Navegando por Autor "PEREIRA, Solange Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item EDUCAÇÃO E DISSENSO: OS CÍRCULOS DE CULTURA COMO VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-18) PEREIRA, Solange Alves; COSTA, Leandro Sousa; http://lattes.cnpq.br/5289097817087058; http://lattes.cnpq.br/1626114266737118; SILVA, Daniel Santos da; http://lattes.cnpq.br/3022521670935308; JUNIOR, Paulo Borges de Santana; http://lattes.cnpq.br/1503481482254393Esta pesquisa explora a visão de Paulo Freire sobre a democracia radical e substantiva, enfatizando seu papel crucial na formação humana emancipatória. Esta análise se baseia na metodologia dos Círculos de Cultura propostas por Freire, adotando uma abordagem interdisciplinar que une a filosofia e os princípios da educação. Essa pesquisa é especialmente relevante no contexto do ensino médio integrado ao curso profissionalizante para a formação de docentes, local de implementação da prática . Assumimos que a construção da democracia na escola está intimamente conectada à democratização da sociedade à qual está inserida. Escolhemos Paulo Freire como principal referência teórica e identificamos outros pensadores contemporâneos que discutem este tema. Entre eles, destaca-se a filósofa belga Chantal Mouffe, cujas ideias são essenciais para entender o cenário atual e os desafios que a democracia escolar enfrenta. Reconhecemos que o pensamento de Freire é muito relevante na análise da sala de aula contemporânea em escolas públicas. Freire retrata a sala de aula como um espaço democrático que valoriza as relações dialógicas estabelecidas nas redes de indivíduos, em um contexto crítico pós-moderno.