Navegando por Autor "PASCHOAL, Camila Vital"
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Item ÑANDUTI: MIGRAÇÕES E TERRITÓRIOS AFETIVOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/12) PASCHOAL, Camila Vital; PINTO, Pedro Plaza; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/4210264642096088; http://lattes.cnpq.br/4279047728502436; PINTO, Pedro Plaza; http://lattes.cnpq.br/4210264642096088; NORONHA, Fábio Jabur de.; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; DULCI, Tereza Maria Spyer; http://lattes.cnpq.br/3991418591681661Esta dissertação resulta do processo de concepção, pesquisa e período de filmagem de Ñanduti: migrações e territórios afetivos na tríplice fronteira e permeada na dualidade realizadora-pesquisadora. Para tal, no primeiro capítulo apresento o inventário do Ñanduti, o argumento do filme, paisagens, proposta estética, relatos de momentos de filmagem e sobre a impossibilidade do fazer que provocaram as reflexões e problematizações desenvolvidas na pesquisa. No capítulo seguinte, apresento uma discussão com foco nas teorias do cinema latino-americano, cinema comunitário e cinema universitário, utilizando aportes teóricos e manifestos produzidos por realizadores que fizeram parte do Nuevo Cine Latinoamericano em diálogo com a ideia de Cinema Comunitário, desenvolvida por Alfonso Gumucio Dagron, e as escolas de cinema implementadas por Fernando Birri, buscando traços que convergem e divergem ao analisar a formação, as narrativas e as práticas na realização dos curtasmetragem de estudantes e egressos do curso de graduação em Cinema e Audiovisual na América Latina da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). E por fim, no terceiro capítulo, analisamos outros cinco curtas-metragens produzidos por estudantes, que completaram todo o seu processo de pré-produção, produção e pós-produção, e que foram exibidos em festivais e mostras de cinema independentes e universitários. Esta construção buscou compreender, de maneira teórica e empírica, como a vivência na região transfronteiriça e a proposta acadêmica da universidade se fazem presentes nas construções narrativas e nos modos de produção desenvolvidos para a realização.