Navegando por Autor "LOCKS, Felipe Gabriel"
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Item Guitarra e timbre: um olhar sobre o uso dos efeitos sonoros na obra de Fred Frith(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-15) LOCKS, Felipe Gabriel; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/0109431755026043; POLLETO, Gabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; MACHADO, Marco Antônio Crispim; http://lattes.cnpq.br/8165430579757784O presente trabalho tem como objetivo a investigação e o aprofundamento acerca da utilização dos efeitos sonoros (Zölzer et al., 2002) na música produzida com a guitarra elétrica (Turner, 2015), buscando compreender a influência destes em composições de diferentes ambientes musicais, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, que funcionarão como uma forma de catalogação para a observação dos tipos de dispositivos de efeitos e das obras historicamente relevantes que deles se utilizaram, em um primeiro momento. A abordagem sobre tais modulações sonoras será feita pela ótica de Clark e Chalmers (1998) e Flusser (2012), segundo a qual os objetos que as proporcionam são vistos como contendo programações e formas de uso específicas, que possibilitam (e/ou delimitam) pensamentos musicais que, sem eles, não existiriam. Dessa forma, sugere-se um ambiente exploratório, viabilizando ao guitarrista/compositor novos argumentos através dos pedais de efeito na busca por materiais composicionais, transformando as modulações sonoras em elementos essenciais e indissociáveis das músicas que criam, por afetarem a maneira como se visualizam os caminhos e possibilidades para o som na guitarra aumentada (Lahdeoja et al., 2010), instrumento expandido pelos meios tecnológicos. Tais possibilidades e variações timbrísticas com efeitos sonoros serão abordadas no terceiro capítulo do trabalho, com maior especificidade, em composições do quarteto de guitarras de Fred Frith, que, observadas pela ótica dos efeitos sonoros em associação ao timbre e às possibilidades técnicas (Castello Branco, 2012), podem sugerir novas potencialidades ao instrumento.