Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "KEIBER, Tatiana Maria Asinelli da Luz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A AUTONOMIA DA MULHER QUE DANÇA EM PARES: UMA RELEITURA PARA A ATUAÇÃO NAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE ENSINO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-28) KEIBER, Tatiana Maria Asinelli da Luz; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/8578933815377529; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; SILVEIRA, PAOLA VASCONCELOS; http://lattes.cnpq.br/3028919467204319; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370
    Esta pesquisa discute o papel da mulher no ensino e em práticas das danças em pares, com ênfase no desenvolvimento da autonomia nas relações de domínio e de tomada de decisão entre homens e mulheres que praticam danças de salão, quer sejam alunos e alunas e/ou professores e professoras. Tem-se como questão de pesquisa: Como o ensino das danças de salão desenvolvido em escolas de dança de Curitiba favorece a autonomia de mulheres praticantes das danças em pares? Parte-se da premissa de que é necessário desenvolver autonomia para as mulheres nas relações de ensino-aprendizagem destas danças, em virtude de que os métodos de ensino ainda são, em grande parte, pautados em modelos tradicionais que reforçam o machismo estrutural e a binariedade na interação entre pares. Com o objetivo geral de conhecer os fatores que favorecem e os que dificultam a autonomia das mulheres nos ambientes de ensino e de prática das danças em pares. As participantes da pesquisa são noventa e cinco mulheres que frequentam aulas de dança de salão em escolas de dança de Curitiba. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado respondido de forma remota, visando a coleta de dados de pesquisa de caráter exploratório. A metodologia contempla ainda, relatos da autora desta dissertação e a revisão bibliográfica para trazer uma releitura do papel da mulher nas danças em pares, uma vez que as mulheres de hoje não são como as mulheres de cinquenta ou cem anos atrás. Para embasar a pesquisa e discutir os dados autores como Daniela Auad, Simone de Beauvoir, Guacira Lopes Louro, Alexandra Carter, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Paulo Freire, Jorge Albuquerque Vieira, dentre outros, se fazem presentes em diálogos possíveis e complementares. Como resultados e conclusões afirma-se a importância de se atualizar os modos como se dão as relações de poder e domínio, em relação às aulas de danças de salão e aos códigos de comportamento da sociedade, para fazer ajustes necessários e contribuir para que, ao longo do tempo, se equilibrem as relações de poder no ambiente de ensino das danças em pares e, consequentemente, em outros espaços de atuação das mulheres.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão