Navegando por Autor "MARQUES, Maria Inez Barboza"
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Item O Surdo Unilateral no Brasil: Reflexões para Pensar seus Aspectos Jurídicos, Sociais e Educacionais(Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/01) ROCHA, Éverton Ledo da; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; http://lattes.cnpq.br/3115674044109412; SILVA, Ricardo Desidério da; MARQUES, Maria Inez Barboza; HUMMEL, Eromi IzabelEmbora a Lei 14.768 de 22 de dezembro de 2023 tenha reconhecido tão recentemente a surdez unilateral como deficiência no Brasil, sua invisibilidade ainda se faz presente. Caracterizada pela perda auditiva em um dos ouvidos, podendo ser leve, moderada, severa ou profunda, a surdez unilateral apresenta desafios significativos em termos de garantias legais e nas dificuldades cotidianas vivenciadas pelas pessoas afetadas. Nesse contexto, o presente trabalho, de natureza interdisciplinar e com interfaces nas áreas de Saúde, Serviço Social e Educação, busca refletir sobre a surdez unilateral sob os aspectos jurídicos, sociais e educacionais, analisando sua vivência e legalização no Brasil, assim como os reflexos dessa condição para os indivíduos com surdez unilateral. Para tanto, a pesquisa adota o método dialético e caracterizase como uma investigação qualitativa e bibliográfica, com abordagem documental. Neste sentido, evidenciou-se que, no campo jurídico, a luta pelo reconhecimento da surdez unilateral foi bastante árdua e que, embora tão recente, representa uma grande conquista para que se reafirme a garantia de políticas públicas para essas pessoas. Socialmente, a falta de conscientização sobre as dificuldades vividas por essas pessoas reforça barreiras atitudinais, dificultando sua participação equitativa em diversos espaços e por fim, no campo educacional, o estudo ressaltou a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas que atendam às particularidades dos surdos unilaterais. Logo, espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para o mapeamento do reconhecimento da surdez unilateral no Brasil, além de ampliar as pesquisas e estudos para se pensar estratégias sociais e educacionais que favoreçam a inclusão das pessoas com essa deficiência na sociedade.Item Psicologia, interdisciplinaridade e socioeducação sob a perspectiva dos(as) psicólogos(as) dos Centros de Socioeducação do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-12) AMBROZIO, Karina Soares; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0485838155282289; BOVO, Marcos Clair; MARQUES, Maria Inez Barboza; GUIMARÃES, Jean Pablo; CARVALHAES, Flavia Fernandes deA socioeducação é uma política pública voltada à responsabilização de adolescentes pela prática de atos infracionais, que possui caráter pedagógico e prevê uma intervenção de natureza interdisciplinar, a partir da composição de equipes multiprofissionais nos serviços de execução de medidas socioeducativas, das quais fazem parte os(as) psicólogo(as). Ao considerarmos os desafios e potencialidades da atuação dos(as) profissionais no contexto desta política, a pesquisa objetivou analisar a relação entre Psicologia e interdisciplinaridade na socioeducação, sob a perspectiva dos(as) psicólogos(as) que atuam nos Centros de Socioeducação (CENSE) do Paraná, responsáveis pela execução de medidas privativas de liberdade. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, pautada no método dialético, que utilizou como coleta de dados a aplicação on-line de questionários e entrevistas semiestruturadas com os psicólogos(as) que atuam nas referidas unidades. Foi realizada a análise crítico-descritiva dos dados, a partir da revisão teórica pautada por uma abordagem interdisciplinar, envolvendo Psicologia, Direito, Educação, História, Sociologia e Serviço Social. Quanto ao perfil dos(as) participantes, os resultados demonstraram, em sua maioria, identificados(as) como mulheres cis, que se graduaram entre 1989 e 2017, sendo a maior parte anterior a 2006, em instituições públicas de ensino superior, e que atuam há mais de 15 anos na socioeducação. Os CENSEs em que estão lotados(as) são, em maior parte, destinados ao público masculino, e atendem tanto a internação provisória quanto a internação. Observamos relatos de defasagens nas equipes, compostas, sobretudo, por diretores(as), agentes de segurança socioeducativos(as), auxiliares/técnicos(as) de enfermagem, psicólogos(as), assistentes sociais, pedagogos(as) e terapeutas ocupacionais. Na perspectiva dos(as) psicólogos(as) dos CENSEs, a interdisciplinaridade é importante em sua atuação profissional na socioeducação, e a concepção acerca deste termo está alinhada ao encontrado na literatura sobre o tema que enfatiza o diálogo e a cooperação entre disciplinas. Contudo, os(as) participantes destacaram a insatisfação em relação às contribuições da graduação para uma atuação interdisciplinar, por não terem tido acesso a conteúdos direcionados à interdisciplinaridade na formação. Identificamos também que, na avaliação dos(as) participantes, a interdisciplinaridade ocorre de forma parcial nos CENSEs e na atuação de profissionais de psicologia nesses espaços. Observamos, ainda, a existência de tensões nessas unidades socioeducativas e um desequilíbrio entre os aspectos sancionatórios e pedagógicos das medidas, o que afeta o trabalho interdisciplinar. Sendo assim, consideramos necessária a adoção de estratégias por parte não só dos(as) trabalhadores(as), incluindo psicólogos(as), no sentido de abertura ao diálogo e da adoção de uma postura interdisciplinar, como também das gestões dos CENSEs e da Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo do Paraná. Com o objetivo de criar e fazer funcionar espaços de comunicação e de participação dos trabalhadores(as), a construção de processos de trabalho não deve perder o foco no(a) adolescente destinatário(a) da política de socioeducação, ao mesmo tempo em que reconheça o papel primordial de cada categoria profissional, e destas em articulação, no atendimento socioeducativo.Item Racialidade e formação de profissionais da psicologia: análise em universidades privadas e públicas do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) SOUZA, Sirlene de França de; MARQUES, Maria Inez Barboza; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/9764032951283311; http://lattes.cnpq.br/7295497926011527; MARQUES, Maria Inez Barboza; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira deEste estudo tem como objetivo analisar a abordagem sobre racialidade na formação de profissionais de Psicologia no noroeste do Paraná e nas universidades públicas do estado. A pesquisa parte da problemática da ausência ou insuficiência de conteúdos relacionados à racialidade nos currículos dos cursos de Psicologia, e de como essa lacuna impacta a formação ética e política dos futuros profissionais, especialmente no que se refere ao enfrentamento do racismo. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando a análise documental das ementas dos cursos de Psicologia das instituições da região noroeste do Paraná, com base em teorias étnico-raciais. A pesquisa investigou as implicações das teorias raciais na formação dos profissionais e as conexões entre a teoria e a prática profissional no contexto das questões raciais. Os resultados revelam a presença, embora de forma limitada e superficial, de discussões sobre a racialidade nos currículos das instituições analisadas. Constatou-se que, apesar de algumas iniciativas, há uma deficiência na inclusão dessas temáticas de forma mais profunda, o que compromete a formação de profissionais capacitadas(os) para lidar com o racismo em sua atuação profissional. Como conclusão, o estudo aponta para a necessidade de aprimoramento nos currículos, que integre de maneira efetiva a abordagem da racialidade na formação das psicólogas(os), visando promover um cuidado mais ético, inclusivo e comprometido com a diversidade étnico-racial da população brasileiraItem Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: efeitos na vida das pessoas idosas atendidas em um Centro de Referência de Assistência Social(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-15) SOUZA, Eliane de Oliveira da Silva; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/6230452856919745; COSTA, Maria Antonia Ramos; CHRISTINELLI, Heloa Costa Borim; MARQUES, Maria Inez BarbozaCom o crescimento da população idosa nas últimas décadas, pensar em políticas públicas para o envelhecimento traz reflexões acerca da importância de executar um serviço com efetividade. É fundamental considerar políticas públicas, visando garantir a qualidade de vida das pessoas idosas e de promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Isso requer uma abordagem holística e ampla, que considere as necessidades individuais e coletivas da população idosa. Por isso, o objetivo desta dissertação é analisar em que medida o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem efeitos na convivência comunitária das pessoas idosas atendidas por este serviço. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo descritiva de natureza qualitativa, guiada por um roteiro de entrevista semiestruturada. Além disso, fez-se uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica, com apoio da estratégica documental como suporte. O estudo foi realizado na cidade de Paranavaí, localizada na região Noroeste Paranaense, e envolveu a participação de pessoas idosas cadastradas em um Centro de Referência de Assistência Social. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2023.Os dados coletados foram transcritos na íntegra e analisados por meio de análise de conteúdo. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESPAR, por meio do Parecer nº 5.568. 532. Participaram da pesquisa nove idosos, dos quais oito eram mulheres e um era homem, com idade variando entre 60 e 89 anos. A amostra incluiu um número maior de mulheres, distribuídas em nove territórios distintos, com renda variando de 0 a dois salários mínimos. Quanto à escolaridade, houve uma ampla faixa, desde semianalfabetos até pessoa com doutorado. As prioridades oscilam entre o isolamento e não estar em uma situação prioritária. Os achados da pesquisa foram agrupados e classificados, resultando em três categorias distintas: conhecimento sobre os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; motivo da busca pelos idosos do serviço de convivência e suas expectativas e; percepções dos (as) idosos (as) sobre o efeito do SCFV na convivência comunitária. Os resultados indicam uma lacuna significativa no entendimento dos idosos sobre o SCFV. No que diz respeito à busca e às expectativas, destaca-se a importância da saúde mental. As discussões sobre o efeito revelam transformações notáveis na interação social, na qualidade de vida e no aprendizado contínuo em um ambiente saudável. O estudo revela, portanto, mudanças substanciais na vida dos participantes após ingressarem no SCFV, em especial, no que dia respeito ao efeito deste serviço para a convivência comunitária. Os idosos destacaram a importância da convivência comunitária, aprimoramento da qualidade de vida e aprendizado contínuo em um ambiente saudável. Os resultados ressaltam o crescimento pessoal, fortalecimento das relações sociais e formação de uma rede de apoio mútuo, evidenciando o efeito positivo das interações sociais. A pesquisa indica que, ao longo do tempo no serviço, os idosos alcançam empoderamento, apesar das diversas realidades sociais e contextos culturais.