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Navegando por Autor "NASCIMENTO, Renato do Carmo"

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    O trabalho do(a) professor(a) de Língua Inglesa da rede pública estadual de ensino pela ótica das Instruções ao Sósia
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/07/29) NASCIMENTO, Renato do Carmo; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/5333205691052912; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STUTZ, Lidia
    Esta pesquisa insere-se no contexto da Educação Básica da Escola Pública, no interior do Estado do Paraná e propõe uma discussão acerca do trabalho docente no ensino de Língua Inglesa, a partir da descrição do próprio agir docente e tem por objetivo investigar os aspectos constitutivos de uma rotina de trabalho do professor de Inglês da educação básica e seus possíveis desafios pelas percepções docentes a partir do procedimento das Instruções ao Sósia. Fundamentamos nosso estudo em aportes da Teoria Crítica (FREIRE, 1968, 1997) do Ensino como Trabalho (TARDIF; LESSARD 2002, 2005, 2008; MACHADO, 2004), e dos Estudos da Linguagem por meio da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009; CRISTOVÃO, 2008). No que tange à natureza deste estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa (LAKATOS, 2010; CRESWELL, 2015; 2018). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos as Instruções ao Sósia para a coleta de dados, procedimento oriundo da Psicologia do Trabalho, mais especificamente, da Clínica da Atividade Francesa (CLOT, 1999/2006) com três docentes da área de Língua Inglesa, de um município do interior do Paraná. Os dados são analisados por alguns dos procedimentos propostos pelo ISD, a saber: contexto de produção, plano global, conteúdo temático, mecanismos de textualização e procedimentos SOT (Segmento de Orientação Temática – temas) e STT (Segmento de Tratamento Temático – subtemas) (BRONKCART, 2008; BULEA, 2010). Os resultados apontam para o fato de que uma maior tomada de consciência acerca do próprio agir pode favorecer a qualidade do trabalho de professores(as) de LI em sala de aula, bem como maiores investimentos em políticas públicas podem contribuir significativamente para a melhoria das condições objetivas de realização desse trabalho investigado

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