Navegando por Autor "PETERS, Ana Paula"
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Item A FANFARRA ESTUDANTIL PÓLO DE PARANAVAÍ /PR NO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS E FORMAÇÃO HUMANA (1998 – 2015)(Universidade Estadual do Paraná, 2024/11/26) LIONES, Vera Rodrigues da Silva; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/5058063723614284; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; PETERS, Ana Paula ; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; CIT, Simone do Rocio ; http://lattes.cnpq.br/3816254088917789Esta pesquisa tem como objetivo investigar a história da Fanfarra Estudantil Pólo do Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Ensino Fundamental Médio e Profissional de Paranavaí, analisando as suas contribuições para a formação humana e musical como parte da cultura escolar, entre 1998 e 2015. Em 1998 houve a troca de instrumentos e em 2015 a fanfarra deixou de participar de campeonatos. Neste período as fanfarras eram muito valorizadas na formação cultural dos estudantes, contribuindo para a formação humana e musical como parte da cultura escolar. As fanfarras davam visibilidade para a escola. Embora haja outros estados da federação em que ainda exista, nas escolas públicas, apoio para as fanfarras, no Paraná elas não são tão comuns em escolas públicas estaduais da educação básica. Porém alguns municípios apresentam estímulo para esta atividade como projetos em contraturno e extracurriculares. Para a realização da pesquisa, buscamos a conexão entre a música e a cultura escolar, tendo como base a música nas relações socioeducacionais afetas ao ensino e a formação humana dos estudantes participantes desses coletivos. Este estudo tem como base fatos históricos e socioeducacionais. Buscamos relacionar o particular (o singular, o dado empírico) com o geral, isto é, estabelecer conexão entre a fanfarra, a escolarização e a organização da sociedade. Entre os principais autores que utilizamos estão Roger Chartier (2002), para analisar as representações construídas acerca da Fanfarra; Augustin Escolano Benito (2017) que aborda a cultura escolar como parte do processo histórico de escolarização; Jacques Le Goff (2003) trata das memórias e sua relação com o tempo histórico, e Edward Palmer Thompson (1998) quando aborda inter-relações entre a sociedade, as experiências e a formação cultural, entre outros. A pesquisa foi qualitativa, bibliográfica e documental visando analisar em contexto sócio-histórico e cultural, as origens das fanfarras escolares e do estudo da música em escolas públicas. Como resultados, conhecemos o processo histórico de criação da Fanfarra Estudantil Pólo, a sua relação com o currículo escolar e a sociedade, explorando as memórias e representações sobre o processo de educação e formação da cultura musical nela desenvolvida. A pesquisa trata das relações da música na escola promovendo um ambiente socioeducativo em que a música esteve presente como um dos alicerces formativos, para a vida em sociedade. A Fanfarra é um valioso recurso para o ensino da música nas escolas públicas, especialmente com os projetos de fanfarras estudantis.Item A música da roça entre o rádio e o circo: o lado caipira de Curitiba através da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela (1940-1970)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-11) CARVALHO, Adonias Alfredo; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/0723764926378790; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; SOUSA JUNIOR, Walter de; http://lattes.cnpq.br/6689539221649758; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O presente trabalho buscou analisar a música caipira, gênero musical de origem rural e tradutora das vivências de homens e mulheres do campo, refletindo sua penetração no espaço urbano, entre os anos 1940 e 1970 em Curitiba. Levando em conta tal recorte temporal e espacial, a pesquisa se voltou para a trajetória artística da dupla caipira “Nhô Belarmino e Nhá Gabriela”, formada pelo casal Julia e Salvador Graciano na capital paranaense. A dupla se fez conhecida em todo o território nacional, com composições gravadas até mesmo fora do país e tornaram-se, assim, os maiores representantes do gênero em todo o estado do Paraná. Traçar esta narrativa histórica e musical de Belarmino e Gabriela, envolveu a descoberta da atuação deles nas emissoras de rádio do período, nos programas de auditório, nos regionais e nas companhias circenses, que ajudaram a identificar um lado caipira da cidade de Curitiba. Assim, a pesquisa pretendeu traçar um diálogo entre a Música e a História, a partir da construção de uma narrativa em torno dessas memórias, utilizando como fontes periódicos impressos e digitais, cartazes, revistas, fotografias, registros fonográficos e entrevistas com pessoas que conviveram com eles. Tais documentos são oriundos da Casa da Memória de Curitiba, do acervo pessoal de pesquisadores e do Museu da Imagem e do Som. A relevância histórica e cultural da dupla para a cidade de Curitiba, bem como a escassez de pesquisa histórica sobre sua trajetória e seu significado estimularam e legitimaram o desenvolvimento do presente trabalho. Esta pesquisa procurou responder à questão sobre a trajetória artística da dupla caipira e sua relação com a cidade, tendo o circo e o rádio como pano de fundo. Além disso, buscamos nos aprofundar sobre a trajetória artística da dupla e quais eram suas características dentro do gênero caipira. Pudemos concluir que Belarmino e Gabriela são cruciais no cenário artístico paranaense, além de criarem uma música caipira com influências do sul do país.Item A trajetória de Lúcio Rangel na imprensa: os textos para a revista Manchete (1953-1957)(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-23) MARQUES, Renata Letícia; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; http://lattes.cnpq.br/0039502207013132; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992; BERGOLD, Rogério de Brito; http://lattes.cnpq.br/9302929964417281; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229O objetivo dessa pesquisa é investigar o trabalho na imprensa de Lúcio Rangel para ampliação do entendimento do seu lugar na história da crítica musical brasileira. Para isso foram mapeados os periódicos para os quais o crítico trabalhou em seu momento inicial de carreira, principalmente as décadas de 1940 e 1950, e analisados especificamente seus 145 textos publicados na coluna de música popular da revista Manchete, sendo este o trabalho de maior expressividade quantitativa de textos desse período. O mapeamento de seu trabalho partiu de uma lista inicial presente no texto de Sérgio Augusto (2007). Dessa lista inicial foram explorados aqueles periódicos que estavam disponíveis na Hemeroteca Digital, site que possibilitou também a pesquisa por palavras-chave. Essa busca resultou em ocorrências do nome de Lúcio Rangel que levaram não apenas a textos de sua autoria mas também de outros autores falando sobre ele, o que também contribuiu com o objetivo da pesquisa. Conhecido por ser um intelectual que fazia parte da boemia, produziu para vários periódicos, seu trabalho mais reconhecido é o de diretor da primeira revista especializada em crítica de música popular brasileira, a Revista da Música Popular (RMP). A presente pesquisa encontra problemáticas nas questões mais básicas sobre suas ideias: quais eram elas e quais as diferenças entre o que realmente estava em seu texto e aquilo que foi construído com base em seu cargo na RMP. Na década de 1950, o fotojornalismo chegava ao Brasil, um sinalizador das modernizações que ocorreram na imprensa brasileira como apontado por Ana Ribeiro (2000). O fotojornalismo é um dos indicadores da preocupação em alcançar um público mais amplo do que anteriormente, o que reverbera na ampliação do papel da crítica de música popular na imprensa. Primeiramente, foi necessário um aprofundamento na análise de periódicos que marcaram o início da carreira de Rangel: a Revista acadêmica e a revista Sombra, para ampliação do entendimento de seu trabalho na revista Manchete. Sobre estas foram utilizadas as obras de Muza Velasquez (2000), Ana Cerbino (2013;2014), e Georgy Aragão (2005). Para análise da revista Manchete foram criadas três principais categorias de separação de temas: música popular brasileira, jazz e disco. Buscando analisar os conceitos utilizados pelo crítico, foi necessária a utilização de bibliografias sobre música brasileira e jazz. Para analisar os textos sobre a primeira foram utilizados os autores Hermano Vianna (2002), Jorge Caldeira (2007), Carlos Sandroni (2012), Dmitri Fernandes (2018), Maria Clara Wasserman (2002), Marcos Napolitano (2007) e Vinci de Moraes (2019). Já com os textos sobre jazz foram utilizados os trabalhos de Antônio Carlos Araújo Ribeiro (2000), Anne Le Grand (2020), Tom Pechard e Ted Gioia (2012). Foi possível realizar um mapeamento com fontes primárias dos locais para onde Lúcio Rangel colaborou, inexistente até então, bem como aprofundar a análise sobre o conteúdo das suas ideias e como elas interagiam com o seu meio de atuação.Item Almirante e a construção historiográfica da música brasileira: análise do programa no tempo de Noel Rosa (1951)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-09-16) DELGADO, Leonardo Gonçalves; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/2052604876889942; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; OLIVEIRA, Márcia Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5104473139206788; EGG, André Acastro; http://lattes.cnpq.br/9736814640486992Este trabalho apresenta considerações acerca da obra de Henrique Foréis Domingues (1908- 1980), conhecido pela alcunha de Almirante. O objetivo é apresentar o levantamento histórico elaborado pelo radialista na confecção do programa radiofônico No Tempo de Noel Rosa. O programa, que consiste em 22 episódios com cerca de 30 min cada, é considerado uma das primeiras biografias do compositor Noel Rosa, que aborda histórias da vida do sambista desde o seu nascimento, em 1910, até sua morte, em 1937, e foi transmitido pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, em 1951. Pretende-se compreender como foi organizada a pesquisa historiográfica, realizada por Almirante para elaborar o programa, assim como analisar os seus posicionamentos, tanto no que se refere a política, quanto a figuras públicas do Rio de Janeiro da década de 1930. A narrativa elaborada pelo radialista, locutor e apresentador é uma das fontes escolhidas nesta pesquisa para refletir sobre os estudos de história da música popular brasileira, ao apresentar No Tempo de Noel Rosa e escrever seu livro homônimo. Uma das características principais desta obra de Almirante é uma preocupação em apurar um levantamento histórico coerente e o presente trabalho pretende compreendê-lo enquanto uma fonte histórica tanto bibliográfica quanto audiovisual. A pesquisa consiste em ouvir todos os episódios do programa, elencar os principais temas abordados e fazer uma comparação com o que pesquisadores falam sobre conceitos de biografias e História da Música. Com a análise, foi elaborado uma tabela descritiva contendo os dias, horários, duração, temas, patrocínios e as canções apresentadas, assim como os interpretes que ou cantaram ao vivo, ou foram reproduzidas em disco.Item Aulas individuais de canto para crianças: um estudo multicasos com professores(Universidade Estadual do Paraná, 2023-10-03) MEYER, Milena Castilho; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/1522555735426822; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; VELOSO, Flávio Denis Dias; http://lattes.cnpq.br/7349210547813789; FERRONATO, Rafael Stefanichen; http://lattes.cnpq.br/6113379011588452Após a estreia do programa The Voice Kids Brasil, em 2016, percebeu-se um aumento na demanda por aulas de canto para crianças. Este fato trouxe também uma quebra de paradigma em relação ao ensino de canto. A presente pesquisa tem temática central o ensino individual de canto popular para crianças, e tem como objetivo compreender de que maneira professores estão conduzindo pedagogicamente as aulas de canto para crianças. Foram analisadas publicações brasileiras sobre o ensino de canto dentro das seguintes temáticas: O desenvolvimento vocal infantil; Pedagogia vocal; A formação do indivíduo musical a partir do canto coral; e Repertório. A metodologia escolhida foi o estudo de caso. Foram entrevistados três professores que atuam com aulas individuais de canto para crianças na cidade de Curitiba. Após a organização, categorização e análise dos dados da pesquisa, surgiram novas questões emergentes em relação ao ensino de canto e em muitos pontos a fala dos professores não dialogava com a literatura selecionada para este trabalho.Item Marcos Leite e o Vocal "Brasileirão": a prática da música coral no Conservatório de MPB de Curitiba(Universidade Estadual do Paraná, 2022-12-06) GOMES, Adriana Fabro; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/1203297716331661; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; RODRIGUES, Indioney Carneiro; http://lattes.cnpq.br/8173476199094099; CIT, Simone do Rocio; http://lattes.cnpq.br/3816254088917789Esta pesquisa teve por objetivo, registrar e analisar as características do trabalho realizado pelo maestro, compositor e arranjador, Marcos Leite com o grupo vocal Brasileirão no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB) no período de 1995 a 2001. Para isso, apresentou-se uma breve contextualização demonstrando os principais nomes que teriam sido precursores do uso de música popular dentro da música coral no Brasil, seguido de alguns fatos que justificaram a vinda de Marcos Leite a Curitiba. Foi apresentado um relato da trajetória de vida de Marcos Leite, contendo o período anterior à sua vinda e o período em que desenvolveu seu trabalho em Curitiba. Num segundo momento foi apresentado o grupo vocal Brasileirão, que após detalhamento de sua formação e estrutura, serviu de referência a partir de dois pontos focais: a análise de um show realizado em 1999 contendo longa entrevista com Marcos Leite e a coleta, através de questionário aberto enviado a todos os participantes do grupo no período de 1995 a 2001, que possibilitou o incremento na descrição das principais características do trabalho realizado por ele. Essas análises mostram a significância do trabalho de Marcos Leite como uma renovação na prática de música vocal através de uma proposta de trabalho multifacetada que se integra ao modelo de seus contemporâneos como um complemento à prática da música vocal brasileira.Item Música Popular Urbana na cidade de Maputo: percursos e contextos. 1975-2020(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-08) MABOTA JÚNIOR, Gil Mundau; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/8803775971779945; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; MUKHAVELE, Luka; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780O presente estudo parte do pressuposto de que a música em Moçambique, apesar de ser uma realidade cultural e artística inscrita na identidade dos moçambicanos nos seus diferentes contextos, ainda carece de uma análise sobre o seu percurso e contextos de execução nos primeiros anos da independência. O objectivo deste estudo é analisar o percurso e contexto de desenvolvimento da música popular na cidade de Maputo, refletindo como a independência de 1975 manteve algumas práticas músicas e gêneros da música popular urbana ou trouxe novas práticas e gêneros musicais, levando em consideração conceitos de transnacionalismos e transculturalidade. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa previu a realização de algumas entrevistas aos músicos e produtores musicais. Inclui ainda, a consulta de textos de referência devidamente indicados na lista bibliográfica.Item O trabalho artístico de Stelinha Egg no rádio e a difusão da Música Popular Brasileira(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-12) PIMENTEL, Florinda Cerdeira; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; http://lattes.cnpq.br/5617494554153425; PETERS, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; VICENTE, Rodrigo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/4162161037283075; VEBER, Andréia; http://lattes.cnpq.br/7973875471143626Esta dissertação tem como objetivo central investigar o trabalho artístico musical da cantora curitibana Stellinha Egg. Reconhecida pela imprensa e crítica especializada, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, como melhor intérprete da música folclórica brasileira, Stellinha Egg desempenhou um papel fundamental na promoção e difusão da música popular brasileira, tanto em território nacional quanto internacional. Sua atuação abrangeu uma ampla gama de atividades, incluindo colaborações com rádios e gravadoras de destaque em sua época, bem como turnês pela Europa, onde apresentou a riqueza da cultura popular brasileira em diversos países estrangeiros. Nesse contexto, esta pesquisa busca aprofundar o conhecimento e compreensão sobre sua trajetória artística e as motivações por trás da escolha de um repertório intimamente ligado à cultura popular do Brasil. Utilizando uma abordagem qualitativa, fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica, o estudo se vale, principalmente, dos periódicos publicados entre as décadas de 1930 e 1970, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, como fonte primordial para traçar uma análise detalhada e cronológica da carreira de Stellinha Egg ao longo dos anos.