Navegando por Autor "OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A motivação de músicos perante adversidades na rotina de estudos ao instrumento: uma investigação durante a pandemia de Covid-19(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-24) COIMBRA, Flavio Cantador; OLIVEIRA, Allan de Paula; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/3491569736650730; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como estudantes de música se mantêm motivados em situações de adversidades na sua rotina de estudos do instrumento, durante a graduação. Para dar sustentação e apoio às reflexões e conclusões na análise dos dados obtidos, a investigação se fundamenta a partir da Teoria Social Cognitiva, proposta por Albert Bandura (1986). Em conjunto ao suporte da teoria, também se buscou levantar aspectos ligados à motivação intrínseca e extrínseca. A estratégia de pesquisa escolhida foi a de Estudo de Caso, o que permitiu um aprofundamento no entendimento sobre o tema a ser analisado, principalmente por se enquadrar em uma circunstância despertada pela pandemia da Covid-19 no ano de 2020, data de início do mestrado que gerou a presente dissertação. A coleta de informações foi de natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com oito estudantes de música de nível superior da cidade de Curitiba/PR. As entrevistas foram transcritas na íntegra, categorizadas por assuntos e analisadas sob Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (1977). A análise das falas dos participantes revelou perspectivas sobre o processo motivacional e autorregulação do estudo do instrumento perante adversidades. Também levantou características observadas em relação a motivações de ordem interna, e motivações resultantes de eventos externos, como a pandemia. Espera-se com este trabalho de pesquisa compartilhar elementos sobre a relação dos alunos universitários com o seu processo motivacional, para melhoria das práticas e aprendizagem no estudo do instrumento, especialmente durante períodos de adversidades, como a da pandemia da Covid-19.Item Seu instrumento musical pode facilitar a percepção de melodias: a influência do timbre instrumental e a teoria do fluxo na percepção musical(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-16) ANDRADE, Jessé Meier de; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996; http://lattes.cnpq.br/0324175087636545; OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital; http://lattes.cnpq.br/4027025835602996; CAREGNATO, Caroline; http://lattes.cnpq.br/9638767577242874; SILVA, Ronaldo da; http://lattes.cnpq.br/5022780329196437O objetivo dessa dissertação foi investigar se o timbre do instrumento principal de estudantes de música facilita a percepção melódica (tonal), utilizando como parâmetro a concentração sob a ótica da Teoria do Fluxo. A estrutura de trabalho está delineada por uma abordagem mista, tendo como sujeitos da pesquisa 17 alunos de piano, violão, violino e flauta transversal de três conservatórios de música do Paraná. A metodologia estrutura-se na coleta de dados por meio de: 1) questionário, visando a coleta de informações sobre a proximidade dos participantes com seus respectivos instrumentos principais de estudo musical; 2) atividades-teste de percepção melódica tonal com variação de timbres, visando a coleta de informações a respeito do desempenho dos sujeitos em tais exercícios; 3) Aplicação da escala DFS-2 (JACKSON e EKLUND, 2004) logo após os testes, para observar se a concentração é alterada pelo timbre instrumental, na atividade proposta. Os resultados, embora não generalizantes, apontam que há um maior desempenho dos participantes nas atividades-teste quando escutam seu timbre instrumental principal. Além disso, é esse timbre que possibilita ao sujeito maiores níveis de concentração na escuta, potencializa a manutenção da concentração na escuta fazendo com que haja um menor esforço para se concentrar na tarefa. Dessa forma, o timbre instrumental principal pode gerar facilidade na percepção de melodias tonais e uma maior, melhor e mais contínua concentração na escuta em direção ao Fluxo. As contribuições destes resultados podem ser aproveitadas por estudantes e professores de música para que reflitam sobre o uso da diversidade timbrística no processo de desenvolvimento da escuta em aulas de Percepção Musical.