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Navegando por Autor "PEREIRA, Debora da Costa"

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    Evasão no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus Ivaiporã
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/08/07) PEREIRA, Debora da Costa; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1108072306912422; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; SANTOS, José Carlos dos; BIDO, José Mateus; COLOMBO, Irineu Mário
    Pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o IFPR – Campus Ivaiporã iniciou suas atividades acadêmicas no ano de 2010 e alguns desafios educacionais foram ganhando corpo no processo formativo, entre eles, os índices de evasão nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que chegam a pouco mais de 40% na unidade. A evasão escolar é um dos assuntos centrais nas discussões sobre os problemas que preocupam a educação brasileira, impossibilitando a efetividade do processo formativo para muitos jovens estudantes. Posto isso e considerando o reduzido número de investigações sobre a temática no ensino técnico no Brasil, esta pesquisa tem o objetivo de compreender o fenômeno da evasão nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFPR – Campus Ivaiporã. Esta proposta, além de ampliar o corpus de análise dos estudos teóricos e empíricos que poderão contribuir para a compreensão desse fenômeno tão complexo e prejudicial às instituições de ensino, será a primeira pesquisa de pós-graduação stricto sensu, sobre evasão escolar em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, realizada no âmbito do IFPR, possibilitando abrir novos caminhos de diálogo dentro do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fiz uso de metodologia pautada em abordagem quanti-qualitativa, realizada a partir de referências bibliográficas, análise documental e aplicação de questionário online, via Formulários Google, junto aos estudantes evadidos, das turmas já concluídas, no período de 2012 a 2018. Os resultados apontam para motivadores multifatoriais, internos e externos à instituição, apresentando semelhanças e peculiaridades entre as causas elencadas em cada curso, bem como pelos responsáveis dos estudantes. A partir das análises, acredito que as questões relacionadas ao currículo, às ações didático-pedagógicas, à falta de conhecimento da comunidade acadêmica com relação ao campus e aos cursos, os fatores culturais, familiares e a vulnerabilidade socioeconômica contribuíram para a evasão escolar, no universo pesquisado. Diante disso, saliento que é preciso desenvolver um trabalho de fortalecimento de identidade institucional e dos cursos técnicos; promover estudos e discussões acerca de possíveis adaptações no currículo que contemplem a realidade dos estudantes; ampliar o diálogo entre docentes, equipe pedagógica e estudantes; simplificar a comunicação institucional com os estudantes e familiares, via editais; unir forças com a comunidade escolar para cobrar o fortalecimento e expansão das políticas públicas voltadas à Assistência Estudantil.

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