Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MEIRA, Juceli Stela Volpato"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/26) MEIRA, Juceli Stela Volpato; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/8477926855854114; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Zelia Ferreira Caçador Anastácio; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; Adriana da Silva Fontes; http://lattes.cnpq.br/0948799905374439
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Formação docente PPIFOR da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Trata-se da elaboração e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, denominada UEPS, para estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental II. A UEPS se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, ou TAS e objetiva promover a aprendizagem significativa, AS dos conteúdos relacionados ao tema: “solo”. Como apontado pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, o tema “solo” é interdisciplinar e se relaciona com a saúde pública, meio ambiente, manutenção e preservação da vida, sustentabilidade, entre outros. Assim, num primeiro momento utilizamos a pesquisa bibliográfica para subsidiar os pressupostos teóricos para elaboração da UEPS e, posteriormente a pesquisa ação para avaliar os resultados da aplicação da mesma, na turma escolhida. Os resultados apontam que a TAS é uma teoria de aprendizagem eficiente para promover a AS e, consequentemente promover o letramento científico, LC caracterizado pela formação crítica sobre os valores ambientais. Os alunos mostraram ter assimilado as principais preocupações com o manejo do solo para manutenção de suas propriedades físicas, químicas e biológicas e, como estas propriedades estão relacionadas com o desenvolvimento tecnológico e econômico.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão