Navegando por Autor "Maciel, Fred"
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Item O uso de jingles político-religiosos nas eleições à ALEP: uma abordagem da comunicação política a partir da História Pública Digital(Universidade Estadual do Paraná, 2020-12-18) Assis, Rafaela Christi Ane Mano de; Mezzomo, Frank Antonio; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/2451026455498739; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Maciel, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785A presente pesquisa objetiva analisar os jingles político-religiosos produzidos por candidatos à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para as eleições de 2018. Diante da disputa em questão, consideramos relevante compreender o papel de grupos religiosos no campo político, especialmente quando entendemos que foram definidas estratégias de comunicação política e marketing, a fim de captar votos de eleitores que se identificam com questões de perfil conservador. Dada a pertinência do tema para o tempo presente, a História Pública pode colaborar para problematizar um assunto relevante para a sociedade brasileira, tal como as relações entre os campos da política e da religião para a promoção da democracia e dos direitos humanos. Os procedimentos metodológicos consistiram na identificação e seleção dos jingles de 13 agentes políticos vinculados a 07 diferentes denominações religiosas, publicizados na rede social Facebook durante a campanha eleitoral de 2018. Tais materiais foram analisados a fim de compreender os usos do passado enquanto ferramenta política, que são representados através dos símbolos religiosos presentes no discurso, não apenas de suas letras, mas também nas imagens veiculadas junto aos jingles. Contextualizamos alguns marcos históricos no campo sociopolítico como meio de compreender questões que influenciaram diretamente a emergência de uma nova configuração política no Brasil. Categorizamos o corpus empírico a partir de três temas de análise, cujo argumento repousa no capital simbólico religioso: enquanto candidatos que se apresentam como devotados e preparados para exercício de uma missão na política; como detentores de um perfil idealizado de político, isto é, honesto e trabalhador; e como defensores da família tradicional. Verificamos um crescimento nas atividades desempenhadas por agentes religiosos, sejam evangélicos ou católicos, na esfera pública e política, podendo influenciar desde as eleições até a formação de opinião pública quanto a diversas questões sociais, políticas e econômicas, promovendo alterações em outros campos da sociedade brasileira, que vão além do religioso.Item Religião e ensino de História: representações e narrativas de estudantes do ensino médio em Araruna/PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2020-02-18) Silva, Ademir Ferreira da; Mezzomo, Frank Antonio; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/2098388880359005; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Maciel, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785A pesquisa buscou analisar as narrativas dos estudantes da Educação Básica acerca da religião e sua presença e visibilidade pública em Araruna/PR, discutindo sobre a construção histórica dos locais e práticas religiosas. Essa perspectiva é problematizada a partir das representações dos educandos, tendo em vista discussões do ensino de História que apontam para sua valorização enquanto sujeitos do processo educativo, no qual o tema da religião apresenta relevante contribuição pela influência que exerce na vida em sociedade como importante componente histórico-cultural. O trabalho consistiu no planejamento e aplicação de uma sequência didática com a turma do 2º ano do Colégio Estadual Princesa Isabel - Ensino Médio, a partir da qual os discentes representaram os elementos religiosos da paisagem urbana da região central da cidade de Araruna/PR, além de narrar sua relação com a história local. Organizados em pequenos grupos, eles foram orientados a coletar dados das instituições religiosas, socializar o resultado em sala de aula e produzirem narrativas históricas dos templos pesquisados, enfatizando sua relação com a história local. Também foram realizadas visitas guiadas com a turma e reaplicada a atividade inicial. Por meio das atividades eles demostraram a edificação de posicionamento crítico sobre as implicações políticas da ocupação do território e sua relação com o dinamismo das manifestações religiosas ao longo do tempo histórico. Igualmente, permitiram a compreensão acerca da visibilidade pública dos diversos templos religiosos, revelando histórias para além da imbricação do catolicismo com o Estado. Por fim, possibilitou problematizar a construção de estereótipos sobre as religiões de matriz africana, contribuindo com a promoção de uma cultura de respeito e tolerância na convivência com as diferentes crenças e práticas religiosas.