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Navegando por Autor "NASCIMENTO, Camila Naomi da Costa Ishisaki"

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    O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA.
    (Universidade Estadual do Paraná, 06/11/24) NASCIMENTO, Camila Naomi da Costa Ishisaki; FRANÇA, Denise Maria Vaz Romano; http://lattes.cnpq.br/7070068190380218; http://lattes.cnpq.br/8990121557593927; FRANÇA, Denise Maria Vaz Romano; http://lattes.cnpq.br/7070068190380218; BOCK, Geisa Leticia Kempfer; http://lattes.cnpq.br/7254066340917321; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460
    Com o estudo proposto buscou-se discutir conhecimentos sobre as possibilidades de prática pedagógica de professores de crianças autistas, incluídas no ensino regular, matriculadas na primeira etapa do Ensino Fundamental em Paranaguá. Também levanta a possibilidade de utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem na prática pedagógica dos professores de Paranaguá. A possibilidade surgiu diante do problema que orientou a pesquisa da problemática “Como se desvela a prática da inclusão de crianças autistas nos anos iniciais do ensino fundamental em Paranaguá?”. Na fundamentação teórica se apresentam conhecimentos tanto na perspectiva biomédica como social sobre o Autismo. Segue-se com um panorama histórico sobre a legislação e os direitos educacionais da pessoa com Autismo, delineia-se a base teórica fundada na perspectiva Histórico Cultural para depois apresentar o DUA como possibilidade de desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O estudo foi descritivo exploratório, do tipo transversal, realizado com 66 professores do Sistema Municipal de Ensino de Paranaguá anos iniciais. Como instrumento da coleta de dados foi aplicado um questionário. Os professores foram convidados a participar da pesquisa de modo voluntário e após terem firmado o termo de Consentimento Livre Esclarecido. A análise de dados foi quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa ocorreu com a utilização de estatística descritiva e a qualitativa utilizou a categorização proposta por Bardin. Os resultados mostraram que entre os respondentes 75,8% (n=50) afirmaram não se sentirem preparados para atender alunos com Autismo e 57,6 % (n=38) afirmam que não receberam da parte de seu empregador formação ou capacitação sobre o Autismo. A conclusão foi que os professores não se sentem preparados para trabalhar com crianças autistas no ensino regular e muitos afirmaram não ter recebido em sua graduação e formação continuada acesso a conhecimentos sobre o Autismo e Desenho Universal de Aprendizagem, evidenciando assim, uma demanda formativa. Dessa forma, foi elaborado um material auto formativo e disponibilizado aos professores, público alvo do estudo, em modelo de E-book, trazendo conhecimentos sobre o Autismo e o Desenho Universal para a Aprendizagem.

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