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Navegando por Autor "MILANI, Margareth"

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    Conexões Pianísticas: memorial de incorporação de três perspectivas de abordagem técnica na elaboração da performance da obra Le Baiser de L'Enfant-Jésus de Olivier Messiaen
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-27) ULBRICH, Jeferson Samsonowski; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/0419743675926117; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; BARRENECHEA, Lucia Silva; http://lattes.cnpq.br/4024732375504477; ASSIS, Carlos Alberto; http://lattes.cnpq.br/3333366022661114
    Este trabalho consiste em um memorial descritivo do processo de elaboração da performance da peça Le baiser de l’Enfant-Jésus (peça XV de Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus) de Olivier Messiaen (1908-1992). Fundamentado na incorporação de três abordagens de técnica pianística distintas, busquei desenvolver um diálogo entre os autores Cortot (1928), Kochevitsky (1967) e Vickers (2007, 2008, 2017), e, respaldado nos conceitos e princípios norteadores que estruturam essas três abordagens, conectar essas perspectivas para a prática e resolução dos eventos técnicos da peça, objetivando sua performance. Juntamente com as três abordagens, investiguei também a possibilidade de integrar os conhecimentos constituintes de minha formação e experiência como pianista e pesquisador, tendo como fundamento do campo de investigação a autoetnografia, cujo referencial teórico foi baseado nas obras de Versiani (2005) e Benetti (2017). Através da exploração, experimentação e reflexão acerca das práticas dos eventos técnicos estudados, que foram registradas em filmagens, fotos, anotações e registros de voz, avaliei a proficiência de cada abordagem, bem como a possibilidade de diálogos entre diferentes pontos de vista. O memorial descritivo foi estruturado a partir da realização de um projeto piloto, através da transferência de um protocolo de pesquisa à prática de um evento técnico da peça Noël (peça XIII de Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus) de Olivier Messiaen. Dessa forma, foi feito um experimento prévio para verificar a necessidade de possíveis ajustes do protocolo que foi aplicado posteriormente aos eventos técnicos da peça Le baiser de l’Enfant-Jésus. Essa trajetória repercutiu de forma assertiva na construção de habilidades pianísticas mais reflexivas e conscientes, trazendo à tona uma autocompreensão corporificada do fazer pianístico. O processo investigativo proporcionou também uma percepção abrangente das diversas possibilidades de estruturação técnica disponíveis, que podem configurar dimensões interativas peculiares e não necessariamente divergentes. A imersão na proposição de cada autor (Cortot, Kochevitsky e Vickers) mobilizou uma reconsideração acerca da abrangência do conceito de técnica pianística e da significação do movimento construído em um indivíduo consciente de si mesmo. O resultado final deste trabalho consiste na síntese de vivências multifacetadas emergentes da prática pianística e na gravação da obra em forma de vídeo-performance.
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    O desenvolvimento da relação interativa corpo-piano a partir de ferramentas pedagógicas que propiciem o despertar da consciência corporal
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-21) CICARELLI, Renée Rebelo; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/5566141470259461; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; FREGONEZE, Carmen Celia; http://lattes.cnpq.br/1633171916444079; ASSIS, Carlos Alberto; http://lattes.cnpq.br/3333366022661114
    A presente pesquisa surgiu do interesse em investigar possibilidades de desenvolver com profundidade a relação interativa consciente entre corpo e piano durante a performance. A questão norteadora da pesquisa se fundamentou em: como uma sistematização de ferramentas para o desenvolvimento da consciência corporal pode influenciar a interação dos indivíduos com o piano, despertando, desenvolvendo ou expandindo a presença do corpo nas práticas pianísticas? Alicerçada, no conceito de corporeidade, que compreende o indivíduo como uma unidade fisiológica, motora e psíquica (Merleau-Ponty [1999]; Pelinski [2005]; Milani [2016]); no conceito de consciência corporal no que tange o reconhecimento do todo que é o corpo, bem como dos segmentos que o compõem e sua movimentação (Laban [1978]; Klauss Vianna; [VITTORI, 2010; QUEIROZ, 2012]; Schusterman [2012]); e em alguns fundamentos da técnica pianística que trazem o corpo como o centro dessa atividade (Melo & Gerling [2021]; Póvoas [2007]; Joly [2018]); pretendi, a partir de um relato de caso através de ferramentas exploratórias (com dois pianistas recentemente formados em um curso de bacharelado em piano), verificar a efetividade de uma abordagem pianística fundamentada na consciência corporal, com o intuito de propiciar aos participantes a construção de uma relação corporal com o piano saudável, flexível, fluída e eficiente, na construção de uma técnica que também acolha não somente sua constituição física como também a sua própria maneira de expressar-se corporalmente. Para tanto, o caminho estruturante do campo de pesquisa consistiu em aplicar ferramentas sistematizadas de desenvolvimento da consciência corporal fundamentando-se em um protocolo, estruturado previamente e parcialmente, ou seja, passível de ajustes de acordo com as singularidades de cada participante. O protocolo se fundamentou em um tripé: 1) exercícios de consciência corporal global (realizados fora do piano); 2) exercícios realizados na amplitude do teclado (topografia) para desenvolvimento da sensação de coordenação motora ampla; 3) a vivência da consciência corporal em uma peça do repertório pianístico (Claude Debussy – Pièce: pour l`oeuvre du Vêtement du Blessé), com o intuito de unir três momentos de percepção holística do corpo. Nesta etapa, as ferramentas organizadas foram aplicadas a partir da intersecção entre o corpo consciente e as dimensões musicais trazidas pelo texto. Os preceitos fundantes do protocolo foram arquitetados em autores que experienciam perspectivas corporais holísticas e concepções trazidas pelas práticas psicofísicas: (Schusterman [2012]; Laban [1978]; Klauss Vianna; [VITTORI, 2010; QUEIROZ, 2012]; Ehrenfried [1991]; Gerda Alexander [1983]; Matthias Alexander; [BARKER, 1991]; Feldenkrais [1977]). A coleta de dados se deu pelo registro audiovisual da performance da peça (antes e depois da aplicação do protocolo) e por meio de três entrevistas, que, a partir das narrativas emergentes nas falas dos participantes trouxe a possibilidade de análise das crenças, abordagens e práticas, antes e após a experiência no campo de pesquisa. A organização, análise e interpretação dos dados foram desenvolvidas com base na análise de conteúdo (BARDIN, 2016), apresentando as falas dos participantes em categorias temáticas organizadas a partir das questões propostas em cada entrevista, e apresentadas em quadros que foram posteriormente interpretados e correlacionados com a fundamentação teórica.
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    O Gesto Musical em Reflets Dans L'Eau de Claude Debussy: uma autoetnografia exploratória dos gestos pianísticos
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-23) GOLTZ, Pauline; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/3403965148100668; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296
    Este trabalho investiga uma proposta de construção performática a partir de uma sistematização dos gestos musicais pianísticos envolvidos na peça Reflets dans l’eau, de Claude Debussy. A partir de um estudo exploratório e autoetnográfico, estruturei um protocolo de pesquisa alicerçado em uma organização gestual, que foi aplicado durante as sessões de prática deliberada, compreendendo a utilização de filmagens e diários de estudo, a fim de estabelecer uma prática analítica-reflexiva. A conceituação de gesto se ancora em Flusser (2014), Leman e Godoy (2010), e de gesto musical, em Jensenius et al. (2010) e Milani (2016), sendo que esses autores convergem com a ideia de interdisciplinaridade do gesto, na sua exteriorização por meio do corpo e na sua manifestação da individualidade do ser. A fundamentação teórica também apresenta a cognição incorporada como integrante desse processo de identificação e desenvolvimento do gesto na performance. De acordo com os eventos musicais, apresento uma organização e descrição dos gestos pianísticos, os quais dividi em gestos facilitadores e gestos expressivos. A partir da organização dos gestos facilitadores, uma reflexão profunda, acerca da abordagem gestual, ocorreu durante as sessões de prática me proporcionando uma maior facilidade na execução, por meio da concatenação corpo-instrumento, resultando em eficiência, conforto e bem-estar durante a performance. Os gestos expressivos foram construídos a partir das informações contidas no texto musical e também por meio da minha relação individual e afetiva, externada pelos gestos idiossincráticos. Essa trajetória demonstrou a potencialidade de uma construção gestual como esteio fundante da técnica pianística, a qual, construída no corpo do indivíduo, passa por ajustes constantes, mas que alicerça uma performance mais fácil e expressiva.
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    Registros audiovisuais como ferramenta autorregulatória de processos interpretativos pianísticos: um estudo de caso com três estudantes de graduação em música
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-11) ALMEIDA JUNIOR, Elcio Antônio de; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/8502221888621135; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; RAMOS, Danilo; http://lattes.cnpq.br/1983152191839493
    A performance musical está interligada a uma complexa rede de domínios que abrange desde os conhecimentos teóricos musicais aplicados em contextos estéticos e estilísticos diversos, passando pelo uso de práticas pianísticas eficientes e criativas, e pela conexão com dimensões extramusicais permeadas pela experiência sociocultural e idiossincrática do intérprete. Esta complexa rede de expedientes envoltas no fazer da performance musical também se apresenta atrelada à necessidade de abordagens que possam fomentar a autonomia de processos interpretativos nas mais diferentes fases formativas do intérprete, em especial na formação de nível superior, momento em que as competências musicais são exercidas e instituídas em profundidade e de maneira a garantir uma atuação profissional, acadêmica e artística em níveis profícuos. Tendo em vista tais demandas, este trabalho teve como objetivo geral o de verificar a influência do uso de registros audiovisuais como ferramenta balizadora para o desenvolvimento de processos interpretativos pianísticos autorregulados no contexto do ensino superior. Os objetivos específicos buscaram analisar quais subprocessos do ciclo de autorregulação da aprendizagem são potencialmente mais favorecidos pela incorporação sistemática de registros audiovisuais como ferramenta de mediação no estudo pianístico; examinar como a incorporação dos registros audiovisuais pode promover transformações nas rotinas de estudo e nas estratégias adotadas pelos estudantes de piano. A partir de uma natureza qualitativa, o campo de pesquisa teve o delineamento de um estudo de caso, realizado com três pianistas matriculados no Curso de Superior em Instrumento do Campus de Curitiba I – Embap, da Universidade Estadual do Paraná – Unespar. O percurso investigativo compreendeu a realização de cinco encontros com esses estudantes, no intuito de acompanhar a aplicação de um protocolo de uso de registros audiovisuais e coletar dados a partir de duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o uso sistemático de registros audiovisuais contribuiu significativamente para a ampliação de constructos diagnósticos (principalmente aos que estavam atrelados à fase prévia e de autorreflexão do mecanismo autorregulatório) dos estudantes em relação às próprias performances, promovendo reflexões sobre aspectos técnicos, expressivos e de estruturação da performance. Os participantes relataram ganhos de autonomia, maior clareza na identificação de demandas interpretativas e tiveram percepções bastante precisas a respeito de suas melhorias ao longo da adoção do protocolo de uso dos registros audiovisuais em suas práticas. No entanto, constatou-se que apesar dos avanços nos processos autorregulatórios, a adoção de estratégias de prática pianística mais diversificadas nem sempre acompanhou o uso do protocolo, sugerindo a importância de intervenções didáticas complementares para o desenvolvimento mais eficaz de competências autorregulatórias. A pesquisa reafirmou, assim, o potencial dos registros audiovisuais como recurso balizador da aprendizagem musical autorregulada, abrindo horizontes para que este ferramental também seja explorado em novas pesquisas que transcendam o contexto de estudo de um repertório em sua fase inicial, mas em momentos em que o intérprete já se encontra em um estágio avançado de interpretação de modo a ensejar processos autorregulatórios em ambientes de performance propriamente dita.
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    Sonatina para piano de Edino Krieger: o gesto musical como meio balzador para a construção de uma performance técnico-expressiva
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-20) FABRI, Vinícius de Bruno; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/4299682451102467; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395
    A performance de uma obra não está limitada apenas ao conhecimento relacionado à decodificação do texto musical e ao domínio de habilidades motoras, mas também se situa na identificação e performance dos elementos expressivos que compõem o texto musical. O gesto, neste contexto, desempenha um papel fundamental como um meio de transmissão de significados, transcendendo a produção sonora tornando-se uma ferramenta de expressividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar como uma abordagem gestual pode ser um meio balizador para a construção de uma performance técnico-expressiva da Sonatina para piano de Edino Krieger. Os objetivos específicos são: investigar a intersecção entre interpretação e gesto musical, a partir dos elementos composicionais que estruturam a obra; avaliar como uma abordagem gestual pode propiciar o aprimoramento do processo interpretativo na performance pianística; e verificar se uma abordagem gestual promove recursos técnicos-pianísticos que favoreçam a obtenção de conforto e bem-estar. Para a definição de gesto me fundamento nos trabalhos de Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010); Launay (2013) e Malysse (s.d.), enquanto para a definição do gesto musical em Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010) e Madeira (2017). Já os autores Jensenius et al. (2010) e Cadoz e Wanderley (2000) fundamentam as categorizações dos gestos instrumentais, nas quais explorei os gestos facilitadores e os gestos de modificação para orientar a estruturação das categorizações dos gestos pianísticos — Gestos corporais-sensoriais e Gestos de expressão — que foram aplicados no campo de pesquisa para a construção da performance da Sonatina. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso investigativo se inicia com a contextualização do compositor Edino Krieger e de seus períodos composicionais no repertório para piano, fundamentados pelos apontamentos de Barancoski e Gandelman (1999); Paz (2012, v. 1 e 2); e Egg (2015). Em seguida, apresento considerações sobre a abordagem de um texto musical e acerca das práticas interpretativas sugeridas por Cook (2006) e Silveira e Winter (2006). A metodologia do campo de pesquisa adotada possui delineamento autoetnográfico, fundamentado em Versiani (2005); López-Cano e Opazo (2014); Ballestero (2020); e López-Cano (2024), através de três fases cíclicas: planejamento — desconstrução dos elementos composicionais e expressivos para critérios de análise ancorados em White (1994); sessões de estudos — sessões de prática ao piano com recursos de registros audiovisuais e diários de estudo, através de processos de prática deliberada conforme proposição de Plant et al. (2004); feedback — avaliação sob a ótica da abordagem gestual da funcionalidade e eficiência do processo de construção da performance. A organização e categorização temática dos dados coletados no campo de pesquisa utilizou a proposição de Bardin (2016) sobre a análise de conteúdo (unidades de registro e unidades de contexto) para posterior interpretação dos dados emergentes de acordo com o arcabouço conceitual elencado sobre gesto musical. O resultado obtido foi a estruturação de um memorial descritivo do processo de construção interpretativa da Sonatina para piano de Edino Krieger, avaliando a contribuição de uma abordagem gestual como meio balizador para a construção técnico-expressiva da obra. Como produto do percurso investigativo, uma performance da obra está disponibilizada por meio de um link na dissertação.

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