Navegando por Autor "MARTINS, ZELOI APARECIDA"
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Item A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DO CINEMA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE OURINHOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/26) Silva, Julya Gonçalves da; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/7447756447254136; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SILVA, ANALÍGIA MIRANDA DA; http://lattes.cnpq.br/6440145397352380; MOMOLI, DANIEL BRUNO; http://lattes.cnpq.br/7701594143194418; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717A presente pesquisa tem como finalidade discutir sobre o uso do cinema no contexto escolar, enfatizando sua natureza como linguagem artística, frequentemente negligenciada. Dessa forma, este estudo tem como intuito analisar as possibilidades de apresentação de filmes no espaço educacional em diferentes áreas do conhecimento, pensando o cinema a partir dele mesmo e na sua interface com a escola. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos/SP, onde entrevistamos 12 educadores e educadoras que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo geral é investigar e analisar de que forma o cinema, está presente nas práticas pedagógicas de professores e professoras dos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: de que maneira as práticas pedagógicas de educadores e educadoras de diferentes componentes dos anos finais do ensino fundamental têm envolvido o cinema, nas escolas da cidade de Ourinhos? O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Alain Bergala (2008), Adriana Fresquet (2013), Rosália Duarte (2002), Marcos Napolitano (2019), Paulo Freire (1996) e Rosa Maria Bueno Fischer (2008). Realizamos a análise dos dados por meio da abordagem de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O estudo se classifica como bibliográfico, de natureza teóricoprática, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. A pesquisa utilizou a leitura bibliográfica para construção do referencial teórico-analítico e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados.Item CONSTRUINDO OLHARES: PEQUENO GUIA DE AUDIOVISUAL PARA EDUCADORES(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) Machado Junior, Iveraldo C; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/1639458627827952; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; MENDES, MARIA CRISTINA; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780Vivemos em um mundo digital, com um grande fluxo de informações e conhecimentos que circulam na sociedade em rede, e com isso a produção e o consumo de audiovisual passou a fazer parte do nosso cotidiano. Diante disso, como a educação tem lidado com essa realidade? Construindo Olhares é uma proposta pedagógica que versa sobre audiovisual, cujo objetivo foi a produção de uma série de 3 episódios que apresenta uma introdução ao universo do audiovisual voltada a educadores que desejam utilizar essa ferramenta pedagógica em seus processos de ensino e aprendizagem. Navegando através da cibercultura, cinema, educação, a etapa de concepção, desenvolvimento e produção da série, analisa cada um dos episódios a partir de suas temáticas, escolhas estéticas e do processo de realização. Traz ao debate Paulo Freire, Bell Hooks, Pierre Lèvy, Manuel Castells, Marcos Camargo, Solange Stecz, Marília Franco e Cezar Migliorin, além de observar dados da pesquisa TIC Educação 2019, a fim de compreender mais sobre a relação entre educação e o uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula no Brasil. Para que os educadores possam contribuir na formação dos educandos, é crucial a compreensão dos elementos e técnicas que compõem a linguagem audiovisual, que tem a capacidade de trabalhar habilidades valiosas como a análise crítica, comunicação eficaz e a expressão criativa. Em um mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia e a comunicação têm um papel fundamental em nosso cotidiano, essas habilidades tornam-se fundamentais. Ao propor a experiência do trabalho com audiovisual, os professores possibilitam oportunidades na formação dos estudantes para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.Item O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ: A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO “MUSEU DA IMAGINAÇÃO”(Universidade Estadual do Paraná, 2024/08/02) Fernandes, Eloisa Maria; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/2379044697032969; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; BUCHMANN, LUCIANO PARREIRA; http://lattes.cnpq.br/1073258616943164A presente pesquisa desenvolveu um estudo a respeito do tema da preservação audiovisual, considerando principalmente o campo de estudos da linha de pesquisa “Experiências e mediações nas relações educacionais em artes”, do Mestrado Profissional em Artes, da Unespar, tendo como objeto de estudo os trabalhos de conservação e preservação realizados no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), entre os anos de 2019 e 2024. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: quais são as estratégias utilizadas pelo MIS-PR para realizar a preservação audiovisual? Diante dessa indagação, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso, com base nas perspectivas qualitativas e de caráter exploratório. Buscamos compreender as principais características da preservação e da conservação audiovisual, assim como escrutina as principais políticas culturais voltadas à preservação audiovisual, à níveis nacional e paranaense e suas principais perspectivas. Também abordamos questões relativas à história do MIS-PR, analisando o contexto histórico e político em que o museu foi concebido, os percalços pelos quais o museu passou ao longo da sua história. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa observamos os trabalhos de conservação e preservação realizados pelo Setor de Acervo e Pesquisa, buscando compreender as condições em que são executados, sendo esses trabalhos basilares para o processo de preservação audiovisual da instituição, principalmente no que tange a conservação, contando com entrevistas realizadas com trabalhadores do museu e com a fundamentação teórica na área da conservação. Realizamos o estágio obrigatório no MIS-PR em 2023, como parte da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, refletindo sobre as experiências enquanto estudante e pesquisadora com o intuito de explorar a preservação audiovisual pelo viés educativo e de refletir sobre as possibilidades de abordar a educação patrimonial em espaços museológicos mostrando que além de ser um espaço de guarda, ele carrega em sua essência o papel de ser um lugar de pesquisa, ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Edmondson, Franco, Canclini, Rubim, Souza, Millarch, Coelho, Castro, Van Bogard, Bondía, Grunberg, Horta e Monteiro, Possamai e Grinspum. Após as análises, foi possível chegar à conclusão de que o processo de preservação no MIS-PR ainda passa por fragilidades, dependendo muito mais dos esforços dos trabalhadores do que das condições infraestruturais, do suporte governamental e das políticas culturais voltadas para atender suas demandas, que ainda necessitam de vários ajustes para que funcionem de forma eficiente.Item REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA, NO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) PEREIRA, Miriam Galvan; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/1450804851054407; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SOUSA, REGINALDO CERQUEIRA; http://lattes.cnpq.br/1720254111592839Esta pesquisa discutiu a aplicação do cinema na educação, tomando a produção audiovisual/documentário como uma possibilidade criativa em sala de aula e traz como problema a pergunta: “em que medida a literatura transformada em documentário, como exercício prático, baseado em temas que podem ser retirados de obras literárias, pode colaborar para que os alunos se apropriem da linguagem cinematográfica?”. Como objetivo geral, investigou-se o processo de produção de documentários, uma vez que os temas selecionados foram objeto de produções individuais ou coletivas, propiciando a relação entre os textos e as relações dos autores em sua comunidade e em suas vidas. A metodologia empregada para atingir os objetivos propostos foi a utilização do audiovisual/documentário em sala de aula e temas retirados de obras da literatura brasileira. A finalidade do cinema e literatura no contexto acadêmico tem se mostrado uma ferramenta eficaz para o ensino. Por meio de filmes e obras literárias, é possível despertar o interesse pelo audiovisual e também pela leitura. Essa abordagem permite uma dinâmica diferenciada com os jovens, além de possibilitar um aprendizado mais significativo e interativo, que se torna mais prazeroso e motivador para o estudante. Uma proposta pedagógica foi elaborada a partir dos resultados positivos obtidos nesse projeto, que principia com os estudantes sendo apresentados às etapas de uma produção cinematográfica, assim como aos processos de produção documental. Para alcançar o proposto, foram apresentadas, aos estudantes do Novo Ensino Médio, 1º anos, no Colégio Estadual Santa Rosa, no Bairro Cajuru, Curitiba/PR,obras para leitura (fragmentos, trechos, contos, crônicas) de autores clássicos e contemporâneos, para a identificação de temas que possam ser transformados em um documentário e que façam sentido no cotidiano, baseando-se nos conhecimentos que adquiriram no decorrer das aulas programadas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, onde colocaram suas experiências, culminando na produção coletiva de um documentário. Teóricos como Bergala (2008), Rancière (2012), Freire (1987), Napolitano (2015), Fresquet (2013), Stecz (2018), Puccini (2009), figuram como marco teórico da pesquisa, auxiliando na compreensão da medida em que o cinema fortalece a educação, pois este traz à educação uma forma de trabalhar as diversidades e os conhecimentos através do uso da coletividade, abrindo uma nova possibilidade de percepção da realidade que cerca os estudantes.Item RESSIGNIFICÂNCIAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS NO CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICA - CJAP(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) CORRÊA, Amanda Juliete; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/6546300608317357; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; MEDEIROS, Ceres Luehring; http://lattes.cnpq.br/8042617987329882; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780O distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 provocou a aceleração do uso de tecnologias digitais no campo do ensino, como decorrência do trânsito do modelo de aulas presenciais para o formato on-line em diferentes áreas, entre elas, na Dança. Esta condição demandou uma rápida adaptação de docentes e estudantes de dança ao ambiente virtual de aprendizagem, expondo desafios aos processos de ensino e aprendizagem desta arte, particularmente com crianças e adolescentes. Diante deste contexto, o presente estudo tem como proposta investigar a percepção de um grupo de crianças de 7 a 11 anos, sobre aspectos referentes às suas experiências de aprendizagem em aulas de dança jazz no formato on-line. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com questões referentes à motivação, atenção e integração dos participantes, com o intuito de identificar e contextualizar o impacto do ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem da dança na infância. Para a análise qualitativa dos dados, optou-se por uma abordagem fenomenológica, intencionando o resgate dos significados atribuídos pelos sujeitos aos fenômenos sob investigação, a partir do relato dos próprios sujeitos, com o objetivo de buscar sua estrutura essencial. As entrevistas foram gravadas e transcritas para a análise de conteúdo por meio de três etapas, conforme a análise de dados proposta por Bardin (2016): 1. Pré-análise, que se refere à organização do material com o objetivo de torná-lo operacional; 2. Exploração dos dados e descrição analítica, que destaca o estudo aprofundado dos dados coletados, sempre orientado pelas hipóteses e pelos referenciais teóricos; 3. Tratamento, inferência e interpretação dos resultados, por meio de análise reflexiva e crítica dos dados. Os resultados do estudo evidenciam o perfil dinâmico dos nativos digitais em relação à adaptabilidade à Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no que se refere às categorias analisadas sobre a percepção dos/as participantes sobre estrutura das aulas no ambiente virtual, motivação, interação com a turma e aprendizagem. A dinamicidade e adaptabilidade apresentadas indicam mento de necessidade cada vez maior de aprimorar práticas docentes na relação com este perfil de estudantes, considerando a contribuição potencial das aulas de dança on-line no processo de ensino aprendizagem.