Navegando por Autor "LIMA, Rafaela Calil Mussi"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/31) LIMA, Rafaela Calil Mussi; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/4373506265751042; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; FAXINA, Elson; http://lattes.cnpq.br/0672272862905804; http://lattes.cnpq.br/4437145596805207; RIGO TRAMUJAS, PAULAEssa pesquisa analisa as potencialidades do uso do podcast como ferramenta midiática audiovisual de ensino e aprendizagem em espaços educativos. Considerando a ferramenta como uma mídia em constante crescente no Brasil, e entre o público jovem, de acordo com dados da AbPod (Associação Brasileira de Podcasters), ainda encontra-se uma lacuna nos estudos e pesquisas que amparam o uso do podcast como recurso pedagógico. A partir dessas considerações, esta pesquisa ampara-se nos estudos teóricos de (Jesus, 2014) e (Freire, 2014), sobre o uso da ferramenta no contexto escolar. A pesquisa também faz revisão de literatura de teóricos como: (Lévy, 1998), (Hall, 2006), (Jenkins, 2009), (Prensky, 2011) sobre a cultura da convergência no ciberespaço e na pós-modernidade, bem como a afinidade das novas gerações para as novas tecnologias. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é analisada como sustentação para as diretrizes e competências que devem ser adquiridas por alunos durante a fase escolar da educação básica. Espera-se que esta pesquisa discuta o potencial educativo da ferramenta podcast, bem como auxilie professores e alunos no processo de formação continuada para novas mídias, em um espaço multimídia.