Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PEREIRA, Juliane Washov"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS MANIFESTADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES-PROBLEMA RELACIONADAS À CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES EM QUÍMICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-25) PEREIRA, Juliane Washov; REZENDE, Veridiana; Zanella, Marli Schmitt; http://lattes.cnpq.br/0294897833824760; http://lattes.cnpq.br/5630494004651939; http://lattes.cnpq.br/5025972424345590; SANTOS, Talita Secorun dos; http://lattes.cnpq.br/9052886361360320; CEDRAN, Débora Piai; http://lattes.cnpq.br/6606174598372143
    A Matemática é essencial para o estudo de diversas áreas do conhecimento, incluindo a Química. O conteúdo químico Concentração Comum de Soluções é estudado em Santa Catarina na 2ª série do Ensino Médio, ele está diretamente relacionado às operações de multiplicação e divisão, e são do tipo Proporção Simples. Com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), assumimos nesta pesquisa que a compreensão de um conceito ocorre pelo sujeito a partir das experiências com diversas situações no contexto escolar, relacionadas ao conceito. Considerando que as situações-problema de Concentração Comum de Soluções são classificadas como Proporção simples, podendo variar as suas subclasses – Multiplicação um para muitos, Partição, Cota, e Quarta Proporcional, esta pesquisa busca responder a seguinte questão de pesquisa: Que conhecimentos matemáticos são manifestados por estudantes da 3ª série do Ensino Médio ao resolverem diferentes situações-problema de Proporção Simples relacionadas à Concentração Comum de Soluções, na disciplina de Química? Diante do exposto, buscou-se identificar conhecimentos matemáticos de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ao resolverem essas situações-problema. Para tanto, foi elaborado um protocolo de pesquisa composto por oito situações-problema relacionadas às subclasses de Proporção Simples, que foram implementadas com 12 estudantes de uma escola estadual de Santa Catarina. Diante das análises das resoluções dos estudantes foi possível notar que em situações-problema de Concentração Comum de Soluções, a classe de situação Proporção Simples Cota (S5, S6) é mais complexa para os estudantes do que a Classe Proporção Simples Quarta Proporcional (S7, S8), seguidas da Proporção Simples Multiplicação um para muitos (S1, S2) e por último a Proporção Simples Partição (S3, S4) constituindo a subclasse mais simples de ser resolvida pelos estudantes. Foi possível indicar quatro (05) teoremas em ação verdadeiros e três (03) teoremas em ação falsos. Identificamos que o mesmo teorema em ação pôde ser manifestado em diferentes subclasses como em S1 e S2, S7 e S8. As análises mostram que diante de situação-problema apresentada apenas em língua natural com números inteiros os estudantes mobilizaram mais estratégias adequadas do que nas situações-problema que foram apresentadas em língua natural com números decimais combinadas com representações adicionais, como tabela ou gráfico. Os resultados mostram que a presença de uma nova forma de representação altera significativamente o desempenho dos estudantes, que acionaram esquemas mais variados na tentativa de resolver a situação-problema, mobilizando diferentes estratégias como uso de fórmula química, regra de três, operação de divisão e multiplicação, incluindo representações pictóricas e operações aditivas. As análises revelam a dificuldade e não familiaridade dos estudantes conforme variam as subclasses das situações-problema, sendo as situações de Proporção Simples Cota e Proporção Simples Quarta Proporcional mais complexas para os estudantes, e também aquelas que apresentam seus enunciados com informações na forma de tabelas e gráficos. Nestes casos, dificuldades matemáticas especialmente relacionadas a operações com números decimais interferem no sucesso das resoluções das situações-problema de Concentração Comum de Soluções.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão