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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Helen Cristina de"

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    A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA CONTEMPORÂNEA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS CURSOS EM TI NO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/28) BURDIN, Renata Pereira Garcia; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/8657631252461349; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; OLIVEIRA, Helen Cristina de ; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952
    O presente trabalho foi realizado mediante o Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente a proposta pedagógica em TI no Paraná e a relação entre economia e mundo do trabalho originadas pela restruturação toyotista, cujos reflexos alcançaram o ensino profissionalizante em Informática até nos tempos atuais. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, foram levantados os aspectos que originaram o Sistema Toyota de produção, suas implicações, repercussões e sua sistematização para além do tapete fabril, com vistas a identificar e compreender os avanços e os retrocessos que a gênese desse sistema de produção incorreu também sobre as políticas públicas para o Ensino Médio, sobretudo em TI. Na primeira seção, foram abordados os aspectos e eventos que deram origem ao Sistema de produção Toyotista, sua sistematização e como se disseminou no Brasil. Na segunda seção, a partir da literatura existente, discorreu-se sobre de que modo as mudanças oriundas da reestruturação no modo de produção implicaram em modificações sobre as bases e fundamentos da Educação Profissional, principalmente sobre os dois momentos do Curso Técnico em Informática que, a partir de reformulações e da “nova” reforma do Ensino Médio, em 2017, culminou, em 2022, no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, a nível mediano. Assim sendo, foi feita uma análise das matrizes curriculares desde 2004, quando da implantação do curso em TI, em suas modificações, até a atual matriz curricular proposta em 2022, já com a “reforma” da proposta para o Curso Desenvolvimento de Sistemas. Revela-se que, da matriz proposta em 2004, o objetivo era capacitar mão de obra flexível e apta ao manuseio de hardwares e softwares, para a formalidade profissional. Conforme o mercado sofre mudanças, as alterações foram alcançando os objetivos para a parte específica da matriz curricular a qual fora, em 2009, tripartida. No entanto, mediante o processo do capital sobre o mundo do trabalho e da educação profissional, as habilidades e as competências se moldaram para promover no educando um “senso de empreendedorismo”, de uberização, para o manuseio de plataformas digitais, impelindo o estudante à não formalização laboral contemporânea. Dessa forma, por meio da pesquisa, apreendeu-se criticamente que a estratégia de flexibilização apresentada pelo modelo de produção da Toyota atendeu às demandas do mercado, levando os recém-formados do Ensino Médio "reformulado" para a informalidade e para a uberização.
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    FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/30) OLIVEIRA, Helen Cristina de; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FILHO, Domingos Leite Lima ; http://lattes.cnpq.br/1113538527015820; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    A presente dissertação tem como objetivo apreender a relação entre as particularidades da gestão da produção toyotista e a formação docente na contemporaneidade, portanto, problematiza essa relação no contexto do trabalho flexível, focando em particular no delineamento do novo perfil docente. É importante ressaltar que a investigação sobre a questão da formação de docentes requer que seja realizada à luz do complexo tecido social em que está inserida, por isso, há necessidade de contextualizá-la em seu aspecto histórico, político, social e econômico. Na esteira dessa pesquisa compreendemos que a concepção de educação para o novo milênio, isto é, em consonância com a acumulação flexível, retoma a ênfase na concepção produtivista de educação, que busca seu fundamento na teoria do capital humano, contudo, ressignificada, pautada numa perspectiva de individualização, inovação, competição e concorrência, isto é, segue a mesma lógica toyotista de produção, cujo sistema Just in time e seu aparato técnico de gestão de produção: Kaizen, Kanban, CCQ, Autonomação, 5s, Qualidade Total, Andon, contribuem para o sucesso da produção flexível. Concluímos que o sistema educacional brasileiro vem se ajustando aos imperativos do capital no contexto do trabalho flexível e que há uma acentuada ênfase na categoria flexibilização, evidenciada nas sugestões de organismos multilaterais, portanto, verificamos que se trata de formar o professor sob a lógica Just in Time a exemplo do toyotismo, isto é, formar o professor pragmático, reflexivo/resignado, pautado na perspectiva pedagógica de competências e habilidades, emulado à competição por meio de avalições internas e externas.

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