Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Machado, Camila Bairos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Literatura no ensino de História: uma proposta de tolerância e liberdade nas atividades escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão - PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-14) Machado, Camila Bairos; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/9091378704924751; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Prado, Anderson; http://lattes.cnpq.br/5675445137146369
    Este trabalho tem como objetivo explorar as conexões entre literatura, história e expressão artística para aprimorar a compreensão dos movimentos de resistência na América Latina, promovendo a reflexão sobre os conceitos de liberdade e tolerância, entre os alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. O foco principal se atém aos processos de resistência de personagens histórico-ficcionais na formação da América Latina presentes no conto Fragmentos da Amazônia, de Bernardin de Saint-Pierre. A literatura no ensino de história é uma ferramenta pedagógica, usada tanto em sala de aula regular como por meio do programa complementar Mais Aprendizagem que visa desenvolver “habilidades de leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas” sócio-formativos. A partir de autores que abordam a ideia de educação libertadora, questionadora e amorosa; e também a relação entre literatura e história e o ensino de história, a pesquisa segue uma proposta de conectar a literatura francesa com a sala de aula e as problemáticas enfrentadas atualmente no ambiente escolar. É possível observar as produções criativas dos alunos ao trabalhar com a fonte durante as aulas, pensando sobre os movimentos de resistência no espaço escolar e comunitário de Francisco Beltrão-PR a partir do conto Fragmentos da Amazônia , de Bernardin de Saint-Pierre. A produção final é a tradução, adaptação e ilustração deste conto inédito na língua portuguesa.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão