Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Ana Claudia Maiolli de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    “Um sonho para se viver”: exercício da memória na reconstituição da História da Escola Municipal Monteiro Lobato no Município de Campo Mourão (PR) sob o olhar dos(as) alunos(as) da Sala de Recursos Multifuncional.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-14) Oliveira, Ana Claudia Maiolli de; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; http://lattes.cnpq.br/1247874477170339; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Nogueira, Juslaine de Fátima Abreu; http://lattes.cnpq.br/5283169846765859
    A pesquisa teve como tema “Um sonho para se viver”: exercício da memória na reconstituição da História da Escola Municipal Monteiro Lobato no Município de Campo Mourão (PR) sob o olhar dos(as) alunos(s) da Sala de Recursos Multifuncional, localizada no bairro Jardim Lar Paraná, no município de Campo Mourão (PR). Esse trabalho teve como proposta pedagógica, que os(as) educandos(as) da Sala de Recursos Multifuncional sejam os sujeitos ativos e protagonistas na reconstituição da história, por meio de uma sequência didática, que resultou na produção de um vídeo documentário. A história da instituição é marcada pela luta da própria comunidade escolar para a construção da Escola, tendo como diferencial uma arquitetura específica e a participação efetiva da comunidade. Para além da história oficial, ela foi reconstituída pelo olhar dos(as) estudantes, por intermédio de narrativas da própria comunidade escolar e de objetos geradores (Ramos, 2004; Cainelli, 2008), como fontes históricas, contribuindo para um ensino de História reflexivo, instigante, singular e de transformação social. Observa-se que o ensino desse componente curricular no Brasil foi realizado a partir de grandes feitos e grandes heróis, silenciando as histórias e os sujeitos locais. As vozes desses, que muitas vezes não constam nos documentos oficiais, foram o ponto de partida na perspectiva de uma nova abordagem de pensar, fazer e ensinar. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino fundamental (Fonseca, 2009), a experienciação do cinema (Bergala, 2008; Fresquet, 2020) e o protagonismo do(a) estudante na realização da sequência didática possibilitou uma nova abordagem, tendo como referência a própria vivência dos sujeitos, na qual todos(as) se tornam ensinantes/aprendentes.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão