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Navegando por Autor "MOREIRA, Gabrieli Alemida"

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    A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) MOREIRA, Gabrieli Alemida; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/6374098761333776; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Hercilia Alves Pereira De Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194; Hederson Aparecido De Almeida; http://lattes.cnpq.br/2944423437536574
    A inadequada formação científica dos alunos, evidenciada pelo baixo desempenho em avaliações internacionais e pela dificuldade em conectar conceitos científicos com os fenômenos do cotidiano têm sido foco de vários estudos, ao longo dos últimos anos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em verificar quais metodologias didático-pedagógicas e quais conteúdos de Química têm sido apontados como eficientes para promover a Alfabetização Científica (AC) dos alunos do Ensino Médio. Como metodologia para a coleta de dados e constituição do corpus da pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica e, posteriormente, uma análise bibliométrica, por meio do software Bibliometrix. Foram identificados 14 artigos na base de dados Scopus, em revistas indexadas, seguindo critérios de relevância, alinhamento temático e citação global. Este material sofreu nova busca no Bibliometrix, a fim de ampliar as informações sobre o corpus, com a intenção de coletar informações mais abrangentes sobre o tema. Os trabalhos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), o que viabilizou a identificação de tendências metodológicas e conteúdos recorrentes. Os resultados das análises indicam que as metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB), a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o Ensino por Investigação (EI) e o uso de Textos Literários de Divulgação Científica (TLDC) demonstram maior potencial para fomentar a AC. Estas abordagens incentivam a argumentação, a resolução de problemas e a reflexão crítica, o que permite aos alunos compreenderem a relevância da Química para resolver questões sociais, ambientais e tecnológicas. Em relação aos conteúdos, verificou-se a presença de temas relacionados a mudanças climáticas, poluição ambiental e segurança alimentar. Isto sugere que deve haver investimentos na formação docente, para a disseminação de sólidos conhecimentos interdisciplinares, que podem auxiliar na promoção da AC do estudante de Química.

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