Navegando por Autor "Maria Simone Jacomini Novak"
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Item A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO NO ASSENTAMENTO PONTAL DO TIGRE NO ESTADO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 29/10/2024) SILVA, Neide Batista Moreira; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; http://lattes.cnpq.br/7895408731045120; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; Washington Cesar Shoiti Nozu; http://lattes.cnpq.br/4755838697434676; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, na Universidade Estadual do Paraná. A temática justificou-se pela importância de compreender os aspectos legais e históricos que norteiam a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) em uma escola de Assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra através de documentos oficiais que garantem o direito a inclusão de estudantes com deficiências no sistema educacional de ensino regular. O objetivo geral do estudo foi analisar em que medida a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) está sendo implementada na prática na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes, localizada no Assentamento Pontal do Tigre, Município de Querência do Norte, no Estado do Paraná. Para a coleta de dados optou-se pela seguinte metodologia, a) bibliográfica, por permitir o acesso à referenciais teóricos e produções acadêmicas selecionadas nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ( BDTD ) e acervos pessoais; b) documental, com a possibilidade de identificar documentos oficiais no âmbito nacional, estadual e municipal que regulamentam a educação especial, inclusiva e campesina, bem como o Projeto Político Pedagógico da Escola; c) pesquisa de campo utilizando-se de questionário em formato online, por meio de um aplicativo de gerenciamento de pesquisas no Google Forms. As participantes da pesquisa foram dez professoras concursadas da Rede Municipal de Ensino de Querência do Norte que atuam na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes e atendem estudantes com deficiências. Ressalta-se que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Unespar, Parecer nº 6.321.226, em 25 de setembro de 2023. As respostas dos questionários foram categorizadas com base nos pressupostos teóricos de Minayo (2003) e Bardin (2016), por meio de análise de conteúdo. Quanto a formação e experiência de trabalho das professoras da Escola Camponesa Municipal Chico Mendes, constatou-se que o corpo docente da escola é preparado e que existe uma preocupação com a formação continuada. Os resultados da pesquisa demonstram que todas as professoras da escola possuem Especialização em Educação Especial, em Psicopedagogia ou em Educação do Campo, participam de capacitação contínua com significativa experiência profissional. O atendimento especializado é oferecido na Sala de Recurso Multifuncional, realizado por professora especialista em Educação Especial. As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola visam a inclusão e adaptações necessárias para acolher todos os estudantes com deficiências, garantindo seu desenvolvimento pleno. Nesta perspectiva e no cumprimento dos objetivos desta pesquisa, apresenta-se o E-book com conteúdo que busca reunir informações que possam contribuir com a atuação de professores em escolas de assentamento, enfatizando a educação inclusiva.Item O Processo de Inclusão de Estudantes Indígenas em Escolas da Rede Municipal de Santarém-Pará(Universidade Estadual do Paraná, 30/10/2024) SILVA, Iranei dos Reis; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/8098522441139503; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Rosângela Célia Faustino; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165; Isabel Cristina Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0643613119453873; SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio da; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371Esta pesquisa, que faz parte da linha “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”, do PROFEI, teve como objetivo central analisar o processo de inclusão de estudantes indígenas em escolas da rede Municipal de Santarém – Pará, buscando entender como esses alunos estão sendo recebidos nas escolas comuns. Teve, ainda, como objetivos, a realização de estudos acerca da legislação que respalda uma educação diferenciada aos povos indígenas, sobretudo a partir do estabelecido na Constituição Federal de 1988 até as legislações atuais, observando as do estado do Pará e as do município de Santarém/PA. Buscou entender se, de alguma forma, as práticas docentes estão contemplando e garantindo a esses estudantes elementos que levem em consideração a diversidade e suas especificidades, de acordo com o que garante as normativas vigentes. Sendo uma professora indígena que atua na escola não indígena, percebo que, na unidade de ensino na qual trabalho, existe um crescente número de indígenas que não estão identificados, nem mesmo no censo escolar, incluindo alunos do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Reconheço, para o nosso povo, a importância de uma educação feita de forma diferenciada e, por isso, senti a necessidade de me aprofundar na temática. A pesquisa foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental “Dom Lino Vombommel”, zona urbana do município de Santarém. Fundamentou-se na abordagem qualitativa e quantitativa e teve natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de gestores da escola, roda de conversa com estudantes e, com os professores, roda de conversa e aplicação de questionário. A pesquisa revelou como vem ocorrendo o processo de inclusão dos alunos indígenas nas escolas não indígenas na rede municipal de Santarém-Pará; analisaram-se as percepções dos docentes acerca da inclusão, do ensino e aprendizagem do aluno Indígena em sala de aula comum, bem como em todo contexto escolar; e, como ocorre o processo de inclusão, de ensino e aprendizagem de alunos indígenas matriculados na referida escola. Como produto educacional, elaboramos um e-book contendo informações referentes à Educação Escolar Indígena e às leis que garantem aos indígenas o direito às cidades e a uma educação diferenciada, que fortaleça suas línguas, identidades e modos próprios de aprendizado. Foram disponibilizadas propostas de atividades inclusivas que possam servir como apoio às práticas docentes, visando contribuir para o processo de inclusão do aluno indígena no âmbito da escola não indígena no contexto urbano do município de Santarém e que, de alguma maneira, posa contribuir para o processo de inclusão. A pesquisa nos mostrou que a unidade de ensino já realiza algumas ações para promover a inclusão de estudantes indígenas, no entanto, o foco principal ainda é o atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial. Para promover a inclusão efetiva dos estudantes indígenas, é necessário identificá-los desde a matrícula, promover diálogo entre os demais estudantes para acolhê-los e respeitá-los e trazer suas culturas e modos de vida para as atividades escolares