Navegando por Autor "LIMA, Crislaine Pereira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Juventude e educação: projeto de vida de jovens estudantes do Ensino Médio no contexto da COVID-19(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-01) LIMA, Crislaine Pereira de; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8409980497063036; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; DANZA, Hanna Cebel; POLATO, Adriana Delmira MendesA pesquisa tem por objetivo investigar as interações entre os conceitos de juventude, projeto de vida e educação no contexto da pandemia da COVID-19, ao considerar seus impactos diretos e indiretos, as instabilidades políticas e econômicas que têm marcado o cenário nacional. Trata-se de uma investigação interdisciplinar, de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais se questiona sobre as identidades, trajetórias e projetos de vida de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de 4 escolas públicas e 4 escolas privadas do município de Campo Mourão - PR, na modalidade regular. A análise dos dados foi realizada a partir de viés interpretativo, procedendo-se à análise de conteúdo. Nesse sentido, destacamos como problemático o papel da educação para estes jovens e suas relações com outras esferas de sua vida, na medida em que todo seu processo de escolarização, bem como elementos culturais e sociais, aos quais estes se relacionam, interferem em seus projetos de vida (pessoais, sociais e profissionais) e, ainda, na continuidade ou não de sua formação. Para abordarmos tais temáticas, o texto está organizado em três seções, que discutem, respectivamente, as identidades e representações das juventudes na atualidade sobre a ótica da interdisciplinaridade, os procedimentos metodológicos da pesquisa e, por fim, ecoar as vozes dos jovens participantes, as relações entre os conceitos de projeto de vida, educação e pandemia, costurando as narrativas subjetivas às teorias. A multiplicidade dos dados coletados nas entrevistas, que reverberam diferenças e semelhanças de perspectivas sobre as temáticas abordadas, emergiram em categorias de análise que demarcam os resultados de nossa pesquisa: diferentes concepções do conceito de projeto de vida; diversidade de percepções sobre a educação; impactos plurais da pandemia da COVID-19. Portanto, destacamos a multiplicidade de identidades e trajetórias formadas pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de modo especial com a educação escolar, na tentativa de compreendermos a formação de projetos de vida das juventudes contemporâneas.