsiderar a transmissão do conhecimento científico produzido pela humanidade. Assim, em consonância com as propostas de ensino baseadas em preceitos neoliberais, o docente deve ignorar a necessária formação intelectual enquanto pré-requisito indelével para o exercício da atividade e aceitar sua conversão em agente executor de políticas padronizadas. A pesquisa conclui que há uma clara desconstrução da figura do professor, um processo de des(formação) de professores, de acordo com a lógica da negação do acesso ao ensino público de qualidade para crianças, adolescentes e jovens que frequentam as escolas das redes públicas brasileiros.

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