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Navegando por Autor "NUNES, Mauricio Machado"

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    As Tres piezas rioplatenses de Máximo Diego Pujol: uma interpretação fundamentada na Teoria das tópicas musicais
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024-10-04) NUNES, Mauricio Machado; MILANI, Margareth Maria; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3728847928286310; IRAVEDRA, Rafael; http://lattes.cnpq.br/4868131936803893; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395
    Este trabalho tem como objetivo descrever os processos envolvidos na interpretação das Tres piezas rioplatenses do compositor argentino Máximo Diego Pujol. Com base nos elementos estilísticos da obra, articulei possibilidades interpretativas, destacando o idiomatismo do compositor, a partir da investigação dos materiais composicionais da peça que resultam da fusão entre a música de concerto (música de tradição escrita) e os gêneros musicais da Região do Rio da Prata. O estudo se concentra em como identificar os elementos estilísticos nas Tres piezas rioplatenses, dada a fusão de diferentes linguagens musicais, e de que maneira é possível entender como esses elementos são manipulados na peça a fim de estruturar a interpretação. No trabalho me fundamento na Teoria das tópicas musicais (RATNER, 1980; PIEDADE, 2007, 2011, 2012, 2013, 2023; ALMEIDA & MACHADO NETO, 2020; PADOVANI, 2016) para analisar e interpretar a obra com o objetivo de reconhecer e refletir sobre o material composicional presente e sua articulação com as práticas interpretativas. O marco conceitual está fundamentado na pesquisa artística, e o campo de pesquisa foi organizado a partir de: 1) delineamentos prévios, em que o contato com o texto escrito se realiza por meio da observação de recorrências e contrastes do material composicional; 2) construção de procedimentos de abordagem para as sessões de práticas e reflexões sobre as possibilidades de práticas deliberadas, estruturadas em um tripé: planejamento, sessões de práticas e feedback autoavaliativo. As tópicas foram estruturadas mediante a identificação e emprego de elementos musicais que remeteram a representações simbólicas (geográficas, culturais, estéticas, musicais etc.). Para fundamentar o percurso investigativo e amparado pelo bojo conceitual sobre a Teoria das tópicas musicais, estruturei Tópicas Composicionais e Tópicas Interpretativas que foram fundamentais para o desenvolvimento do processo de interpretação da peça, permitindo uma compreensão mais profunda das intenções musicais estilísticas e estéticas da obra, guiando não somente as escolhas das nuances interpretativas como também escolhas dos expedientes técnicos, digitação e dedilhado, microdinâmicas, construção de timbres etc. Dessa forma, os dados emergentes da pesquisa, apontam que as Tópicas musicais podem servir como lentes para desvendar camadas de significado e expressões presentes na música, fundamentando processos de prática e enriquecendo a interpretação. Como resultante deste processo investigativo está disponibilizado na dissertação um registro audiovisual das Tres piezas rioplatenses que apresenta a conexão entre análise teórica e prática evidenciando a importância do diálogo contínuo entre pesquisa e interpretação musical.

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