Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONTARDO, Deise Lucy Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Nhembojerovia: o Acreditar e a cura através dos cantos dos Guarani Mbya da Tekoa Takuaty
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-03) GUIESI, Camila Mascaro; OLIVEIRA, Allan de Paula; MONTARDO, Deise Lucy Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6344437017920336; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/7129187069359706; STEIN, Marilia Raquel Albornoz; http://lattes.cnpq.br/9120605359249566; ARNDT, Andressa Dias; http://lattes.cnpq.br/6240786459283307
    Esta dissertação investiga a relação entre música, corpo, espiritualidade e saúde nos cantos de cura dos Mbya Guarani da Tekoa Takuaty, situando-se na interseção entre etnomusicologia e musicoterapia. O objetivo principal foi compreender como os cantos ritualísticos deste povo expressam sua cosmovisão, promovem o bem-estar e reafirmam sua identidade cultural em um contexto de resistência. A pesquisa, conduzida a partir de uma abordagem etnográfica e participativa, incluiu vivências em campo, observação direta de rituais e conversas com lideranças indígenas, integrando os saberes e as vozes dos próprios Guarani. Fundamentada em referenciais da etnomusicologia participativa e embasada em uma perspectiva decolonial de pensamento, esse estudo buscou destacar a música como um elo central entre território, corpo, espiritualidade e saúde. As reflexões realizadas apontam para o fato de que os cantos de cura possuem uma função simbólica e terapêutica que transcende a individualidade, promovendo a coesão social e a relação harmoniosa com o território e os seres espirituais. Esses cantos, realizados em rituais na opy (casa de reza), integram música, dança, fumaça do petyngua (cachimbo tradicional) e outras práticas que materializam a conexão entre o sagrado e o cotidiano. Este trabalho também estabelece paralelos entre os saberes tradicionais do povo Guarani e as práticas contemporâneas de musicoterapia, destacando a relevância de uma abordagem que respeita e valoriza os conhecimentos ancestrais. As conclusões evidenciam a importância de proteger os territórios e os modos de vida indígena, reconhecendo-os como fundamentais não apenas para a preservação cultural, mas também para o enfrentamento das crises ambientais e sociais contemporâneas. Ainda, este trabalho propõe-se a contribuir para o campo da musicoterapia por meio de uma visão ampliada de saúde e cura, alinhada à dimensão coletiva, ecológica e espiritual das práticas Mbya Guarani.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão