Navegando por Autor "MORGADO, Suzana Pinguello"
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Item Política, Direito e Cidadania: percepções dos jovens de Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-25) VAREA, Izabel Raczenski; MACIEL, Fred; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/9021514515503339; MACIEL, Fred; MORGADO, Suzana Pinguello; PINHEIRO, Marcos Sorrilha; JUNIOR, César DallabridaA pesquisa objetivou analisar percepções de jovens do 3º ano do Ensino Médio de Campo Mourão/PR sobre política, direito constitucional e exercício de cidadania com a finalidade de identificar seus impactos na participação política e concretização da democracia brasileira. Ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, será adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratória e descritiva, baseada principalmente em revisão bibliográfica e que conectará Política, Direito e Educação. Além disso, foi realizada coleta e análise de dados gerados por meio de questionários aplicados para alunos entre 16 e 18 anos cursantes do 3º ano do Ensino Médio em dois colégios (um particular e um público) do município. Pretendeu-se analisar se a qualidade de conhecimento constitucional, influências midiáticas, socioeconômicas e familiares podem interferir nas percepções e atuações políticas destes jovens, representantes de uma geração dos próximos agentes políticos do país. Esta pesquisa objetivou contribuir para a compreensão da juventude política atual, em um recorte de âmbito local. Como resultado, além de evidenciar tal diagnóstico local, percebeu-se o entendimento das inúmeras formas de participações institucionais e não institucionalizadas no campo político, assim como as diferenças nas percepções entre jovens de escola pública e privada, demonstrando certa contrariedade, uma vez que (supostamente) os jovens com mais potencial em ter acesso a conhecimentos relacionados à cidadania (estudantes da escola privada em relação aos da escola pública) são justamente os que apresentaram uma concepção de cidadania menos abrangenteItem WebQuest: uma possibilidade de formação continuada a partir da representação das configurações familiares nos contos e nas histórias infantis(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) ALVES, Maria; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7920993745260485; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/5689450945121821; SILVA, Mirian Cardoso da Silva; http://lattes.cnpq.br/8139346804540845O conceito de família sofreu e vem sofrendo inúmeras transformações de caráter público e privado por interface do interesse e do redimensionamento da sociedade ao longo do tempo. Nesta pesquisa, objetiva-se identificar as configurações familiares observadas nos contos e nas histórias infantis que fazem parte do acervo literário da educação formal. A finalidade da pesquisa é compreender as configurações familiares trabalhadas na prática educativa por meio de contos e histórias infantis desenvolvidas acerca dessa temática. O estudo se alicerça na pesquisa bibliográfica, por permitir uma ampla gama de informações diversas em publicações que auxiliam na definição conceitual e na aproximação com o tema. Para a pesquisa, é utilizada uma variedade de contos (sabedoria, de fadas, fantásticos etc) e histórias infantis que possam corroborar com o entendimento acerca das diferentes formas de configurações familiares presentes na sociedade atual. Com base em abordagens interdisciplinares – oriundas de áreas como Educação, Sociologia, Psicologia e Teoria da Literatura – buscou-se investigar as produções da literatura infantil que retratam os diferentes tipos de família. Apresentando dados qualitativos, os resultados coletados são divulgados por meio do recurso metodológico tecnológico da WebQuest – ferramenta de ensino relevante nos meios educacionais atuais – para disseminar produções literárias e oferecer subsídios aos(às) docentes para uma educação inclusiva pautada em direitos humanos. O resultado do estudo demonstrou a existência da diversidade familiar e a possibilidade do entrosamento entre a instituição familiar e a escolar, mediante o processo de ensino e aprendizagem com a educação inclusiva embasada em Direitos Humanos.