Navegando por Autor "Maria Simone Jacomini Novak"
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Item A CRIAÇÃO DA FAFI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARANAVAÍ, REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ (1965-1972)(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/30) SILVA, Beatriz Fernanda Almeida da; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/1832021346967299; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; Ednéia Rossi Moraes; http://lattes.cnpq.br/5959151437435278; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Nesta pesquisa objetivamos compreender como a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí/PR (FAFI), contribuiu para a formação de professores em Paranavaí e região. A investigação delimita-se entre 1965 (ano em que a FAFI foi criada) e 1970 (ano em que a primeira turma de formandos colou grau). Ao longo de sua existência a FAFI passou por mudanças nas denominações, as quais serão discutidas ao longo do texto. Concebemos que instituições educacionais, em particular as de ensino superior, tem um papel ímpar no desenvolvimento de uma cidade e região, por isso torna-se necessário estudar e conhecer como foi organizada. Justificamos a seguinte pesquisa demonstrando que a FAFI nasceu como parte de projetos mais amplos, de cunho socioeducacional e político, graças a pessoas que sonharam e lutaram para que ela existisse e a transformação que esta instituição trouxe para a vida de muitas pessoas que por ali passaram, logo, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para a escrita da história da educação regional e nacional. A narrativa que organizamos se pauta em fontes documentais localizadas no arquivo do campus, as quais revelam aspectos da trajetória desta instituição, bem como de práticas nela desenvolvidas, ou seja, da micro-história dessa instituição. Essas fontes documentais se entretecem com a pesquisa realizada através da escuta de histórias contadas por antigos alunos da instituição, evidenciando suas memórias e representações, assim como as notícias que circularam entre leitores da cidade e região, via Diário do Noroeste. Essas fontes foram fundamentais para conhecermos a instituição com os olhos da sociedade, ou seja, com um olhar macro. A pesquisa, de cunho sócio histórico pauta-se na análise documental, bibliográfica e também registros de memórias educacionais, arquivos institucionais e privados, dentre eles livros, atas, fotografias, jornais e noticias da internet. Organizamos a narrativa com base na história sociocultural, a partir de Chartier (1990) e Le Goff (1990), entre outros. Buscamos também amparo em outras pesquisas, como de Anísio Teixeira (1989), para entendermos a organização do Ensino Superior no Brasil. A pesquisa possibilitou estudar aspectos da história desta Instituição de Ensino Superior, e se aproximarmos da realidade e demandas locais para a formação de professores que atuaram em escolas primárias e secundárias, as quais estavam sendo construídas naquela época.Item A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO NO ASSENTAMENTO PONTAL DO TIGRE NO ESTADO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 29/10/2024) SILVA, Neide Batista Moreira; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; http://lattes.cnpq.br/7895408731045120; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; Washington Cesar Shoiti Nozu; http://lattes.cnpq.br/4755838697434676; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, na Universidade Estadual do Paraná. A temática justificou-se pela importância de compreender os aspectos legais e históricos que norteiam a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) em uma escola de Assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra através de documentos oficiais que garantem o direito a inclusão de estudantes com deficiências no sistema educacional de ensino regular. O objetivo geral do estudo foi analisar em que medida a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) está sendo implementada na prática na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes, localizada no Assentamento Pontal do Tigre, Município de Querência do Norte, no Estado do Paraná. Para a coleta de dados optou-se pela seguinte metodologia, a) bibliográfica, por permitir o acesso à referenciais teóricos e produções acadêmicas selecionadas nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações ( BDTD ) e acervos pessoais; b) documental, com a possibilidade de identificar documentos oficiais no âmbito nacional, estadual e municipal que regulamentam a educação especial, inclusiva e campesina, bem como o Projeto Político Pedagógico da Escola; c) pesquisa de campo utilizando-se de questionário em formato online, por meio de um aplicativo de gerenciamento de pesquisas no Google Forms. As participantes da pesquisa foram dez professoras concursadas da Rede Municipal de Ensino de Querência do Norte que atuam na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes e atendem estudantes com deficiências. Ressalta-se que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Unespar, Parecer nº 6.321.226, em 25 de setembro de 2023. As respostas dos questionários foram categorizadas com base nos pressupostos teóricos de Minayo (2003) e Bardin (2016), por meio de análise de conteúdo. Quanto a formação e experiência de trabalho das professoras da Escola Camponesa Municipal Chico Mendes, constatou-se que o corpo docente da escola é preparado e que existe uma preocupação com a formação continuada. Os resultados da pesquisa demonstram que todas as professoras da escola possuem Especialização em Educação Especial, em Psicopedagogia ou em Educação do Campo, participam de capacitação contínua com significativa experiência profissional. O atendimento especializado é oferecido na Sala de Recurso Multifuncional, realizado por professora especialista em Educação Especial. As práticas pedagógicas desenvolvidas na escola visam a inclusão e adaptações necessárias para acolher todos os estudantes com deficiências, garantindo seu desenvolvimento pleno. Nesta perspectiva e no cumprimento dos objetivos desta pesquisa, apresenta-se o E-book com conteúdo que busca reunir informações que possam contribuir com a atuação de professores em escolas de assentamento, enfatizando a educação inclusiva.Item A POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE SOBRE O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES(Universidade Estadual do Paraná, 2022/05/04) TIBURCIO, Giuliano Alencar; BORGES, Fábio Alexandre; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8627096749357373; Fábio Alexandre Borges; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; Rosefran Adriano Gonçales Cibotto; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; João Henrique Lorin; http://lattes.cnpq.br/0393135551387526; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Considerando a importância do ensino de Arte ao propor o conhecimento e o desenvolvimento criativo, cultural e crítico de maneira única por meio de suas linguagens (artes visuais, música, teatro e dança), e em como os recursos tecnológicos podem contribuir com o professor para aprimorar suas metodologias e práticas de ensino da disciplina, esta dissertação se apresenta em torno do seguinte objetivo geral: investigar a compreensão dos(as) professores(as) acerca das potencialidades do uso de tecnologias digitais no ensino de Arte. Como delineamento teórico-metodológico, a pesquisa será pautada no conceito denominado Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK, na sigla em inglês), que consiste em um arcabouço teórico desenvolvido para entender e descrever os diferentes tipos de conhecimentos que um professor que utiliza pedagogicamente tecnologias possui. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores(as) da disciplina de Arte, que foram gravadas em vídeo e transcritas na íntegra. Participaram das entrevistas cinco professores(as) que ministram aulas na disciplina de Arte em escolas da Educação Básica do estado do Paraná. Entre outras temáticas, os(as) professores(as) entrevistados(as) foram perguntados(as) acerca do seu entendimento em relação às tecnologias educacionais e o seu ponto de vista em relação ao uso de tecnologias digitais para o apoio no ensino dos conteúdos pertinentes à disciplina de Arte. Para análise dos dados, pautou-se na Análise de Conteúdo de Roque Moraes (1999), com o delineamento em cinco etapas: preparação, unitarização, descrição, categorização e análise. Como resultados, os entrevistados, de maneira geral, legitimam a relevância das tecnologias para que possam ampliar as possibilidades de ensino dos conteúdos de Arte, apresentando experiências significativas neste contexto, sendo necessário, ainda, para ampliar tais possibilidades, um maior investimento em tecnologias digitais de qualidade por parte das instituições de ensino, além de formação adequada para que os professores possam utilizar tais recursos pedagogicamente em sala de aula.Item CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL PARA A ORGANIZAÇÃO DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/23) CASTILHOS, Gleicieli Thaine Lucheti dos Santos de Castilhos; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/9978982287686717; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Andréa Maturano Longarezi; http://lattes.cnpq.br/7536546387037721; Sandra Aparecida Pires Franco; http://lattes.cnpq.br/4775777293922801; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, e teve como objetivo analisar o ensino do acento gráfico, no quarto ano do Ensino Fundamental, a fim de apontar possibilidades na organização da atividade de ensino no âmbito da formação do pensamento teórico dos estudantes. Nossa hipótese é de que o ensino do acento gráfico, como um dos conteúdos curriculares da língua portuguesa, está estruturado nos alicerces das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pressupondo-se, desta maneira, o desenvolvimento do pensamento empírico, assim a Aprendizagem Desenvolvimental pode ser um caminho possível para superar esse modo de ensino com vistas ao desenvolvimento do pensamento teórico. Diante disso, delineou-se o seguinte problema: Como organizar o processo didático da acentuação gráfica para superar a formação do pensamento empírico? Buscando responder esta questão e atender ao objetivo geral desta pesquisa, adotamos como metodologia de pesquisa uma abordagem crítico-dialética com tratamento qualitativo dos dados, de natureza teórica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, juntamente com o procedimento técnico de uma pesquisa de campo. Para melhor organizar a pesquisa, subdividiu-se o mesmo em três objetivos específicos, quais sejam: Entender como a língua portuguesa passou a fazer parte do currículo escolar, observando-se seus resultados; Apresentar as raízes da Aprendizagem Desenvolvimental e alguns de seus conceitos básicos; Analisar como o conteúdo de acentuação gráfica está sendo ensinado e apreendido no quarto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos como aporte teórico os autores L. S. Vigotski (1979, 1993, 2000, 2018); V. V. Davidov (1982, 1987, 1988, 2019); além de outras contribuições de Bajard (2021); Foucambert (2010); Engels (1876); V. V. Repkin (2020); A. R. Luria (1979, 1984, 1986); A. N. Leontiev (1978) e demais pesquisadores da área. Ao realizar as análises, entendemos que o ensino da acentuação gráfica acontece atualmente de forma superficial e que não desenvolve, nos estudantes, o pensamento teórico, uma vez que se desconsidera a função simbólica que provê nas palavras o processo de ensino. Conclui-se, assim, que a Aprendizagem Desenvolvimental, por meio da Atividade de Estudo, é um caminho possível para proporcionar o desenvolvimento de neoformações psíquicas nos estudantes.Item CRENÇAS E VISÕES DISTORCIDAS EM INSERÇÕES DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/12) JUNIOR, Agnaldo Sexto; BORGES, Fábio Alexandre; LORIN, João Henrique; http://lattes.cnpq.br/0393135551387526; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/1888789537853064; Fábio Alexandre Borges; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; Simone Luccas; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036A história da matemática tem o potencial de ser um importante recurso didático. Seu uso é recomendado por documentos oficiais, pois, colabora para que os alunos possam compreender melhor a matemática e o seu desenvolvimento ao longo do tempo. Quanto ao livro didático, sabemos que esse é uma importante ferramenta do sistema educacional brasileiro, e que é uma das fontes de história da matemática a serem utilizadas pelos professores em sala de aula. Por essa razão, pretende-se com essa pesquisa entender um pouco mais a respeito da relação entre a história da matemática e o livro didático, isto é, nosso objetivo é discutir possíveis influências de fragmentos de história da Matemática em livros didáticos, utilizados na cidade de Paranavaí, na disseminação de crenças e visões distorcidas acerca da Matemática. Para isso, analisamos pesquisas, trabalhos e teorias já elaborados que tratam de concepções a respeito das ciências, em especial da matemática, como por exemplo slogans sobre a matemática, visões deformadas da ciência e a teoria do desenvolvimento científico não exclusivamente linear. Utilizamos das discussões desses trabalhos para auxiliar as investigações das inserções de história da matemática encontradas nos livros didáticos analisados. Realizamos, na presente pesquisa, a análise das inserções históricas da matemática de uma coleção de livros didáticos. A coleção escolhida se trata de livros didáticos destinados ao Ensino Médio, composta por seis volumes, em que cada livro é autocontido, isto é, contém todo o conteúdo relacionado a uma área de estudo da Matemática, e assim cada livro pode ser utilizado de modo independente nos diferentes anos do Ensino Médio. Quanto à análise propriamente dita, classificamos as inserções selecionadas de acordo com suas características e formas de apresentação e abordagem da história da matemática, usando para isso as teorias dos trabalhos analisados. Como resultados, vimos como algumas crenças e visões distorcidas podem ser reforçadas ou desfeitas nessas inserções, e como conclusões entendemos que certas ideias e visões devem ser levadas em consideração ao abordar a história da matemática dos livros didáticos, para evitarmos concepções equivocadas a respeito da matemática.Item CRIAÇÃO E FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2020/03/31) PEREIRA, Lizeane Heren Candido; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/8366213966940849; Elias Canuto Brandão; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; Jani Alves da Silva Moreira; http://lattes.cnpq.br/8162047783765424; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Criação e fechamento de escolas no campo no Brasil foi uma realidade vivida em alta escala no decorrer do século XX e início do século XXI. Neste sentido, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação teve como objetivo investigar a criação e fechamento de escolas no campo, conhecidas como escolas rurais, que interferiram diretamente no ensino e na forma de ensinar, e para o estudo, delimitou-se o município de Paranavaí-PR. A pesquisa evidenciou que a criação e posterior fechamento resultou em um crescimento populacional urbano, na diminuição do número populacional rural, em investimento do município no transporte escolar de crianças do campo para estudar nas escolas na cidade, e na concentração das terras em mãos de latifundiários. As consequências foram transformações sociais e econômicas no município estudado. A investigação cursou sobre três objetivos específicos, a) historicizar o processo de escolarização no Brasil, com um olhar para o campo, desde a chegada dos jesuítas no Brasil, visando compreender a criação das escolas rurais; b) pesquisar junto à prefeitura, Núcleo Regional de Educação e outros locais a história da criação das escolas no campo – as rurais – desde antes que Paranavaí se emancipasse enquanto município; c) discutir e analisar o rápido fechamento das escolas rurais no município. Para a realização da pesquisa, duas indagações foram provocativas: Como foi a educação no campo no decorrer da história do Brasil desde a invasão dos portugueses? E como ocorreu a criação e posterior fechamento das escolas no campo no município de Paranavaí? Estas interrogações resultaram no estudo desta dissertação. Utilizei como método o materialismo histórico-dialético pensado por Karl Marx e Friedrich Engels, e como metodologia pautou-se no levantamento de dados bibliográficos aliado ao levantamento, comparação e análise documental sobre as escolas. A pesquisa foi qualitativa e teve como base o estudo bibliográfico apoiado em leituras críticas e reflexivas, assim como em levantamento de dados documentais históricos disponibilizados no Núcleo Regional de Educação (NRE), na Secretaria Municipal de Educação (SME), na Câmara Municipal de Paranavaí e na Prefeitura de Paranavaí. Utilizei como referenciais teóricos para o estudo, autores como Aranha (2006), Foweraker (1982), Kolling (1999), Brandão (2003), Rompatto (2019), Silva (2014), Mota (2012), Martins (1981), Marx (2007 e 2011), Matos (2018), Mazur (2016), Miranda (2012) e Peripolli e Zoia (2011). Por fim, para fechar a dissertação, apontei que o fechamento das escolas não foi um problema local. Fez parte de um sistema global, passando pelas políticas brasileiras parte de um artifício de desintegração ou desmantelamento do campesinato.Item DANÇA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA(Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/26) LIMA, Vanessa Silvestre; NUNES, Meire Aparecida Lóde; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641; http://lattes.cnpq.br/5266322463241301; Meire Aparecida Lóde Nunes; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641; Vânia de Fátima Martins de Souza; http://lattes.cnpq.br/7642081335847897; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Esta pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dos docentes dos cursos de graduação em Educação Física acerca das concepções teóricas sobre a dança. A motivação da pesquisa é oriunda das discussões sobre a formação de professores e as diversas funções que a dança vem exercendo na sociedade e na educação contemporânea. Nossa suposição é que a dança não é trabalhada de forma efetiva na formação inicial do educador físico como conteúdo que possibilita o desenvolvimento integral dos homens: corpo, mente e espírito. Esse pensamento é decorrente da hipótese de que mesmo teoricamente superada a dualidade entre corpo e mente selada por Descartes (1596-1650), essa noção ainda exerce forte influência no curso de Educação Física e em suas práticas pedagógicas. Essa ideia está fundamentada nas teorias que tratam das mentalidades coletivas e na divisão dos tempos históricos de Braudel (1902-1985), em especial, na longa duração. Na busca pela compreensão sobre como os professores que atuam na graduação entendem e executam suas práticas, especificamente com a dança, o presente estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira parte se destinou à apresentação dos conceitos e assuntos tratados na investigação. Já a segunda buscou refletir sobre a formação docente, tema que se desenvolveu principalmente por meio de uma avaliação que teve como fonte os anais dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC) das instituições de ensino superior públicas do Paraná (2014-2018) e a delimitação nos trabalhos sobre dança elaborados por graduandos de Educação Física. Por sua vez, a terceira parte caracteriza-se pela análise dos resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário online aos professores de dança das universidades do Paraná. O nosso intuito foi verificar se o posicionamento dos participantes com relação à dança se aproximava das teorias dualistas ou das fenomenológicas. Para isso, adotou-se como base teórica as concepções de Descartes (1596-1650), onde o homem é compreendido por duas esferas que se opõem (corpo e mente) e os pressupostos provenientes da fenomenologia, principalmente de Merleau-Ponty (1908-1961), que valoriza as experiências/vivências do ser humano dentro da existência. Para dialogar com as matrizes teóricas foram utilizados autores contemporâneos como Monteiro e Cupolillo (2011), Medina (2007), Strazzacappa e Marandi (2006), Marques (2010), entre outros. Por meio da pesquisa, a qual se caracteriza como qualitativa e quantitativa, pode-se verificar resultados divergentes com relação à teoria e à prática docente. A avaliação do questionário demonstrou uma aproximação das ideias de matriz fenomenológica; já a análise dos anais dos EAICs revela maior produção científica com as temáticas que se distanciam dos objetos de estudos da fenomenologia. Dessa forma, é possível inferir que, conforme a perspectiva braudeliana de longa duração, é preciso um longo espaço de tempo para que as mudanças do campo mental se concretizem no cotidiano.Item EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) TRAVAIN, Alessandra Lourenço da Silva; NOVAK, Maria Simone Jacomini; DAMBROS, Aline Roberta Tacon; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/1264141299791156; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Aline Roberta Tacon Dambros; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; Dorcely Isabel Bellanda Garcia; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549Os alunos Público-Alvo da Educação Especial – PAEE estão acessando cada vez mais o Ensino Superior em busca de aprofundar seus conhecimentos. Diante desse cenário, esta pesquisa objetiva identificar os principais desafios enfrentados pelos professores nos processos inclusivos, a fim de refletir sobre possíveis intervenções que fortaleçam a perspectiva inclusiva no Ensino Superior na Unespar – campus de Paranavaí. O estudo inicia-se com uma análise das políticas educacionais inclusivas em âmbito nacional e estadual, bem como das ações implementadas pela instituição investigada que orientam o processo de inclusão dos alunos PAEE, destacando-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso da Unespar – campus de Paranavaí, adotando uma abordagem mista que combina dados quantitativos, como o número de alunos matriculados e as respostas dos questionários, e dados qualitativos, fundamentados em documentos legais, como leis e normativas, além dos estudos sobre defectologia de Vigotski e colaboradores. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural – THC, que enfatiza a mediação como elemento central para o desenvolvimento humano. Nesse contexto, discutem-se fatores que interferem no processo inclusivo na instituição de ensino superior, como a formação de professores, a adaptação curricular e o atendimento educacional especializado, bem como as principais dificuldades relatadas pelos professores no processo de inclusão dos alunos PAEE. Os resultados revelam que as principais barreiras relatadas pelos professores envolvem quatro unidades conceituais: Conhecimento, acessibilidade, capacitismo e comprometimento. Essas unidades foram estabelecidas e organizadas com base nas palavras-chave mais frequentes nas respostas dos professores participantes. Dessa forma, busca-se elucidar a seguinte questão: como contribuir para o processo de inclusão dos alunos PAEE no Ensino Superior? Identificou-se que a falta de recursos para a contratação de profissionais especializados, reformas arquitetônicas e capacitação dos profissionais da instituição são os principais obstáculos à efetivação do direito dos alunos PAEE ao Ensino Superior. Conclui-se que a superação desses desafios requer mudanças estruturais e culturais na IES, com foco na garantia de recursos adequados e na promoção de práticas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos alunos e transformem as universidades em espaços que respeitem e valorizem a diversidade.Item ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA PESSOAS IDOSAS A PARTIR DO USO DO SOROBAN(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) AGUILAR, Silvana Regina; NOVAK, Maria Simone Jacomini; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/7914558487080570; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Fábio Alexandre Borges; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; Marcus Bessa de Menezes; http://lattes.cnpq.br/7719250848803909; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Atualmente, constata-se a ocorrência de uma mudança demográfica em nosso país, havendo um aumento na expectativa de vida, e, por consequência, o envelhecimento da população. Esse quadro gera a necessidade de proporcionar aos idosos as condições de envelhecer mantendo sua autonomia. Durante o processo de vida, o ser humano passa por fases distintas, nas quais diferentes habilidades são desenvolvidas, aprimoradas e, em determinadas etapas/condições, também podem ser perdidas. Por muito tempo, acreditou-se que, depois da infância, a anatomia do cérebro era imutável. Com o desenvolvimento da Neurociência e surgimento de tecnologias avançadas, novos panoramas se configuraram e a plasticidade cerebral foi comprovada. Diante de tal contexto, o objetivo dessa pesquisa foi discutir o impacto do uso do Soroban como ferramenta para a estimulação cognitiva de pessoas idosas. O trabalho fundamenta-se, teoricamente, em estudos científicos que evidenciam que o potencial plástico neural pode continuar ocorrendo até a velhice, e que o estímulo/treinamento pode minimizar o declínio cognitivo associado à idade. Os participantes da pesquisa integram um grupo assistido pela Secretaria de Ação Social de um município da Região Norte do Paraná. A produção dos dados ocorreu por meio da realização de encontros semanais de sessenta minutos, nos quais foram desenvolvidas atividades envolvendo cálculos matemáticos, com uso do Soroban. Os resultados apontados são decorrentes da realização de uma análise qualitativa dos processos de operacionalização do Soroban desenvolvidos durante os encontros. Como resultados, obtivemos evidências de que a realização de cálculos a partir do uso do Soroban caracteriza-se como uma importante ferramenta a ser utilizada no processo de estimulação cognitiva de pessoas idosas, contribuindo para a manutenção de competências como a concentração, raciocínio e engajamento dos sujeitos com a atividade.Item MULHERES INDÍGENAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNESPAR: POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) MARCOLINO, Edlaine Anazar; NOVAK, Maria Simone Jacomini; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/0592277568324633; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Rosângela Célia Faustino; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036Esta pesquisa traz as reflexões sobre a presença das mulheres indígena no ensino superior. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí, na linha de “Educação, história e formação de professores”. O objetivo consiste em discutir a presença indígenas no ensino superior público do Paraná, com recorte na Universidade Estadual do Paraná–UNESPAR, com foco nas mulheres indígenas que buscam a formação de professoras, a partir do ingresso nos Cursos de Licenciatura da instituição. A problemática decorre da necessidade de discutir como ocorrem as políticas de acesso e as ações de permanência das estudantes indígenas, nos Cursos de Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná? O acesso à educação ao nível superior para a formação dos povos indígenas, de forma mais sistematizada, data de finais do século XX, sobretudo a partir dos anos 1990, com a formulação de políticas de inclusão que ganharam espaço no início dos anos 2000. As orientações internacionais corroboraram na elaboração das políticas educacionais e de legislações nacionais para essa temática. No Estado do Paraná, as iniciativas materializam-se em 2001, através da lei Estadual n.º 13.134, destinou vagas em todas as Universidades Públicas Estaduais. O acesso à universidade ocorre por meio do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, organizado pela Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA), responsável também pelo acompanhamento dos indígenas ao adentrarem as universidades. A pesquisa ampara-se na abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e também de entrevistas, fundamentada e embasada no materialismo histórico. Tendo em vista compreender a política e a realidade das mulheres indígenas nas universidades. As relações econômicas, sociais, políticas e culturais, ou seja, as diversas relações dos povos indígenas com o Estado e a sociedade podem ser entendidas, a partir do movimento indígena, cujas lideranças estabeleceram práticas de negociações com o poder público, definindo as estratégias de ação coletiva. A participação das mulheres indígena nos espaços públicos de discussão aumentou nas últimas décadas, trazendo questões como reação aos enfrentamentos contra a expropriação de terra, acesso às decisões e organizações políticas, melhoria nas políticas de saúde e de educação. Com relação a sua formação de nível superior, houve avanços, a partir da reivindicação desse espaço, dentre outros, como um movimento para a atuação docente em suas comunidades. Concluímos que a Unespar faz parte da política de acesso para estudantes indígenas nos cursos de licenciatura, em conformidade com a política estadual. No entanto, é necessário aprimorar as ações de permanência, a fim de possibilitar que esses estudantes alcancem a formação acadêmica e possam atuar como professores indígenas, articulando seus saberes étnico-culturais com os conhecimentos universitários adquiridos.Item O (A) PROFESSOR(A) DE LIBRAS SURDO(A): REFLEXÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR(Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/09) TECCO, Edna Fabricia; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/5824426442650721; Fábio Alexandre Borges; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; Walber Christiano Lima da Costa; http://lattes.cnpq.br/6612175464777094; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Os professores surdos, assim como os demais professores, passam por uma constituição de identidade profissional complexa, que envolve diversos aspectos, como ser construída a partir das concepções, crenças e experiências as quais cada um é submetido. Com o presente estudo, tem-se por objetivo geral investigar indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos de Libras que lecionam no Ensino Superior, buscando tecer considerações sobre a sua identidade docente. Para isso, levantou-se o seguinte questionamento: quais indícios da constituição da identidade profissional de docentes surdos que ministram a disciplina de Libras e que atuam com estudantes de Licenciaturas no Ensino Superior podem ser identificados por meio de seus discursos? Este estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, no qual o procedimento utilizado para a produção de dados foi uma entrevista semiestruturada gravada e transcrita. As entrevistas envolveram 05 (cinco) participantes com o seguinte critério de seleção: ser professor surdo da disciplina de Libras, bem como que atua no Ensino Superior. Os dados produzidos foram analisados com base na metodologia de Análise de Conteúdo e estão constituídos em cinco (05) etapas: 1) Preparação das informações; 2) Unitarização ou transformação do conteúdo em unidades; 3) Categorização ou classificação das unidades em categorias; 4) Descrição; 5) Interpretação. Concluiu-se com esse estudo que os professores entrevistados compreendem que a cultura surda e a Libras são componentes fundamentais para a constituição e fortalecimento de suas identidades como educadores, bem como as contribuições da formação docente nesse processo. Destaca-se, também, que a falta de acesso à cultura surda dos docentes surdos no Ensino Superior e a busca por igualdade são fatores de influência na busca pela sua identidade. Há muito chão para trilhar para que as disparidades entre surdos e ouvintes deixem de existir, no entanto, a luta desses docentes se dá pela valorização da sua cultura, bem como a legitimação da sua língua em todos os ambientes das instituições.Item O Processo de Inclusão de Estudantes Indígenas em Escolas da Rede Municipal de Santarém-Pará(Universidade Estadual do Paraná, 30/10/2024) SILVA, Iranei dos Reis; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/8098522441139503; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Rosângela Célia Faustino; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165; Isabel Cristina Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0643613119453873; SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio da; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371Esta pesquisa, que faz parte da linha “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”, do PROFEI, teve como objetivo central analisar o processo de inclusão de estudantes indígenas em escolas da rede Municipal de Santarém – Pará, buscando entender como esses alunos estão sendo recebidos nas escolas comuns. Teve, ainda, como objetivos, a realização de estudos acerca da legislação que respalda uma educação diferenciada aos povos indígenas, sobretudo a partir do estabelecido na Constituição Federal de 1988 até as legislações atuais, observando as do estado do Pará e as do município de Santarém/PA. Buscou entender se, de alguma forma, as práticas docentes estão contemplando e garantindo a esses estudantes elementos que levem em consideração a diversidade e suas especificidades, de acordo com o que garante as normativas vigentes. Sendo uma professora indígena que atua na escola não indígena, percebo que, na unidade de ensino na qual trabalho, existe um crescente número de indígenas que não estão identificados, nem mesmo no censo escolar, incluindo alunos do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Reconheço, para o nosso povo, a importância de uma educação feita de forma diferenciada e, por isso, senti a necessidade de me aprofundar na temática. A pesquisa foi realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental “Dom Lino Vombommel”, zona urbana do município de Santarém. Fundamentou-se na abordagem qualitativa e quantitativa e teve natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de gestores da escola, roda de conversa com estudantes e, com os professores, roda de conversa e aplicação de questionário. A pesquisa revelou como vem ocorrendo o processo de inclusão dos alunos indígenas nas escolas não indígenas na rede municipal de Santarém-Pará; analisaram-se as percepções dos docentes acerca da inclusão, do ensino e aprendizagem do aluno Indígena em sala de aula comum, bem como em todo contexto escolar; e, como ocorre o processo de inclusão, de ensino e aprendizagem de alunos indígenas matriculados na referida escola. Como produto educacional, elaboramos um e-book contendo informações referentes à Educação Escolar Indígena e às leis que garantem aos indígenas o direito às cidades e a uma educação diferenciada, que fortaleça suas línguas, identidades e modos próprios de aprendizado. Foram disponibilizadas propostas de atividades inclusivas que possam servir como apoio às práticas docentes, visando contribuir para o processo de inclusão do aluno indígena no âmbito da escola não indígena no contexto urbano do município de Santarém e que, de alguma maneira, posa contribuir para o processo de inclusão. A pesquisa nos mostrou que a unidade de ensino já realiza algumas ações para promover a inclusão de estudantes indígenas, no entanto, o foco principal ainda é o atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial. Para promover a inclusão efetiva dos estudantes indígenas, é necessário identificá-los desde a matrícula, promover diálogo entre os demais estudantes para acolhê-los e respeitá-los e trazer suas culturas e modos de vida para as atividades escolaresItem PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO SITUADO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/26) ANJOS, Fernanda Galvão dos; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/1529989802360468; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Aline de Novaes Conceição; http://lattes.cnpq.br/6626684820553089; Adriana Aparecida Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6770567160476471; Sandra Salete de Camargo Silva; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036A temática foco desta dissertação é a “Pedagogia Hospitalar” e enceta um estudo de caso qualitativo situado no município de Paranavaí-PR. A Pedagogia Hospitalar é um campo que entretece educação e saúde numa ação socioeducativa humanizada. Em conformidade com Martins (2008) esta ação educativa no hospital possui três vertentes: classe hospitalar, hospitalização escolarizada ou atendimento escolar domiciliar e atividades lúdicas, sendo cada uma delas suporte educacional elementar no processo de recuperação dos pacientes pediátricos, crianças e/ou adolescentes hospitalizados. Frente ao exposto, foi necessário um recorte teórico e metodológico, que pudesse conduzir a investigação; optamos por um estudo de caso qualitativo, embasado por Lüdke e André (2013), considerando que um estudo dessa natureza desenvolve-se numa situação real, rica em dados descritivos, sem perder, no entanto a focalização da realidade de forma complexa e contextualizada. A pesquisa teve por objetivo geral realizar um estudo de caso situado em Paranavaí, interior do Estado do Paraná, em relação ao atendimento de pedagogia hospitalar auferido à população hospitalizada do munícipio, via Santa Casa de Misericórdia, e os suportes correlatos. Os objetivos específicos foram: compreender o enquadramento da Pedagogia Hospitalar no cenário brasileiro e no contexto local; analisar a estrutura, cofigurações e nuances do atendimento à população hospitalizada local; averiguar os contributivos e limites do atendimento auferido. A pesquisa ancorou-se em autores dedicados ao tema para constituir sua base teórica e considerando as nuances evidenciadas pela pesquisa, que demonstrou ter o atendimento da correlação com a hospitalização escolarizada ou atendimento escolar domiciliar e atividades lúdicas, e encetou uma revisão de literatura com verticalidade correlata às duas dimensões, “pedagogia hospitalar” e “brinquedoteca hospitalar. Nesse bojo, a coleta de dados contou com visitações e observações da unidade de saúde, com a ação voluntária do grupo médicos do humor, a secretaria municipal de educação e o núcleo regional, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com integrantes do atendimento hospitalar paranavaiense. Foram sujeitos da pesquisa dezoito participantes, dentre eles: a Enfermeira-Chefe da Santa Casa, a Pedagoga Hospitalar da unidade, a representante municipal do atendimento domiciliar, a representante do núcleo regional do atendimento domiciliar, a coordenadora da ação voluntária e treze membros da ação. O estudo foi realizado de forma ampla, observando o todo, captando seus elementos, desde o contexto histórico, estrutura da unidade de saúde e articulação do atendimento. Podemos concluir que nesta unidade há um limite entre a execução da atividade pedagógica hospitalar e o período de internamento, que em geral é de curto prazo; não existe uma ação articulista de trabalho colaborativo ampla entre a unidade de saúde e os suportes correlatos de atendimento domiciliar municipal e do núcleo, o que deixa a ação socioeducativa hospitalar ensimesmada e o trabalho da pedagoga hospitalar torna-se limitado e muitas vezes inconclusivo. Apesar dos limites de atendimento a ação voluntária que se articula com a vertente de atividade lúdica demonstra resultados produtivos e promissores comprometidos com a humanização, a alegria, a educação e a reabilitação em saúde.Item POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM DISCUSSÃO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/22) CATHCART, Ana Cristina Zanna; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8234284440180473; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/8234284440180473; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, História e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Os estudos estão relacionados com as Políticas Públicas para a Educação, tendo como objeto a ser analisado a concepção de currículo contida nos documentos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação global no século XXI e a forma como esta aparece na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A investigação se propõe a responder algumas questões, tais como: Qual a concepção de Currículo para a educação no século XXI contida nos documentos da UNESCO? Quais os postulados políticos e ideológicos da Unesco que estão presentes na BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O trabalho foi realizado por meio de estudos bibliográficos e documentais, tendo como fonte a BNCC para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de documentos do Banco Mundial e da UNESCO, que orientam a educação a partir do final do século XX. É uma pesquisa básica de caráter qualitativo que entende a educação como um processo histórico vinculado às relações de produção e de reprodução da vida humana. Por essa razão, não a desvincula das questões históricas e das relações socioeconômicas e políticas. As fontes primárias são documentais e o método de organização e análise da pesquisa é dialético, tendo por base a concepção materialista da história e as categorias fundantes de totalidade e contradição. Nessa perspectiva, o método se vincula a uma concepção de realidade, de mundo e de vida no seu conjunto. A seção um enfatiza a função social da escola, responsável por possibilitar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado. Na sequência discute a concepção de Estado em um viés liberal e outro marxista os quais possuem visões distintas sobre as políticas educacionais e os encaminhamentos políticos e econômicos dos organismos internacionais na educação brasileira, assim como o processo de implantação da BNCC e de seus pressupostos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na seção dois, a ênfase está nos documentos da UNESCO referentes às “competências e saberes necessários à educação no século XXI” e as concepções de currículo existentes no Brasil, o que reforçou a necessidade de uma Base Nacional para a educação. Na seção três traçamos as interfaces entre a UNESCO e a Base Nacional Comum Curricular e discutimos os desafios para a construção de um currículo efetivamente crítico para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que o currículo na educação atual tem como prioridade formar desde cedo trabalhadores pacíficos que aceitem a ordem social vigente, em especial nos países mais pobres da América Latina, a fim de que estes consigam reduzir os índices de pobreza e “sobreviver” no mercado global.