Navegando por Autor "Junior, Jorge Pagliarini"
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Item A metodologia WebQuest na aula de história(Universidade Estadual do Paraná, 2018-12-13) Nascimento, Éder Dias do; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/0509120809615550; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Mendonça, Joseli Maria Nunes; http://lattes.cnpq.br/3018080704344341Com enfoque no uso escolar da internet , esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico -metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma survey monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível ; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas , os resultados não foram como esperado . De modo efetivo , ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige . Após tais reflexões , como produto final desta dissertação , a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.Item APRENDIZAGEM HISTÓRICA E CONSTRUÇÃO DE JOGO: diálogo com alunos do ensino fundamental sobre o tempo(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-04) Hortêncio, Joelma da Costa Aranha; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5072911455320143; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Siman, Lana Mara de Castro; http://lattes.cnpq.br/8177087400835460Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem que aconteceu por meio do processo de construção de um jogo desenvolvido com e para os estudantes do Ensino Fundamental. Este estudo visa evidenciar a função didático-pedagógica do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como uma ferramenta pedagógica importante no desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Este trabalho também objetiva refletir sobre o tempo, para além da linearidade, analisando suas rupturas, permanências, simultaneidades, continuidades e descontinuidades, de maneira a reconhecer a historicidade do conceito de tempo e a presença das durações no nosso cotidiano. Os pressupostos teóricos que embasaram este estudo foram diálogos entre trabalhos de alguns autores que discutem o tempo histórico nos campos da Teoria da História, os saberes escolares e o ensino de História. Por meio da análise de conceitos sobre o tempo, saberes escolares e o processo colaborativo de desenvolvimento de uma ferramenta didática, para o ensino-aprendizagem de História, pode-se perceber que o lúdico associado ao ensino estimulou a autonomia de pensamento, propiciou questionamentos, a capacidade de indagar sobre fatos do passado e do presente, possibilitou a construção e o fortalecimento de atitudes historiadoras, incentivou o pensamento histórico dos estudantes e favoreceu o desenvolvimento do entendimento sobre o tempo histórico.Item Arquivos, Memória Escolar e História Pública: Memorial do Colégio Estadual Quintino Bocaiuva de Ubiratã-Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-30) Souza, Regiane Aparecida da Cruz e; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/2083484983454321; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Bueno, Alexandra Padilha; http://lattes.cnpq.br/7151712254101700A presente pesquisa abarca a análise dos arquivos e memórias escolares do Colégio Estadual Quintino Bocaiuva de Ubiratã desde o ano de 1960, considerando os arquivamentos institucionais, múnus públicos, preservação, acessibilidade e edificação. A preocupação presente no tema se dá na perspectiva da História Pública e História digital no desejo de potencializar a construção do conhecimento histórico "vivo" para além de uma concepção de “arquivo escolar morto”, meramente administrativo, buscando difundir o conhecimento proeminente, dialogando com o movimento da História Pública [...] a história para o público, com o público, feita pelo público (MAUAD In SANTHIAGO,2016), promovendo o diálogo e interação com amplas audiências. Utilizaram-se como fontes as pesquisas bibliográficas, entrevistas, relatos e registros pessoais da comunidade local, o que permitiu intuir que a construção de processos históricos amplos perpassa para além dos arquivos contidos apenas nas dependências da escola, elas ampliam-se nas memórias e contribuições do público em histórias vividas e muitas vezes não contadas, impetrando “personagens” históricos, pessoas que possivelmente de outra maneira permaneceriam anônimas na historiografia escolar. "contribuindo para o acesso de um público maior, e também de forma participativa" (NOIRET, 2014). Propomos então, a criação de um Centro Memorial Digital, para preservação, conservação e circulação de informações, que por meio de ferramentas digitais, promovam o diálogo e um espaço de interação entre pesquisadores, escola e público para além de arquivamentos burocráticos. Entendendo que "Um arquivo escolar não está determinado pelo consumir, nem pelo usar, mas na possibilidade de colocar acima da mesa coisas que se transformam em maravilhas, [...] para serem cuidadas, para prestar atenção, coisas interessantes por si mesmas apresentadas de forma pública". (LARROSA, 2021). Uma forma de contribuição na construção dialógica do conhecimento histórico e inserção crítica na história, em que o indivíduo assuma uma posição de sujeito transformador.Item Benedita e Manoel: memórias do fenômeno migratório (Nordeste e Sul)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-07) Campos, Laiza Suelen Barroso; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/3247498203640527; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859; Reisdorfer, Thiago; http://lattes.cnpq.br/5658850237898637; Baggio, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433A presente pesquisa tem por objetivo analisar o fenômeno migratório entre o Nordeste e o Sul do Brasil a partir das memórias de Benedita e Manoel, nascidos em Vitória da Conquista, na Bahia, e que migraram para o Paraná na década de 1960 – passando pelo município de Paranavaí, até fixarem residência em Ubiratã. Basicamente, a análise se concentra nas memórias de Benedita e Manoel e no significado que esse fenômeno migratório adquiriu em suas vidas, com base em suas narrativas. Além disso, pondero nesta investigação o grau de parentesco que possuo com os entrevistados, o que apresenta uma problemática da afetividade, já que tratam-se de meus avós. Para a realização da investigação, utilizei como principal fonte as entrevistas tendo como base teórico-metodológico a História Oral e, ainda, refletindo as escolhas feitas durante o processo pensando a História Pública, neste caso, a realização do documentário que se deu a partir da filmagem das entrevistas coletadas para a pesquisa. Desse modo, de um lado este trabalho se concentra em analisar as memórias de Benedita e Manoel e de outro, em apresentar e discutir a maneira pela qual abordei a História Pública nesta pesquisa a partir da produção do documentário, que tem como título “Benedita e Manoel”. A partir disso, foi possível perceber como processos históricos amplos perpassam as narrativas de Benedita e Manoel e, especialmente, explorar as possibilidades de diálogo da História com outras áreas do saber – como o cinema – e com os públicos não-acadêmicos, trazendo como “atores” ou “personagens” históricos pessoas que, possivelmente, de outra maneira, permaneceriam anônimas na historiografia.Item Botequins de Ponta Grossa e Curitiba: a decoração e a ornamentação como experiências públicas.(Universidade Estadual do Paraná, 2021-09-07) Silva, Kevin Luiz da; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/3536704790348526; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859; Santos, Francieli Lunelli; http://lattes.cnpq.br/8960483487745098O botequim pode ser compreendido como um espaço que oferece mais do que a degustação de bebidas e comidas. Habitualmente, esses estabelecimentos atraem um público específico, apresentando propostas conceituais de discurso, arquitetura, decoração e de público, inovando e aderindo às novas práticas sociais. Nos botequins da cidade de Ponta Grossa (Boteking; Botequim; Boteco da Visconde; Choperia Vô Tito) e Curitiba (Bar Stuart), é possível observar decorações com apelo ao passado - geralmente com uso de objetos da metade do século XX - as quais denominamos como “decoração nostálgica”. Considerando as audiências destes espaços, como os apelos à memória e à decoração estimulam o consumo da história? E, além disso, como ambas influenciam o comércio e a boemia nestes locais, tanto pelos usos do passado com fins comerciais quanto pelo sentimento de nostalgia e de valorização de objetos e atmosferas pretéritas? No âmbito da história pública, valemo-nos da metodologia empregada em história oral temática para entrevistar e dialogar com as audiências desses espaços decorativos de memória, botequins das cidades de Ponta Grossa e Curitiba. Neste trabalho, a preocupação central se voltou para a forma como os usos do passado envolvem memórias sobre e em ambientes do comércio (botequins) e suas respectivas sociabilidades e influências nostálgicas, além do alcance dessa influência da memória sobre as audiênciasItem Brincando com o perfil histórico de Rolândia: O lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo(Universidade Estadual do Paraná, 2018-10-18) Ferreira, Renato César; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/2600930117227619; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cainelli, Marlene Rosa; http://lattes.cnpq.br/9389915936393492Atualmente em nossa sociedade nos deparamos com diversos desafios que nos fazem repensar nossa forma de agir, pensar e educar. No Ensino de História temos a oportunidade de despertar no aluno a curiosidade, instigando-o a descobrir novos saberes, promovendo a reflexão por meio da memória e identidade associando o passado com o presente. Nesta dissertação será apresentado, por meio de pesquisa bibliográfica, parte da história de Rolândia e, ao mesmo tempo, será discutido acerca da relação que existe entre o que é patrimônio histórico e o que é memória. O objetivo deste é apresentar, através de uma pesquisa de campo realizada com alunos do NAAH/S que é possível aprender História de forma lúdica, propondo assim um novo meio de se ensinar esta disciplina, resgatando e preservando a história e a memória do povo, pois ao se preservar esses espaços de memória histórica ou afetiva é possível se enxergar como sujeito da história e reconhecer-se nela, criando um laço de pertencimento e cidadania. Para tanto, deve-se haver a motivação por meio de debates, jogos, atividades exploratórias, dentre outros estímulos. O jogo não deve ser considerado apenas uma forma de prazer e divertimento, mas sim uma forma de memorizar o conteúdo proporcionando um aprendizado efetivo através do lúdico.Item Capital Paranaense do Folclore: Memórias e Cultura Popular no cotidiano da cidade de Quinta do Sol/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-23) Melo, Fernando Fonseca de; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/6600191413760974; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Mello, Janaína Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/4347504450030175O objetivo desta pesquisa é, a partir da preocupação com as audiências e a História Pública, compreender historicamente e processualmente o impacto do Grupo Parafolclórico Pôr do Sol e o Festival de Folclore de Quinta do Sol no âmbito público da referida cidade, entendido tanto pelo discurso oficial do município quanto pelas memórias dos seus moradores. Afinal, quais fatores históricos, culturais e sociais, levaram uma cidade do interior, sem tradição nativa da cultura popular, a ser elevada ao título de Capital Paranaense do Folclore? Por meio de entrevistas com moradores, representantes do grupo e do poder público, bem como, análise de materiais de divulgação e matérias jornalísticas, tenta-se compreender esse fenômeno cultural e perceber como os moradores entendem e/ou ressignificam esta tradição recente. Em 2002, surgiu de um projeto escolar que deu origem à Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol, um grupo de danças folclóricas com a participação de professores, alunos e membros da comunidade, que já se apresentou em festivais na América do Sul e Europa. A partir de 2005, foi criado o Festival de Folclore de Quinta do Sol - FEFOSOL, atividade que se consolidou como um evento à nível nacional e internacional, com a participação de grupos de todas as regiões do Brasil e de outros países. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita, atraindo espectadores da cidade e região, sendo um polo de democratização da cultura popular. Assim, a pesquisa procura valorizar o folclore, aqui entendido pelo significado das práticas, apropriações e ressignificações populares a partir das dinâmicas histórico-culturais em Quinta do Sol, por meio de entrevistas ressaltando a História Oral e pesquisa documental e imagética sobre esse período. Como resultado propositivo, o projeto visou a criação-teste de um Memorial Virtual do Folclore de Quinta do Sol, para salvaguardar e difundir as memórias sobre esse fenômeno histórico e cultural.Item (Com)partilhando memórias de experiências de professores na interface com os Patrimônios Culturais.(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-26) Vedovato, Fábio; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/8556103119221844; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cunha, Nara Rúbia de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4787129577624171Compartilho uma pesquisa que buscou conhecer como os professores se relacionam com os patrimônios culturais, na cidade de Campo Mourão, no interior do estado do Paraná. É uma experiência que dialoga pelo itinerário de uma História com o público. (SANTHIAGO, 2016). O aporte teórico-metodológico de referência desta pesquisa pautou-se nas ideias de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin. Quanto ao conceito de patrimônio cultural, foi ampliado à medida que não ficou restrito aos bens físicos, mas a uma concepção que abrange as práticas subjetivas como saberes e fazeres nas suas mais variadas formas e expressões coletivas, permitindo novas possibilidades de interpretação do patrimônio, acolhendo a diversidade da existência humana e a pluralidade cultural dos grupos sociais (POULLOT,2009; CHOAY, 2001). Para colocar em ação a pesquisa, foram elaborados quatro Percursos Dialógicos que instigassem os professores a rememorarem as suas experiências vividas em diferentes tempos e espaços na interface com os seus patrimônios culturais. Os Percursos de Diálogos foram construídos com diferentes linguagens para potencializar a tessitura dos professores, entre elas: escritas (poesias, cartas, textos), imagens (cartões postais e fotografias), objetos pessoais e o uso de diferentes tecnologias. Os professores produziram conhecimento histórico tecido por meio do diálogo com as suas memórias, expressas em narrativas escritas e visuais. Tais narrativas foram reelaboradas pelo pesquisador em imagens monadológicas, ou seja, mônadas, aporte teórico-metodológico inspirado no filósofo Walter Benjamin (2007). O trabalho desenvolvido no diálogo com os professores nos possibilitou uma reflexão conjunta (ROVAI, 2018) por uma via da autoridade compartilhada (FRISCH, 2016). No caminho desta pesquisa, construída por vários braços, a partir das experiências vividas dos professores na cidade e com os patrimônios culturais, procurei superar a hierarquização entre a teoria e a prática, entre conhecimento e experiência, racionalidades e sensibilidades, memórias voluntárias e involuntárias, passado e presente (BENJAMIN, 1985; THOMPSON, 1981; GALZERANI, 2008). Percebo que rememorar as experiências vividas é compreender que homens e mulheres experimentam suas experiências como sentimento e lidam com esses sentimentos por meio da cultura (THOMPSON, 1981). Mais do que isso, a rememoração benjaminiana nesta pesquisa assumiu a dimensão política de modo a romper ao apagamento e silenciamento das leituras plurais da cidade, especialmente, dos patrimônios culturais.Item Diáspora e migração na obra Êxodos de Sebastião Salgado: Possibilidades de diálogo com a História Pública(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-22) Sutil, Luzia Taciane; Priori, Angelo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/9430424742681196; http://lattes.cnpq.br/2602891826360449; Priori, Angelo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/9430424742681196; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Pereira, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853A presente pesquisa atentou-se para a obra Êxodos de Sebastião Salgado e na análise de fotografias que se atem na representação de momentos peculiares da vida de indivíduos e comunidades. As fotos selecionadas procuraram deter-se a alguns elementos e conceitos, como: Migração e Diáspora. Devido à extensão e complexidade do livro Êxodos, a presente pesquisa se pautou na análise de algumas fotografias especificamente as que compõem o capítulo três: “A América Latina: êxodo rural, desordem urbana”. Buscando interlocuções e diálogos com os pressupostos da História Pública. O intuito dessa pesquisa circunscreve-se à discussão dos conceitos acima citados e na análise, por meio do emprego desses conceitos, das representações socioculturais e econômicas presentes nas fotografias de Sebastião Salgado. Outros aspectos que ainda compõem a pesquisa referem-se a discussão em torno do padrão estético e da imagética como linguagem, bem como nas escolhas do fotógrafo. A importância de trabalhar com a fotografia se dá em função desta ser um registro carregado de significados tanto para quem a faz quanto para quem se permite captar por ela. Fotógrafo e fotografados se interrelacionam numa rede de significados muito particulares e raras vezes perceptíveis para o espectador. Analisar um conjunto de fotografias ou uma fotografia em particular requer, além de muita sensibilidade, um olhar bastante acurado em relação aos elementos que a compõem, foi este o propósito deste trabalho.Item É possível aprender história por meio de um roteiro turístico? Uma proposta didática a partir da Rota Ivaí(Universidade Estadual do Paraná, 2024-06-17) Silva, Ellen Karen Velasco; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/0809282622369892; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Nagabe, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/8553322039067421A presente pesquisa visa apresentar uma proposta de material didático correspondente ao processo de ocupação espanhola no Paraná no século XVI, mais especificamente de Villa Rica del Espirito Santo, localizada atualmente no município de Fênix/PR, com objetivo de problematizar se é possível aprender história a partir de um roteiro turístico. A proposta do material didático está apoiada na adoção de ambientes não-formais de aprendizagem, a partir de um caráter exploratório e de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido e testado com estudantes do 8° ano da rede pública de ensino do estado do Paraná. A pesquisa de investigação integra um estudo mais abrangente sobre o Turismo Histórico no contexto da Rota Ivaí com diversos pesquisadores e diferentes abordagens conduzida por um professor da Unespar. Os resultados, apesar de ainda não conclusivos, revelaram que 81,25% dos estudantes investigados conseguiram desenvolver e demonstrar todas as habilidades provocadas pelo material, revelando o desenvolvimento de competências cidadãs e temporais dos estudantes envolvidos na pesquisa.Item Educação e Pandemia: O Ensino Remoto sob os olhos de Professores do Município de Campo Mourão – PR(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-30) Silva, Greiciane Farias da; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/4045473989322196; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Reisdorfer, Thiago; http://lattes.cnpq.br/5658850237898637; Picoli, Bruno Antonio; http://lattes.cnpq.br/0720220622377411O presente estudo possuiu como objetivo principal questionar qual a visão de alguns professores da educação básica, do município de Campo Mourão – PR, acerca da possível fusão entre espaço escolar e espaço doméstico ocasionada pela pandemia de Covid-19. Deste modo, o recorte cronológico dessa pesquisa localizou-se dentre a História do Tempo Presente, compreendendo de março de 2020 (início da pandemia no Brasil) até dezembro de 2021. O recorte metodológico aqui abordado encontrou-se na História oral e as fontes selecionadas se construíram com a realização de conversas. Além disso, os campos História Oral e História do Tempo Presente foram aqui interligados pela História Pública. Esta, por sua vez, guiou essa pesquisa, visto que foi a responsável por permitir que houvesse uma relação de autoridade compartilhada entre historiadora e público. Ou seja, pautando-se no contexto histórico da educação brasileira e analisando o período de ensino remoto foram levantados questionamentos acerca dos impactos desses na vida de professores e alunos, bem como foi necessário pontuar as principais continuidades e as principais rupturas promovidas pela pandemia e pelo isolamento social no que se refere ao ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, nessa pesquisa foram apresentados relatos de três professores acerca de suas experiências vividas no ano de 2020 e 2021Item Enigmas e expectativas: escavando o passado e os registros fósseis de Cruzeiro do Oeste com os estudantes de sexto ano do Colégio Estadual Cívico Militar Cruzeiro do Oeste – Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-19) Almeida, Flavia Pires de; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/6087548577515998; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Sant’Ana, Lucas César Frediani; http://lattes.cnpq.br/3391123151580938A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), dentro da linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares”, visa aproximar os conteúdos da disciplina de História dos alunos de sexto ano do Colégio Cívico Militar, localizado em Cruzeiro do Oeste, Paraná. A pesquisa e as atividades desenvolvidas para e com o alunado e públicos procuram valorizar suas vivências, expectativas e protagonismo em torno da aprendizagem, do estudo e da intervenção escolar e pública relacionada a uma temática não convencional em História: a paleontologia. Desde as descobertas de fósseis de pterossauros e dinossauros na cidade, a criação do Museu Paleontológico, bem como a sua divulgação científica (nacional e internacional) e o incentivo ao turismo, o fenômeno “dinomania” da Cultura Pop da década de 1990 foi reavivada nesse município. A convivência da comunidade com informações, exposições e réplicas de animais extintos espalhadas por praças, parques e museus despertou o interesse da comunidade. Igualmente, a curiosidade e o encantamento das crianças com essa temática nos permitiram levantar alguns questionamentos: como trabalhar os conteúdos de paleontologia nas aulas de História? De que forma a História Oral e a História Pública podem contribuir para a formação intelectual e identitária desses alunos? E, afinal, os instrumentos de ensino e de pesquisa em História podem contribuir para o engajamento e o protagonismo dos alunos nos espaços públicos, sobretudo em museus? Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos uma metodologia que entrelaça a História Local, a História Oral e a História Pública a fim de analisar a relação entre os documentos e as experiências ligadas a memórias individuais e coletivas voltadas para a formação identitária. Dessa forma, apresentamos uma Pedagogia Histórica Contextualizada, fundamentada na interdisciplinaridade e no protagonismo dos estudantes e comunidade.Item Ensino de História e fotografia: uma proposta de estudo das transformações das paisagens urbanas para os anos iniciais(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-03) Tertuliano, Solimara Aparecida; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/5651029320562305; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Weber, Astor; http://lattes.cnpq.br/8416640847350451Em meio aos desafios para o ensino de História na atualidade está o de aproximar a realidade dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Diante disso, buscamos desenvolver atividades voltadas para o estudo da paisagem urbana do município de Janiópolis - Pr nas aulas de História. Esta proposta está ancorada na seguinte problemática: como trabalhar o processo histórico de transformação da paisagem urbana do município, a partir das abordagens das relações entre sociedade e natureza e a passagem do tempo, que demarcam esse fenômeno histórico, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Acreditamos que uma das possibilidades seja a do trabalho com fotografias antigas e atuais por meio de atividades que abordam a transformação da paisagem e as memórias desse processo, visto que é a fotografia uma fonte de fácil acesso, tanto para professores quanto para alunos. Como resultado da pesquisa apresentamos um material didático para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estruturado na análise de comparação de fotografias antigas e atuais da cidade de Janiópolis - PR. Com base em leitura bibliográfica, as atividades desenvolvidas foram organizadas em um roteiro, que será o produto educacional deste trabalho, podendo ser utilizado e adaptado por outros professores de história.Item Ensino de História e História Local: (Re) Conhecendo Memórias e Histórias de Altamira do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-26) Alves, Patrícia de Mattos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2540317088049423; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Pagliarini, Raphael; http://lattes.cnpq.br/0369631427707441O presente trabalho aborda a história local no ensino de história a partir das narrativas e experiências dos alunos do 9º ano A e de alunos de turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamira do Paraná, como forma de produzir uma pesquisa ao processo experiência didática em ensino de História. Uma das contribuições da pesquisa deve-se ao trabalho de produção das atividades desenvolvidas em sala de aula na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca (2004), Schmidt e Braga (2005-2006) e em Fernandes (2008). O trabalho integra a relação entre ensino-pesquisa-aprendizagem, com objetivo de produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, possibilitar que o educando atue como sujeito histórico, descobrindo nesse processo o significado da sua própria contribuição para a construção do conhecimento a partir de um trabalho de produção de pesquisa voltada para o estudo de memórias de familiares e moradores do município de Altamira do Paraná. Discorremos os resultados do trabalho com a aprendizagem histórica a partir da perspectiva da formação da consciência histórica dos alunos, problematizando com isso conhecimentos prévios e o próprio resultado das narrativas produzidas nas aulas, as quais estruturam um processo de reflexão sobre práticas educativas. Os resultados da pesquisa estão materializados na produção e análises de material propositivo, uma Unidade Temática Investigativa (UTI).Item História em Revista: as narrativas de Seleções do Reader’s Digest em sala de aula (1942-1949)(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-29) Catelão, Sidney de Melo; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/4765841174767133; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Ana Lucia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225922161858212Esta dissertação tem por objetivo a criação de atividades pedagógicas para o Ensino de História na educação básica. Desenvolvidas no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), estas atividades tiveram como tema o uso das narrativas da Revista Seleções do Reader’s Digest como fontes históricas no Ensino da disciplina de História. Sua metodologia pautou-se na investigação dos diversos discursos produzidos pela revista entre os anos de 1942 e 1949, no diálogo com a bibliografia responsável pela sua análise e no cotejamento desse material com o campo do ensino. Sua elaboração visou ao aprimoramento das estratégias de análise, leitura e produção narrativa na educação básica para abordar a imprensa, os documentos históricos e as fontes de informações em geral. A seleção de temas baseou-se nos aspectos contextuais em que este periódico estava inserido. Com formato de bolso, riquíssima em artigos e imagens que representavam o modo de vida americano (american way of life), e textos selecionados e condensados de livros e outras publicações, a revista conquistava e ampliava o número de leitores a cada nova edição. Chegou ao Brasil em fevereiro de 1942, dois meses após o país se alinhar aos Estados Unidos e aliados na Segunda Guerra Mundial estreitando a política de “boa vizinhança” entre os dois países. Nesse período, a publicação acompanhava o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, com narrativas que elegiam os nazistas, os japoneses e, posteriormente, no pós-guerra, os comunistas como “inimigos”. Esse contexto histórico abordado possibilitou a elaboração de quatro eixos temáticos: o primeiro aborda o nazismo; o segundo enfatiza a Política de “boa vizinhança” e o esforço de guerra; o terceiro tem como tema o Comunismo e o quarto eixo as representações de gênero, raça e classe.Item História Pública e Comunidades: o uso de ferramentas de museu pop-up e cartilha educativa para fortalecimento e divulgação da cultura tradicional caiçara da Ilha do Mel, PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-09-30) Guerra, Marcelo Henrique de Abreu; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/1351439482787983; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Donner, Sandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/9161566640553151Esta é uma pesquisa é derivada da linha de pesquisa Memórias e Espaços de Formação do Programa de Mestrado em História Pública (Unespar), onde tem como objetivo estudar o patrimônio cultural caiçara (populações tradicionais), na comunidade de Brasília, na Ilha do Mel, litoral do estado do Paraná. Utilizando ferramentas conceituais e práticas da história pública, museologia comunitária e da educação patrimonial, a pesquisa serve de estímulo para a mobilização de um trabalho coletivo para valorização, preservação e reflexão dos patrimônios da cultura da comunidade. Entende-se que o patrimônio cultural caiçara da comunidade possui características derivadas da interação dela com o meio ambiente que está inserida, refletindo em elementos materiais (objetos pessoais, sítios arqueológicos e paisagem litorânea) e imateriais (saberes, celebrações, formas de expressão e lugares). Tais patrimônios se encontram em risco de supressão, desvalorização ou desaparecimento devido aos impactos do turismo, especulação imobiliária, restrições às práticas de agricultura, e pesca artesanal. Com ações de construção histórica colaborativa entre comunidade universidade, e a Escola Estadual do Campo Lucy Requião de Mello e Silva, buscou-se realizar o Dia do Museu Comunitário na Escola, e a criação de uma Cartilha Turísticas Educativa, visando construir uma narrativa histórica pela visão da comunidade, onde ela seleciona, gerência e divulga suas características culturais, objetivando o seu fortalecimento pelas práticas da História. A pesquisa deste modo é uma ponte que leva às concretizações de narrativas históricas em trabalhos com outros públicos além do acadêmico, possibilitando profundas reflexões sociais.Item História pública e Memória: Lembranças acerca do cinema de Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-13) Maccagnan, Rafael Tonet; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/8075388917818391; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591A presente dissertação faz parte do trabalho que tem como título “História pública e Memória: Lembranças acerca do cinema de Campo Mourão” ligado ao Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus de Campo Mourão, visando apresentar uma proposta de estudo acerca da memória dos indivíduos a respeito dos cinemas no município de Campo Mourão. O objetivo foi coletar informações sobre o cinema na cidade, principalmente o Cine Plaza, através de fontes escritas e de relatos de pessoas que frequentavam o ambiente do cinema no município de Campo Mourão, Estado do Paraná. O cinema se constituiu como espaço social e cultural na vida dessas pessoas. Interessa à memória de pessoas comuns, a saber: quais foram as relações que estabeleceram com esse ambiente, o modo de assistir filmes, as interações com outros sujeitos e de que maneira o cinema colaborou em sua visão de mundo e para seu processo histórico. Durante o processo de pesquisa, as fontes orais, através de entrevistas, auxiliaram a encontrar informações que não foram possíveis encontrar em fontes escritas, como, por exemplo, o jornal Tribuna do Interior e livros dos memorialistas da cidade. Durante a análise do jornal Tribuna do Interior foi possível identificar que havia principalmente chamadas para o Cine Plaza, localizado onde hoje em Campo Mourão há uma igreja universal, além de, também, um imaginário de industrialização do espaço urbano, havendo algumas reportagens em anexo ao presente trabalho, onde é descrito o imaginário com que o jornal tratava esse assunto, sendo o cinema ainda importante para a socialização das pessoas que viviam no período na cidade entre os anos de 1950 até os anos 1990, período no qual havia algumas salas de cinema na cidade. A ideia de divulgação para o público mais amplo é a de realizar, através de mídias sociais (Facebook e Instagram), através de imagens, possibilitando a participação de pessoas, além de plataformas de áudio como Spotify, para fora do ambiente acadêmico.Item História Pública e Orientalismo: investigações sobre cultura oriental e Zen Budismo(Universidade Estadual do Paraná, 2022-11-25) Fonseca, Renan Lourenço da; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/9341198672997449; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Crestani, Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/4355800754850860; Reisdorfer, Thiago; http://lattes.cnpq.br/5658850237898637O presente estudo composto de três artigos têm como objetivos: abordar as principais influências de Monja Coen no imaginário orientalista na audiência do Zen Budismo, sobretudo, no que se refere às dimensões de sua persona enquanto representante religiosa e figura pública; analisar as representações sociais orientalistas através da memória dos entrevistados; relatar e analisar o material propositivo em formato de podcast. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceituar imaginário orientalista e audiências, tendo-se como ancoragem teórica a problematização da noção de invenção do Oriente a partir das potencialidades da História Pública; identificar tópicos relevantes para a compreensão da relação Monja Coen, Zen Budismo e o Oriente; realizar reconhecimento sobre comunidades zen budistas; desenvolver e analisar material propositivo em formato de podcast. Abordar estes objetivos justifica-se por por existir a necessidade de se estudar e produzir novos trabalhos acerca da cultura oriental, tendo em vista a quantidade de produções que ainda carregam historicamente uma dependência das mentalidades ditas eurocêntricas ou ocidentalizantes. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter exploratório, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados primários e secundários.Item Imagens da Cidade de Boa Esperança (PR): as exposições fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e o Ensino de História (1997-2018)(Universidade Estadual do Paraná, 2018-10-30) Lima, Keila da Silva; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/1289663355153597; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Mariano, Helvio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/8215875224190617O objetivo geral desta dissertação é analisar as imagens do município de Boa Esperança-PR a partir da exposição fotográfica e das coleções fotográficas da Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho à luz dos conceitos da Museologia e do Ensino de História Local. A base teórica para essa discussão se respalda em autores que trabalham com Ensino de História em diferentes espaços de memória e educação patrimonial, dentre os quais destacamos: Horta (1999), Schmidt (2009), Bittencourt (2002), Possamai (2010) e Museums and Galleries Commission (2001). A coleção de fotografias da Casa da Cultura abrange temas e períodos diversificados. Para nossa pesquisa, utilizaremos as que se situam no período compreendido entre os anos de 1997 e 2018, momento do registro de grande parte das imagens expostas e arquivadas. A linguagem da exposição fotográfica se constitui a partir de ideais de urbanidade e imaginabilidade e representam mudanças urbanas que ocorreram na cidade. Neste trabalho, pretende-se analisar a legibilidade urbana representada nas fotografias com a intenção de compreender os discursos, por meio das imagens e a própria organização de espaço urbano pelo poder público. Nessa perspectiva, procurar-se-á averiguar como se manifesta a imaginação dos estudantes ao entrarem em contato com o acervo de tal espaço cultural. A aplicação do projeto envolve alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental (8º E.F.), seu embasamento teórico-metodológico parte das leituras de Lynch (1997), Certeau (1998), Barthes (1982) e Kossoy (2009). Entre os produtos resultantes do projeto, destacam-se a exposição fotográfica na Casa da Cultura Francisco Peixoto Sobrinho e a elaboração de uma cartilha em formato flippingbook, disponível em plataforma online, comportando atividades realizadas na escola, na Casa da Cultura e em alguns pontos da cidade (saídas de campo).Item Lugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de história(Universidade Estadual do Paraná, 2020-05-22) Bernini, Giovani Marcos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/3092790386835809; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Cainelli, Marlene RosaA Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.