Navegando por Autor "LIMA, Luciano Chagas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Oito Peças para Violão de Nonato Leal: o processo de edição das partituras.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-18) MIRANDA, Aron Rauri Medeiros de; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; http://lattes.cnpq.br/6951950653767362; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; ZANIN, Fabiano Carlos; http://lattes.cnpq.br/5895632774143840; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Esta pesquisa tem como foco revisar e editar oito peças para violão solo de Nonato Leal. Nascido em 1927 e radicado no Amapá desde o início da década de 1950, Leal desenvolveu carreira como intérprete, compositor e professor, e hoje figura como o violonista de maior relevância do estado. Sua obra para violão consiste em 23 peças para o instrumento, escritas seguindo a tradição do violão solista brasileiro, em sua maioria, choros, sambas e valsas. Apesar de vir compondo desde a década de 1970, Leal só teve suas peças editadas em partitura a partir de 2012, contando hoje com cinco grupos de edição diferentes ao longo dos anos e partituras que apresentam divergências entre si. Levantando teorias de Figueiredo (2004) e Hazan (2004) sobre a prática de editoração de partituras, e contextualizando a obra de Leal utilizando como base autoras(es) como Taborda (2011), Bartoloni (1995), Llanos (2018) e Prando (2023), a pesquisa apresenta edições práticas e críticas das peças de Leal justificando-se em encontrar uma forma de apresentar à academia e à comunidade violonística brasileira esse até então pouco conhecido representante do violão da Amazônia.Item Organização digitacional da mão direita do violonista em passagens escalares e agrupamentos rítmicos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-31) FOGAGNOLI, Marcelo Ijaille; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/3241388315501150; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; BOGO, Danilo; http://lattes.cnpq.br/5882295003644929; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208Esta pesquisa é a respeito da técnica ao violão, tendo como foco a mão direita. O objetivo é investigar possibilidades de digitações de mão direita, chamadas dedilhados, em passagens escalares e aquelas com agrupamentos rítmicos específicos extraídas do repertório. Incluímos digitações que fogem de sistemas binários (dois dedos), os quais são predominantes na literatura desse instrumento. Como referencial teórico, usamos o trabalho realizado por Nicolas de Souza Barros (2008) que aborda o conceito de polaridade digital para a construção dos dedilhados. Também apresentamos uma revisão dos trabalhos de outros autores que abordam técnica do violão como Matt Palmer (2011), Alisson Alípio (2014) e Scott Tennant (1992), com o mesmo intuito. Para tal, classificamos as passagens escalares e rítmicas e criamos dedilhados deliberados para estas, sempre justificando de acordo com o referencial. Concluímos que o uso organizado de dedilhados, incluindo os que fogem do sistema binário pode ser um meio de otimizar o estudo desses tipos de passagens, reduzindo o tempo de prática e também gerando uma maior precisão rítmica. Para finalizar, incluímos uma coleção de passagens musicais pertencentes ao repertório do violão, apontando e justificando as novas organizações digitacionais.Item Transcrições para violão das obras de Paulo Florence(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-24) PINTO, Jhony de Souza; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; http://lattes.cnpq.br/3835189330533002; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208; COSTA, Gustavo Silveira; http://lattes.cnpq.br/2116370867681969; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395Esta pesquisa tem como objetivo descrever o processo de transcrição para violão enquanto prática de reelaboração musical através de transcrições inéditas para o instrumento. Selecionamos peças originalmente escritas para piano do professor, pianista e compositor romântico brasileiro Paulo Florence (1864-1949). Embora tenha alcançado prestígio em vida, sua obra é pouco conhecida atualmente e, por esta razão, divulgá-la é um dos nossos propósitos. Elaboramos um levantamento biográfico a partir de trabalhos que contemplam a trajetória do compositor e de membros de sua família, com destaque para: Carizzi (2017), Kossoy (2006) e Ribeiro (2006). Ainda foram realizadas consultas a documentos da época através da Hemeroteca Digital Brasileira, do Instituto Hercule Florence e de seu acervo particular, sob o cuidado de familiares. Ao longo deste trabalho, discorremos sobre o que entendemos por transcrição musical e apontamos correspondências entre as práticas de transcrição e tradução a partir de Barbeitas (2000), Britto (2022), Pereira (2010) e Vale (2018). Ressaltamos ainda que o conceito de fidelidade, conforme colocado por Britto, foi determinante para nossas estratégias de elaboração das transcrições. Finalmente, apresentamos os resultados da pesquisa evidenciando as diretrizes e os procedimentos empregados em cada etapa do processo de transcrição, bem como as partituras editoradas para violão solo das peças selecionadas: Mazurka em Fá maior, Minuete, Folha d’Album e Bluette.Item Violão de cantador: o acompanhamento solístico na música de Vital Farias(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-12) SANTOS, Tiago Fernandes Bastos; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; http://lattes.cnpq.br/1605311044705100; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296; SILVA, Francisco Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/0079295107466501; LIMA, Luciano Chagas; http://lattes.cnpq.br/2257184209354208A Cantoria nordestina é uma tradição datada do final do século XIX e persiste até os dias de hoje. Quase cem anos separam Vital Farias (1943-) do cantador Francisco Romano (1840-1891) nascido em 1840. Apesar de haver um predomínio da habilidade poética sobre a habilidade instrumental entre os cantadores até a metade do século XX, a música de Vital Farias e Elomar inauguram uma nova maneira de acompanhamento violonístico na canção brasileira. Agora já não era a viola o instrumento empunhado e sim o violão de seis cordas, não mais como Rapsodos gregos e sim como Trovadores Medievais. Este trabalho investiga a música e o violão de Vital Farias a partir de três prismas analíticos: a) métrica textual da cantoria e o acompanhamento violonístico, b) análise estrutural, baseado em Schoenberg (1996), Tiné (2008), Guest (2017) e c) análise técnica e idiomática, apoiada nas pesquisas de Scarduelli (2007), Kreutz (2014), Nascimento (2013) e Viana (1995). O corpus deste trabalho compreende duas obras relevantes na produção do compositor: Saga da Amazônia e Saga de Severinin. O Acompanhamento Solístico, termo cunhado a partir dos trabalhos de Saraiva (2013) e Oliveira (2015), é um elemento inovador dentro da obra do compositor e se distingue de outras escolas de acompanhamento violonístico como o Choro e o Samba.