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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Caroline Oenning de"

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    ANÁLISE DOS RECURSOS VISUAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
    (Universidade Estadual de Paraná, 2024/09/27) SILVA, Ana Flávia Meurer; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/1024981540217790; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Caroline Oenning de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Josi Mariano Borille; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715; Najela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878
    Os livros didáticos desempenham um papel importante na Educação, cujo conteúdo neles presente, incluindo as imagens, é fundamental para facilitar a compreensão do estudante. Recursos visuais são amplamente utilizados, especialmente nos livros didáticos dos componentes curriculares das Ciências da Natureza, como Biologia, Química e Física onde a interdisciplinaridade da Educação Ambiental é frequentemente abordada. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as especificidades dos recursos visuais relacionados à Educação Ambiental nos livros didáticos da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias, utilizados no Ensino Médio da Educação Básica no Estado do Paraná, e como esses recursos visuais representam diferentes correntes da Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise qualitativa de natureza documental, examinando uma coleção de seis livros didáticos desenvolvidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) – FTD Educação, edição de 2020, dos autores Leandro Godoy, Rosana Dell’Agnolo e Wolney C. Melo. Esses livros são utilizados ao longo dos três anos do Ensino Médio. A partir de uma Análise Visual de Conteúdo, foram identificados os tipos predominantes de recursos visuais, as mensagens transmitidas e as correntes da Educação Ambiental representadas. Análise da qual se percebeu uma predominância significativa para o uso de fotografias, categorizadas em quatro contextos: demonstração, explicação, informação e resumo. Assim, mediante essa percepção de contextos, foi preciso criar subcategorias explicativas para cada um desses usos segundo a mensagem que estes contextos apresentam. Desta forma, analisamos que no contexto demonstração, a mensagem que teve a maior frequência foi a de fauna e/ou flora do meio ambiente, destacando a biodiversidade do planeta; no contexto explicação, a mensagem que obteve maior frequência foi a presença do homem no meio ambiente, salientando as atividades realizadas no dia a dia pelo mesmo; o contexto informação, a mensagem com maior frequência foi a energia renovável e não renovável, enfatizando os dados apresentados sobre os diferentes tipos de energia e; o contexto resumo, que evidencia a fauna e/ou flora, no intuito de resumir os grupos dos seres vivos. Resultando que, no contexto da Educação Ambiental, a maior parte das imagens reflete uma perspectiva naturalista, indicando que as representações visuais nesses livros enfatizam ambientes naturais e temas ecológicos, em consonância com a corrente naturalista da Educação Ambiental.
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    APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/23) SILVA, Rodrigo Polo Calazan da; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/2666426786768219; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Caroline Oenning de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Luiz Otávio Rodrigues Mendes; http://lattes.cnpq.br/8661805143319375; Etiane Ortiz Paiva; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741
    O cenário educacional contemporâneo enfrenta o desafio de formar cidadãos críticos e atuantes frente às complexas questões socioambientais do século XXI. Neste contexto marcado por crises ecológicas e desigualdades estruturais, a Educação Ambiental Crítica emerge como abordagem essencial para superar visões reducionistas e promover uma compreensão sistêmica das relações sociedade natureza. Sob este enfoque, o objetivo deste estudo consistiu em evidenciar as percepções de estudantes do Ensino Médio ao participarem de aulas na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares sobre Consumo e Produção Sustentáveis. A metodologia adotada caracterizou-se como pesquisa aplicada de natureza qualitativa, desenvolvida em uma escola pública paranaense com 27 discentes do 2° ano do Ensino Médio. A intervenção consistiu na elaboração e aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar de seis módulos, integrando a interdisciplinaridade. O processo investigativo utilizou como instrumentos: questionários diagnósticos e avaliativos, observação participante, análise documental das produções discentes e registros em diário de campo. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo, permitindo identificar categorias emergentes, padrões de comportamento e recorrências nas falas e produções dos participantes, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos observados no contexto educacional estudado. Como principais resultados, destacam-se a significativa evolução conceitual dos estudantes, que passaram de uma compreensão fragmentada para uma visão mais alinhada com um perspectiva crítica e sistêmica das questões ambientais; o desenvolvimento de projetos práticos como horta comunitária sustentável e produção de papel artesanal, que demonstraram a capacidade dos alunos em articular teoria e prática; e a constatação de que a abordagem interdisciplinar potencializou a compreensão das múltiplas dimensões da sustentabilidade. Os dados revelaram que 78% dos participantes ampliaram sua capacidade de análise crítica sobre problemas socioambientais após a intervenção. O estudo conclui que a integração entre Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto da Educação Ambiental Crítica constitui uma estratégia pedagógica proeminente para superar a fragmentação do conhecimento escolar; promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas reais; e desenvolver competências essenciais para atuação cidadã no século XXI. O elevado índice de engajamento (82%) e as produções dos estudantes comprovam o potencial transformador desta abordagem, que se mostra adequada para conectar a educação formal aos desafios da contemporaneidade.

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