Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PAIVA, Hedy de Paula"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
    (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/09/30) PAIVA, Hedy de Paula; CEOLIM, Amauri Jersi; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; http://lattes.cnpq.br/9516653074741769; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; TORTOLA, Emerson
    A Modelagem Matemática, enquanto concepção, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, objetiva proporcionar os meios para que a compreensão da Matemática e sua abordagem didática se construam de forma crítica e transformadora. Tanto a Modelagem Matemática quanto a Educação Matemática Crítica são amparadas por situações calcadas nas realidades encontradas nos ambientes pedagógicos que ressaltem aspectos democráticos. A Educação do Campo, no que lhe concerne, demonstra ser um vasto campo de estudo, dado seu histórico de estruturação e implementação, pautado nos pressupostos da teoria crítica. É nesse lócus que esta investigação se insere, ao propor uma análise que intenciona estruturar as aproximações entre as peculiaridades dos conceitos da Educação do Campo com os conceitos de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. A presente pesquisa tem caráter qualitativo e se estabelece por meio da análise dos documentos oficiais que fundamentam a Educação do Campo, a saber, as diretrizes curriculares nacionais e estaduais, Projetos Político Pedagógicos e Propostas Pedagógicas Curriculares da disciplina de Matemática das escolas do campo da cidade de Cascavel, no Paraná, a partir dos conceitos advindos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. As análises se deram por meio da Análise Textual Discursiva, e resultaram na elaboração de argumentos que indicam as aproximações entre os conceitos fundamentadores da Modelagem na Perspectiva da Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão