Navegando por Autor "OLIVEIRA, Larissa Damaris Lorena de"
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Item DISPOSITIVOS DE PODER E CONTROLE E O LUGAR DO CORPO EM RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA ONLINE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/27) OLIVEIRA, Larissa Damaris Lorena de; VELLOZO, Marila Annibelli; SIEDLER, Elke; http://lattes.cnpq.br/2259772519759431; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/0591223900258754; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de; http://lattes.cnpq.br/7913529993809727; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615A pesquisa reflete sobre os dispositivos de poder nas relações de ensinoaprendizagem em dança que ocorrem no deslocamento das aulas presenciais para as remotas, no contexto da pandemia da SARS-CoV-2 (Covid-19) (2020-2021), e as possíveis implicações no corpo discente de alunos de turmas do 6.o ao 9.o anos, do Ensino Fundamental II, da rede privada do Paraná. A hipótese é a de que há uma crescente falta de interesse, por parte dos estudantes, de mobilizar o corpo em diferentes amplitudes e deslocamentos pelo espaço, dada as relações que se estabelecem pelo e no aumento do uso de dispositivos digitais online em várias instâncias da vida, principalmente com o deslocamento para aulas remotas, a partir da crise sanitária. O aporte teórico perpassa pelos conceitos de sujeição dos corpos (FOUCAULT, 2009; 2014), Biopolítica (LEMKE, 2018a) e espaços heterotópicos (FOUCAULT, 2003; 2013) em articulação com a teoria Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005) e as possíveis relações entre tecnologia e cognição (CLARK, 2003; 2008). A metodologia se baseia na revisão bibliográfica dos autores mencionados e no método exploratório de questionários com professores da rede privada das turmas de 6.o ao 9.o ano do ensino fundamental II, nas cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória, Colombo, e Curitiba, no estado do Paraná. Como resultados destacam-se alguns fatores como o espaço, a timidez,a presença da câmera e dos familiares que colaboraram para a transformação do movimento corporal no ambiente remoto.