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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Helen Cristina de"

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    FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/30) OLIVEIRA, Helen Cristina de; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952; Renan Bandeirante Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Domingos Leite Lima Filho; http://lattes.cnpq.br/1113538527015820; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    A presente dissertação tem como objetivo apreender a relação entre as particularidades da gestão da produção toyotista e a formação docente na contemporaneidade, portanto, problematiza essa relação no contexto do trabalho flexível, focando em particular no delineamento do novo perfil docente. É importante ressaltar que a investigação sobre a questão da formação de docentes requer que seja realizada à luz do complexo tecido social em que está inserida, por isso, há necessidade de contextualizá-la em seu aspecto histórico, político, social e econômico. Na esteira dessa pesquisa compreendemos que a concepção de educação para o novo milênio, isto é, em consonância com a acumulação flexível, retoma a ênfase na concepção produtivista de educação, que busca seu fundamento na teoria do capital humano, contudo, ressignificada, pautada numa perspectiva de individualização, inovação, competição e concorrência, isto é, segue a mesma lógica toyotista de produção, cujo sistema Just in time e seu aparato técnico de gestão de produção: Kaizen, Kanban, CCQ, Autonomação, 5s, Qualidade Total, Andon, contribuem para o sucesso da produção flexível. Concluímos que o sistema educacional brasileiro vem se ajustando aos imperativos do capital no contexto do trabalho flexível e que há uma acentuada ênfase na categoria flexibilização, evidenciada nas sugestões de organismos multilaterais, portanto, verificamos que se trata de formar o professor sob a lógica Just in Time a exemplo do toyotismo, isto é, formar o professor pragmático, reflexivo/resignado, pautado na perspectiva pedagógica de competências e habilidades, emulado à competição por meio de avalições internas e externas.

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