Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MEURER, Simone Xavier"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    COMPREENSÕESDOS LABORATÓRIOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM MATEMÁTICA A PARTIR DE PROJETOS PEDAGÓGICOS PARANAENSES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) MEURER, Simone Xavier; BORGES, Fábio Alexandre; HERMANN, Wellington; http://lattes.cnpq.br/4145451948476905; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/7062341408708099; Fábio Alexandre Borges; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; Wellington Hermann; http://lattes.cnpq.br/4145451948476905; Flávia Dias de Souza; http://lattes.cnpq.br/8842427306157704; Mariana Moran Barroso; http://lattes.cnpq.br/1703128480989350
    ambientes onde os(as) licenciandos(as) exercitem a capacidade criativa, o trabalho em equipe, criando oportunidades para a interlocução entre teoria e prática, além da criação de novas alternativas metodológicas, discute-se na presente pesquisa as compreensões dos Laboratórios de Ensino na formação inicial nesses cursos. Objetivou-se analisar interpretações acerca das compreensões de laboratórios de ensino com base em currículos de formação inicial de professores de Matemática. A pesquisa, de vertente qualitativa, caracteriza-se como uma Análise Documental, sendo que os documentos analisados foram os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de Ensino Superior do estado do Paraná, totalizando 19 cursos. Assim, a questão norteadora da pesquisa foi: Quais são as possíveis compreensões de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) com base em projetos de formação inicial de professores de Matemática? A metodologia utilizada para tratamento e interpretação dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo. Como resultados, foram elaborados e discutidos os seguintes aspectos de análise: O LEM como espaço colaborativo na formação docente; O LEM como espaço de articulação de metodologias de ensino; O LEM como espaço de criação e análise de materiais didáticos; O LEM como ambiente de discussão e utilização de Tecnologias Digitais no ensino; e O LEM como espaço articulador entre universidade e comunidade externa. Conclui-se que, nos cursos de formação inicial para o ensino de Matemática, as compreensões acerca da utilização do LEM ainda não se dão de maneira transversal, ficando predominantemente restritas, quando existentes, às atividades relacionadas às disciplinas pedagógicas. Assim, é preciso a implementação de políticas formativas bem definidas nos projetos curriculares, a fim de aproveitar melhor as potencialidades desse espaço, sempre de maneira articulada com os objetivos formativos mais amplos de cada curso.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão