Navegando por Autor "PARIS, Gustavo Candido de Jesus"
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Item INTERVENÇÃO E COLABORAÇÃO NAS AÇÕES DO GRUPO 3NÓS3 (1979-1982)(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) PARIS, Gustavo Candido de Jesus; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/1417670610829365; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; MORAES, EVERTON DE OLIVEIRA; http://lattes.cnpq.br/7818932710501334; REIS, PAULO R. O.; http://lattes.cnpq.br/7123959718032577O presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre arte e política no cerne das práticas artísticas do coletivo de intervenção urbana 3nós3. Em atividade entre os anos de 1979 e 1982, o grupo, formado por Mario Ramiro, Hudinilson Jr. e Rafael França, realizou uma série de ações assumindo a priori o espaço da cidade como principal suporte no contexto político da redemocratização brasileira, em que o país se encontrava sob o governo de João Batista Figueiredo. Marcado pelas lutas sociais dos movimentos estudantil e de trabalhadores, o período foi representativo pelo processo de retomada do espaço público pela sociedade civil como arena de manifestações públicas, incluindo-se as práticas artísticas de caráter experimental. Em paralelo, agentes do campo das artes visuais passavam a se empenhar na atuação institucional ao mesmo tempo em que se organizavam em redes de sociabilidade artística, promovendo o intercâmbio e o fortalecimento do pensamento contemporâneo no sentido de fundar as bases institucionais mínimas para sua produção, circulação e difusão. Nesse sentido, este trabalho se debruça sobre o estudo do grupo 3nós3 e suas práticas à luz do contexto político e institucional do campo da arte a ele diretamente relacionados, problematizando considerações que generalizam o complexo e heterogêneo período do regime militar e pouco comentam o lugar do 3nós3 no estabelecimento dessas redes e suas contribuições em um processo mais amplo, qual seja, o de reconfiguração das instituições de arte a partir dos anos 1980. Partindo da hipótese de que o trio – assim como boa parte dos artistas desse período – foi representante de uma reorientação política da arte produzida no Brasil nesse período, o trabalho busca analisar as possíveis formas políticas manifestadas em suas ações, organizando-as em duas categorias: a obra como intervenção e a colaboração como forma política. Tais categorias metodológicas tornam-se eficazes para identificar duas fases distintas na atuação do 3nós3, sendo a primeira representada pelas ações iniciais do grupo (Ensacamento, X-galeria e Tríptico) e, a segunda, pelas ações performáticas no âmbito do Evento fim de década e as ações de grande escala a partir dos anos 1980; tendo a ação Interdição como ponto de transição entre os dois momentos do grupo, compreende-se o conjunto da obra do trio como ações complexas que evocam a ideia de um espaço público ampliado, o qual assume a cidade, a mídia de massa e a instituição-arte. Em uma chave mais ampla, busca-se contribuir para a historiografia da arte do período para além das considerações que se encerram no caráter amplamente estudado acerca da chamada geração 80, levando em consideração os esforços na institucionalização da produção contemporânea do período e destacando a potência política de poéticas visuais que se voltam para as questões internas à arte como problema central.