Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MUNHOZ, Maria Luiza da Luz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    CONTRIBUIÇÕES DE RAMON LLULL (1232-1316) PARA A FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DA OBRA DOCTRINA PUERIL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/18) MUNHOZ, Maria Luiza da Luz; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/8170692175788940; PERIN, Conceição Solange Bution ; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; PEREIRA, Cássia Regina Dias ; http://lattes.cnpq.br/0247177328518148; FRANÇA, Fabiane Freire ; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; FÁVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903
    Esta pesquisa analisa a proposta de educação para a sociedade do século XIII por meio da obra Doctrina Pueril do filósofo catalão Ramon Llull (1232-1316). O trabalho de caráter bibliográfico foi desenvolvido a partir de uma abordagem histórica, fundamentada na História Social e no conceito de longa duração. Compreendendo o vínculo existente entre o presente com o passado, é possível refletir sobre questões que perpassam períodos históricos e explicam o homem na sua totalidade. Entendemos que não podemos desvincular o passado da nossa existência, pois, algumas questões, apesar de atenderem exigências diferentes, permanecem como prioridade da formação humana, como exemplo, a necessidade do ‘pensar e do agir’ social. Partindo desse pressuposto teórico metodológico, baseamos a investigação na obra Doctrina Pueril e alguns estudiosos da Idade Média, como: Marc Bloch (1866-1944), Jacques Le Goff (1924-2014) e outros. Na obra supracitada, Lllull descreve instruções acerca da educação da criança que considerava essenciais para a formação humana. Para tanto, o autor aborda sobre as questões religiosas, biológicas e intelectuais, pois para ele o homem se desenvolvia mediante modelos e ensinamentos que eram internalizados. Dessa maneira, o autor se propõe a realizar uma observação sobre aspectos religiosos e biológicos necessários para o desenvolvimento do intelecto, visando que a junção desses três princípios geraria a reflexão sobre as virtudes e valores que resultam no bem comum.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão