Navegando por Autor "Miranda, Patricia de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item POR DENTRO DA HISTÓRIA. Livro Didático e Tecnologia: Os opostos se atraem?(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-30) Miranda, Patricia de Souza; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6632410399601767; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Caimi, Flávia Eloisa; http://lattes.cnpq.br/1558926679940968Com enfoque no uso da tecnologia para o ensino de História e sem abrir mão de recursos ditos tradicionais, como o livro didático, essa pesquisa se dedicou a analisar a maneira como os estudantes podem desenvolver o gosto pelo aprendizado histórico com o uso de recursos tecnológicos para a gravação de um vídeo – nomeado Por Dentro da História - https://www.youtube.com/watch?v=PZfC-icMcPI (link de acesso ao vídeo) como uma ferra-menta pedagógica na construção do conhecimento histórico elaborado por alunos do 7° ano do ensino fundamental. As discussões teóricas se pautam em alguns pontos cruciais para se pensar o ensino de história dentro dessa pesquisa, como as dificuldades dos estudantes em assimilar o conteúdo histórico, a importância do livro didático e a forma como ele é utilizado por professores e alunos a busca por novas metodologias de ensino envolvendo o uso da tecnologia e o potencial do YouTube, não como fonte de pesquisa, mas como uma atividade prática que envolva os estudantes na aprendizagem histórica. O referencial teórico foi embasado em pesquisas realizadas pela Professora Dr, Flavia Eloisa Caimi, a Professora Dr. Circe Maria Fernandes Bittencourt em diálogos com outros autores da área. A base metodológica se dividiu da seguinte forma: Pesquisa no livro didático com complemento da plataforma LRCO – Livro de Registro de Classe Online, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná - elaboração do roteiro, gravação, edição e hospedagem do produto final no YouTube e demais redes sociais. A conclusão é que o Por Dentro da História se mostrou uma metodologia exequível e os resultados alcançaram as expectativas esperadas. Contudo, o produto como uma atividade interdisciplinar abre espaço para que estudos futuros dediquem esforços quanto a sua efetividade. Como resultado final dessa pesquisa, a produção do Por Dentro da História ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.